Agora o Tudo Sobre Cachorros é uma escola! Aproveite os valores de lançamento!

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Principal

Aprenda sobre cachorros com os melhores profissionais da área.

PS

Esse curso vai fazer a diferença na hora que você precisar salvar seu cachorro.

EA

Mais de 50 atividades de E.A. pra você aprender a fazer com o seu cachorro em casa.

previous arrow
next arrow
HomeAlimentaçãoComo escolher o pote correto para o seu cachorro

Como escolher o pote correto para o seu cachorro

Este é um GUIA DEFINITIVO pra você saber escolher corretamente um pote pro seu cachorro. São várias coisas que você precisa levar em consideração na hora de escolher um comedouro e um bebedouro pro seu cão.
 
É importante você manter a limpeza do pote do seu cachorro para evitar mofo e para evitar que mosquitos coloquem seus ovos na água. Veja aqui como fazer a limpeza dos potes corretamente.
 
 

Como escolher os potes do seu cachorro

 

TAMANHO

Comprar um pote grande demais para a comida do seu cachorro não é uma boa ideia. Ao comprar um pote muito grande, a tendência é o tutor encher esse pote e acabar dando mais comida que o necessário, causando até a obesidade no cão. Comprando um pote de comida do tamanho adequado, você não tem a impressão de que está dando “pouca ração”.
 
Veja aqui como dar a quantidade certa de comida pro seu cachorro. Use uma balança para ver o peso certinho e meça essa quantidade em um copo de requeijão. Visualize quanto do copo você precisa encher e use sempre essa medida. Lembre-se: a quantidade é diária, então você precisará dividir por dois, para dar de manhã e à noite no caso de adultos e três vezes por dia no caso dos filhotes.
 
O pote de água pode ser de 2 a 4 vezes o tamanho do pote de comida, porém lembre-se de trocar sempre a água do seu cão mesmo que não tenha acabado a água.
 
tamanho-dos-potes-cachorro
 

ALTURA

Colocar os potes do seu cachorro na altura certa pode ser uma boa forma de melhorar a postura dele e facilitar a digestão. Além disso, pode ser um alívio para cães com problemas nas articulações, já que não precisam se abaixar tanto para pegar a comida.
 
Cães com problemas de refluxo, que vomitam após as refeições o que engasgam, podem melhorar muito se comerem a comida e tomarem a água em potes suspensos. Considere comprar um desses pro seu cachorro, observando a altura correta conforme a imagem acima.
 
altura-dos-potes-cachorro
 

AUTOMÁTICO OU NORMAL

alimentador automatico para cãesOs potes automáticos tanto de comida quanto de água podem ser muito úteis, porém, eles tem algumas desvantagens. Primeiramente, deixar a comida à disposição do seu cachorro não é bom pra ele, pois ele come à vontade e pode ficar obeso. Além disso, você perde o controle do quanto ele está comendo e não sabe se ele aumentou ou diminuiu a quantidade de comida.
 
Na opinião deste site, prefira sempre o pote normal e estabeleça o horário das refeições do seu cão, com a quantidade certinha.
 

QUANTIDADE

Você pode comprar apenas um potinho pra comida, porém é legal você ter em casa vários potes de água, pois seu cachorro às vezes pode ter preguiça de ir até a água, como já falamos nesse artigo.
 
Compre vários e espalhe pelos cômodos da sua casa para seu cachorro sempre passar perto e um pote.
 

MATERIAL

pote para cachorro
Aço Inoxidável: é a melhor opção. São duráveis, resistentes, podem ser lavados com esponja ou na lava-louças. Duram a vida toda do cachorro e se necessário podem ser flambadas para eliminação de bactérias. Custam um pouco mais caras mas o valor vale à pena no final. Podem ser encontrados com ou sem borracha anti-derrapante. Avisamos que apesar do pote durar a vida toda, essa borracha vai ficando velha e desgastada. Porém não há problema, basta removê-la e colocar os potes em cima de um tapetinho, que aliás, recomendamos para não molhar o chão da casa.
Alumínio: uma opção barata e resistente, porém o alumínio vai criando ranhuras (vincos no material) e soltando partículas de alumínio na comida e na água do seu cão, o que não é bom pra ele.
Cerâmica: são fáceis de limpar e além disso podem ser encontradas em vários modelos e designs fofos que combinam com a sua casa. Mas, são frágeis e podem se quebrar com facilidade.
Plástico: é o material mais usado e mais barato do mercado. Precisam ser repostos com certa frequência pois criam ranhuras e soltam partículas de plástico na comida e na água. Além disso, alguns animais são alérgicos a plástico, o tutor fica pensando que é a ração mas o problema está no potinho.
 
pote ideal cachorro
 
Veja o vídeo da Halina demonstrando como limpar os potinhos do seu cachorro:
 

Conheça nossos cursos

Cuide melhor do seu cão
e resolva seus problemas

Meu Cachorro Equilibrado

Aprenda a cuidar do seu cachorro da maneira certa.

Vivendo Sem Latidos

Ensine seu cachorro a parar de latir em excesso.

Sozinho Sem Sofrimento

Acabe de vez com a Ansiedade de Separação.

Comandos Essenciais

Melhore a comunicação entre vocês.

Primeiros Socorros para Cães e Gatos

Aprenda a salvar vida do seu cão.

Xixi e Cocô no Lugar Certo

Necessidades no lugar certo sempre!

Receba nossas novidades

Receba nossas novidades

Mais artigos: