Os cães são animais excepcionais, sendo classificados por muitos como os melhores amigos do Homem. Pela sua lealdade e fidelidade com o seu tutor, os cachorros estão ganhando a simpatia e a preferência das famílias brasileiras, de uma maneira cada vez mais intensa. No entanto, assim como nós, os cães envelhecem e sua disposição pode ser afetada por conta da sua idade avançada. Isso faz com que muitos tutores se desanimem, e de maneira covarde, acabem abandonado seu melhor amigo na rua. É importante esclarecer, que essa prática é criminosa e pode levar o tutor até mesmo a pegar alguns anos de prisão.
A fase idosa dos cães é a fase em que os tutores devem tomar mais cuidado com o pet, visto que nesse período começam a aparecer certas doenças características de indivíduos idosos. Uma ração indicada para cães idosos pode ser uma boa opção para proporcionar uma velhice de qualidade. Uma das perguntas que mais se ouve de tutores de cães é: Como saber se meu cão está idoso ou não?
Nos cães, por possuírem muitas raças e diversos portes, o período da velhice pode sofrer flutuações. Na medicina veterinária, os cães possuem expectativas de vida, consequentemente, podemos estipular quando esse animal entra na terceira idade. Diferentemente das ciências exatas, onde dois mais dois é sempre quatro, na biologia as coisas não funcionam dessa maneira e, por isso, logo irão existir animais que passarão do limite estipulado. Os cães que possuem longevidade, normalmente são aqueles que tiveram uma boa saúde na fase filhote, adulta, e consequentemente na idosa.
Os cães de porte grande tendem a viver menos que os cães de porte pequeno. A expectativa de vida de um animal do porte grande e gigante varia entre 8 e 10 anos de idade, logo estima-se que este animal entrará na sua fase geriátrica entre 6 a 8 anos.
Já os cães de raça pequena possuem uma expectativa mais longa, chegando algumas raças a mais de 16 anos tranquilamente. Dessa forma, estima-se que esse cão entre na sua fase idosa aos 9 a 10 anos. Algumas raças são conhecidas por viver muito, tais como: Poodle, Chihuahua, Beagle, entre outras.
Como dito anteriormente, a saúde é a peça fundamental para uma longevidade com qualidade. O pior vilão é a obesidade, pois acarreta inúmeras doenças crônicas, fazendo com que o cão diminua sua expectativa de vida. A ida ao médico veterinário anualmente para a realização de um Check Up é imprescindível, visto que a maioria das doenças descobertas no início possui uma maior chance de cura.
A alimentação deve ser de boa qualidade para que seu pet não fique com deficiência de nenhuma vitamina ou mineral. Existem no mercado pet atualmente inúmeras linhas de rações que são elaboradas para cada classe animal. Um animal é um filho que a pessoa adota, e por isso deve-se oferecer o que tem de melhor para o cão. Ofertar resto de comida pode levar a um quadro de obesidade, como também, ao aumento da quantidade de tártaro na boca dos cães. Assim que o seu cão entrar na fase considerada idosa para a sua raça, deve-se cobri-lo de cuidados especiais, tanto físicos quanto emocionais, pois quem foi seu amigo durante toda a vida merece essa atenção a mais.
Conheça nossos cursos
Cuide melhor do seu cão
e resolva seus problemas
Meu Cachorro Equilibrado
Aprenda a cuidar do seu cachorro da maneira certa.
Vivendo Sem Latidos
Ensine seu cachorro a parar de latir em excesso.
Sozinho Sem Sofrimento
Acabe de vez com a Ansiedade de Separação.
Comandos Essenciais
Melhore a comunicação entre vocês.
Primeiros Socorros para Cães e Gatos
Aprenda a salvar vida do seu cão.
Enriquecimento Ambiental na Prática
Mais de 50 ideias em vídeos de passo-a-passo
Receba nossas novidades
Receba nossas novidades
Mais artigos:
Sarna em cães: GUIA COMPLETO
17 de maio de 2024
Guia Completo: Primeiros Socorros para Cães
3 de maio de 2024
Corticóides podem afetar mais de 10 órgãos do seu cão
30 de abril de 2024
Raças que precisam usar focinheira
10 de julho de 2023