Por que os cachorros lambem o focinho uns dos outros

Escrito por: Tudo Sobre Cachorros

O que poderia ser mais bonito do que seu filhote dar um beijinho no nariz do seu amigo? Nada mesmo. Mas o seu cachorro está realmente dando um beijo em seu amigo? Sim, mas essa é apenas uma razão para que seu cão lamba o focinho de outro cão.
 
 

O que cães querem dizer a lamber o focinho de outro cachorro

 
Quando se encontram, um cão tímido abaixará a cabeça, evitando contato visual direto e gentilmente estenderá sua língua para lamber o focinho de um cão mais dominante e confiante. O primeiro cão lambe o focinho do segundo para reconfirmar que ele vem em paz. Pense nisso como o equivalente ao beijo social.
 
Cães que já são amigos também trocam beijinhos. Dois amigos caninos fortemente ligados se lamberão e cuidarão um do outro. Eles dão um ao outro “beijos de cachorro” como demonstrações de afeto e amizade. Neste cenário, a hierarquia social dos cães não é um problema. Estes cães sabem e confiam um no outro. Eles também cuidam uns dos outros: um cão que lambe excessivamente o focinho de seu amigo canino pode estar fazendo isso porque o ele tem um tumor, corte ou outra necessidade médica que requer atenção e tratamento.
 
cachorro-lambendo-focinho
 
Filhotes também “beijam” suas mães, mas não é um gesto de afeto. Quando os filhotes fazem a transição de mamar as tetas da mãe para comer comida semissólida, eles lambem vigorosamente o focinho da mãe na esperança de fazê-la regurgitar algum alimento semi-digerido para eles. Se você tem um assim, siga as orientações do seu veterinário para garantir que eles estejam recebendo a nutrição adequada e que você saiba quando e como fazer a mudança do leite de sua mãe para comida de cachorro.
 
Lamber a boca ou o focinho de outro cão ou pessoa é um sinal de submissão.
 
Veja também:
Por que os cães lambem a nossa boca?
 
 

     

Como lidar com cães nesse momento

 
Ajude seu cão a fazer amizade com seus pares: selecione cuidadosamente cães confiantes-mas-amigáveis e pacientes para brincar com seu cão tímido, para ajudá-lo a aprimorar suas habilidades sociais. Considere também inscrevê-lo em uma aula de treinamento especial que se concentra na socialização, ministrada por um instrutor que seja certificado e tenha prática, técnicas de treinamento positivo.
 
Não interfira quando seus cachorros brincarem de “beijar” rapidamente uns com os outros. Sente-se e desfrute desta exibição de amizade canina. Em seguida, chame-os e mande-os fazer um comando, como “sentar” ou “agitar as patas”. Oferecer-lhes petiscos simultaneamente como uma recompensa por serem bons uns para os outros.
 


 
Se você adotou um cão e tem três ou mais cães, introduza o cão adotivo aos outros um de cada vez e deixe as lambidas entre eles acontecerem naturalmente. Comece com o seu cão menos reativo ou mais amigável. Nunca force uma introdução entre os cães porque isto pode aprofundar a submissão do cão adoptivo ou gerar uma luta.
 
Veja também:
Como socializar um filhote de cachorro
Como socializar um cão adulto
 

   


490 Compart.
Compartilhar479
WhatsApp
Twittar
Pin11
  • GANHE uma Carteirinha de Emergência
  • GANHE um Calendário 2017
  • RECEBA dicas semanais de cuidados com seu cão