Por que o nariz do cachorro é gelado e úmido?

Escrito por: Tudo Sobre Cachorros

Se você veio parar nesse artigo porque notou que o focinho do seu cachorro costuma estar sempre frio e úmido. Descubra os motivos e veja se o nariz seco e quente é sinal de febre.
 
Estejam os cães correndo atrás de um gato do bairro ou simplesmente cheirando o ar quando você está fazendo alguma carne, seus narizes secretam uma camada fina de muco que ajuda a absorver a química dos cheiros, segundo a veterinária Brittany King.
 
Então, eles lambem o nariz para provar essa química e apresentá-la às glândulas olfativas no céu da boca.
 
 

Como os cães suam?

 
O nariz úmido é também uma das maneiras pelas quais os cães regulam a temperatura corporal e se refrescam. Os cães não tem glândulas sudoríparas normais, como as pessoas, portanto eles liberam suor das almofadas de seus pés e de seus focinhos.
 
 

Cachorro com o focinho quente e seco

 
Então, isso significa que há algo errado com seu cachorro se o nariz estiver quente e seco?
 
Não necessariamente. Alguns cães têm nariz mais seco do que outros. Talvez eles não lambam os narizes com tanta frequência, ou simplesmente não secretam tanto muco. O que é importante saber é o que é normal para o seu cão.
 
 

     

Focinho quente é sinal de febre?

 
Conforme dito anteriormente, nem sempre. Veja no vídeo abaixo os três sinais de febre que você deve estar sempre alerta em relação ao seu cachorro:


 
 

Meu cachorro está doente?

 
cachorro-gripadoSe você notar qualquer descarga nasal incomum, deve levar seu cachorro a um veterinário, porque poderia ser um sinal de uma condição médica. O muco do cão deve ser claro e fino, mas se começar a notar um excedente, o muco fica mais espesso ou há crostas em torno das narinas, isso poderia ser sinal de uma infecção respiratória superior, que necessita de atenção veterinária imediata.
 
Quando os cães estão com gripe, eles também podem apresentar um catarro semelhante aos humanos, de cor que pode variar do amarelo ao verde. Veja aqui sobre a gripe canina.
 
O importante é você conhecer o seu cachorro e qualquer anormalidade, correr pro veterinário.

Tem DICAS IMPERDÍVEIS no nosso canal do YouTube!

canal tudo sobre cachorros