Agora o Tudo Sobre Cachorros é uma escola! Aproveite os valores de lançamento!

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Principal

Aprenda sobre cachorros com os melhores profissionais da área.

PS

Esse curso vai fazer a diferença na hora que você precisar salvar seu cachorro.

EA

Mais de 50 atividades de E.A. pra você aprender a fazer com o seu cachorro em casa.

previous arrow
next arrow
HomeAlimentaçãoRação seca ou úmida? Qual é a melhor?

Ração seca ou úmida? Qual é a melhor?

Os cães são animais que estão em constante contato conosco, seres humanos, e, por isso, o mercado pet vem crescendo a cada ano em todo mundo. O Brasil, segundo pesquisa, está em segunda colocação no crescimento do ramo. Sabendo disso, muitas empresas se fixaram no mercado, levando qualidade de vida para os animais, principalmente no que diz respeito à alimentação. A diversidade das rações é enorme atualmente, sendo então, estas, classificadas de acordo com a exigência de cada animal.
 
As rações estão ligadas diretamente à saúde do pet como um todo. É sabido que, com uma alimentação totalmente equilibrada e de excelente qualidade, o cão poderá gozar de uma ótima saúde e longevidade. Não é difícil encontrarmos na rotina médica-veterinária, o tutor ter dúvidas sobre qual ração comprar para o seu animal de estimação, visto a grande variedade do mercado. Uma das perguntas mais comuns é a dúvida na hora de escolher entre a ração seca ou úmida.
 

racao-seca-umida
Ração Seca X Ração Úmida

 
A diferença principal entre essas duas apresentações é em relação a umidade da ração. Ao contrário do que muita gente pensa, não existe grande diferença de qualidade no que se refere ração seca ou a ração úmida, visto que ambas podem possuir um excelente valor nutritivo. Assim como qualquer produto, existem vantagens e desvantagens oferecidas, fazendo com que o tutor opte pela que melhor o animal se adapte.
 
Leia também:
Motivos para não comprar ração à granel
Rações que diminuem odor das fezes – Ambientes Internos / Indoor
Como escolher a ração ideal para o seu cão
Meu cachorro enjoa de ração! O que fazer?
 
Veja todos os artigos sobre ALIMENTAÇAO DE CÃES.
 
 

Vantagens da Ração Seca

 
A ração seca é a mais comum a ser encontrada, como também a predileta de compra dos proprietários de cães, visto que normalmente são mais em conta e duram mais. Uma das grandes vantagens é poder deixar a ração no pote durante o dia inteiro, sem que estrague (embora você não deva deixar comida disponível pro seu cão como já explicamos aqui). As rações secas têm por finalidade fazer a limpeza dos dentes dos cães no momento da alimentação, tentando evitar o acumulo de tártaro.
 
 

Desvantagens da Ração Seca

 
A desvantagem desse tipo de ração é a dificuldade que certos animais podem ter no momento da ingesta, principalmente os idosos. A falta de alguns dentes pode causar a mastigação insuficiente, acarretando em má digestão.
 
Porém existem rações mais macias para cães idosos ou com problemas dentários, veja aqui quais são elas.
 
 

Vantagens da Ração Úmida

 
A grande vantagem da ração úmida é sua palatabilidade, bem superior às rações secas, sendo a predileta dos cães. Um fator também bastante importante é a quantidade de líquido que vem na ração. Em ambientes muito quentes, a ração contendo mais líquido poderá ajudar a evitar problemas renais futuros. Este tipo de apresentação também é indicado para animais que ingerem pouca quantidade de água. Sempre verifique a quantidade de sódio da ração.
 
 

Desvantagens da Ração Úmida

 
A desvantagem principal desta ração é impossibilidade de permanecer exposta por longos tempos no pote de comida. É muito comum acontecer o acúmulo de mosca no local, como também em alguns casos, pode estragar. Outro ponto negativo é a alta incidência de problemas dentários devido ao acúmulo de tártaro.
 
É importante que o tutor sempre peça a opinião de um médico veterinário de sua confiança. Existem casos em que o profissional opta pela úmida, já em outros casos, pela seca. A alimentação é algo muito importante para os cães, por isso merece cuidado e atenção especiais.
 
Você também pode optar pela Alimentação Natural, confira aqui tudo sobre ela.
 

Mudar a ração do cachorro

Quer saber como mudar a ração do seu cachorro pra outra ração? Confira no vídeo abaixo:
 

Conheça nossos cursos

Cuide melhor do seu cão
e resolva seus problemas

Meu Cachorro Equilibrado

Aprenda a cuidar do seu cachorro da maneira certa.

Vivendo Sem Latidos

Ensine seu cachorro a parar de latir em excesso.

Sozinho Sem Sofrimento

Acabe de vez com a Ansiedade de Separação.

Comandos Essenciais

Melhore a comunicação entre vocês.

Primeiros Socorros para Cães e Gatos

Aprenda a salvar vida do seu cão.

Xixi e Cocô no Lugar Certo

Necessidades no lugar certo sempre!

Receba nossas novidades

Receba nossas novidades

Mais artigos: