Agora o Tudo Sobre Cachorros é uma escola! Clique aqui e conheca os cursos.

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Principal

Aprenda sobre cachorros com os melhores profissionais da área.

PS

Esse curso vai fazer a diferença na hora que você precisar salvar seu cachorro.

EA

Mais de 50 atividades de E.A. pra você aprender a fazer com o seu cachorro em casa.

previous arrow
next arrow
HomeAlimentaçãoCachorro vomitando ração depois de comer

Cachorro vomitando ração depois de comer

Essa é uma daquelas perguntas que tem mil respostas. Podem ser muitas coisas e ter muitos motivos, contudo vou tratar aqui das mais comuns.
 
Antes de falar dos motivos mais frequentes, é importante pensarmos em como era a alimentação dos cães antes da domesticação, lá na pré-história. Sabemos que muita coisa mudou e muitas raças surgiram desde então, porém alguns pontos da fisiologia digestiva do cão seguem muito próximos ao que eram naqueles tempos.
 
Por exemplo, o lobo, seu ancestral direto, não tinha alimento todos os dias, várias vezes ao dia. Ele comia quando a matilha conseguia caçar ou encontrar algo. Além disso, tinha que engolir muito rápido para não perder a refeição da semana para os colegas da matilha. Isso explica por que cães não costumam mastigar. Eles apenas diminuem os alimentos para poderem engolir. Isso é fisiológico. Este hábito se deve também por não terem enzimas digestivas na boca, como nós temos na saliva. Agora imagine o lobo: ele comia carne, alguns vegetais e frutas, tudo isso era úmido, macio. Agora, pense no cão que está sentado ao seu lado. A maioria come uma ração seca, peletizada, muito salgada e ainda por cima com ingredientes que nem conhecemos. Ponto para os cães que comem alimentação natural (https://tudosobrecachorros.com.br/2016/07/alimentacao-natural-para-caes-melhor-do-que-racao.html), que oferece um alimento úmido, macio, saboroso, sem excessos de sal, sem aditivos químicos e com ingredientes selecionados. Você já reparou em um cão que come ração seca? Ele come bastante ração e vai direto tomar água! Por que? Porque o alimento é seco e salgado!
 
cachorro vomitando depois de comer
 
 

Principais motivos que fazem um cachorro vomitar

 

Motivo 1: Comendo rápido

Como já foi explicado acima, o cão come muito rápido desde as suas origens. Ele sempre comeu rápido, o que mudou foi o tipo de alimento, que agora, na maioria dos potinhos, é seco, é a ração tradicional. Mesmo sendo específica para cães, pode causar mal estar estomacal e até mesmo irritar a mucosa, ocasionando vômitos recorrentes, inclusive gastrite. Outro erro muito comum, é colocar vários cães para comer lado a lado. Neste caso, os cães acabam competindo para ver quem come mais rápido para poder tentar roubar a comida do que está ao seu lado. Isso acontecia com os lobos, é um comportamento chamado atávico (que vem dos ancestrais). Por isso, é muito importante separar os cães na hora da alimentação. Não deixe que eles tenham contato visual um com outro, transforme o momento da alimentação em um momento tranquilo, calmo.
 

Gula

Este é um dos motivos mais comuns de vômito após a alimentação. O animal come a quantidade que acha caber no estômago, contudo, ele ingere alimento seco que, após a ingestão, incha e se torna muito mais volumoso. Incapaz de digerir tudo que engoliu, o animal vomita.
 

Alimentos estranhos

O último motivo que vou tratar aqui é a ingestão de alimentos impróprios ou ingestão de “corpo estranho”, ou seja, algo que não era para ser engolido, um brinquedo por exemplo. Quando um cão come algum alimento que é proibido, pode causar vômitos e mal estar, além de outros sinais. Já quando ele ingere algo que não deveria ser engolido, algo que não é um alimento, este pode ficar trancado entre os dentes ou no início do trato digestivo, o que pode causar vômito a cada vez que o cão se alimentar. A regra também vale para ossos! Eles podem lascar e causar muitos problemas bucais e em todo o trato digestivo.
 
 

Diferença entre vômito e regurjitação

 
Para finalizar, é muito importante chamar a atenção para um detalhe importante: ao visitar o veterinário por qualquer um desses motivos, saiba diferenciar regurgitação de vômito. Quando o cão engole o alimento e este não chega ao estômago ou é expulso logo ao chegar, chama-se regurgitação. Significa que o alimento não foi digerido e geralmente é composto por alimentos mal mastigados, inteiros, praticamente sem cheiro; já no caso do vômito, a comida chega ao estômago e fica tempo suficiente para ser passar por grande parte do processo digestivo. Assim, quando ocorre a expulsão, é muito difícil diferenciar os alimentos. É uma massa única e com odor bastante desagradável, azedo.
 
Sempre que houver episódios de vômito ou regurgitação de forma recorrente, não hesite, leve seu cão ao veterinário! Muitas doenças podem causar quadros como esses e apenas um profissional poderá examinar, avaliar e medicar seu cão de forma correta.
 

Conheça nossos cursos

Cuide melhor do seu cão
e resolva seus problemas

Meu Cachorro Equilibrado

Aprenda a cuidar do seu cachorro da maneira certa.

Vivendo Sem Latidos

Ensine seu cachorro a parar de latir em excesso.

Sozinho Sem Sofrimento

Acabe de vez com a Ansiedade de Separação.

Comandos Essenciais

Melhore a comunicação entre vocês.

Primeiros Socorros para Cães e Gatos

Aprenda a salvar vida do seu cão.

Xixi e Cocô no Lugar Certo

Necessidades no lugar certo sempre!

Receba nossas novidades

Receba nossas novidades

Mais artigos: