InícioPsicologia40 maneiras de fazer seu cachorro mais feliz

40 maneiras de fazer seu cachorro mais feliz

Todo mundo que tem cachorro quer ver seu animal mais feliz. A gente tenta de tudo pra deixá-los bem, afinal eles merecem. Ter um cachorro na nossa vida é uma das coisas mais maravilhosas que existem e não é à toa que 40 milhões de pessoas tem cães no Brasil.
 
Já falamos aqui no site sobre as coisas que fazem seu cachorro infeliz. Também mostramos os 9 erros que os tutores de cachorros mais cometem na hora de cuidar dos seus cães. Mas então, o que faz um cachorro realmente feliz?
 
Leia a lista abaixo, mude alguns hábitos, pense no seu cão e faça a vida dele a melhor que você puder. Eles já vivem tão pouco, que tal fazer esses anos inesquecíveis e maravilhosos?
 
 

40 formas de fazer seu cachorro mais feliz

 
1. Escove seu pelo
Escovar o pelo dos cachorros não só deixa-os mais bonitos como também previne doenças de pele. Além disso, cachorros em geral adoram ser escovados e isso irá aproximar ainda mais vocês dois.
 
2. Alimente-o bem
Uma comida de qualidade é vital pra saúde do seu cachorro. Prefira sempre ração super-premium ou consulte um nutricionista e forneça alimentação natural de qualidade.
 
3. Não deixe ele ter pulgas
As pulgas causam um mal estar enorme nos cachorros, além de causarem alergias e transmitirem doenças. Veja aqui como prevenir e acabar com as pulgas.
 
4. Brinque todos os dias
Os cães não entendem que você está estressado, cansado ou teve um dia ruim no trabalho. Brinque com seu cachorro e você vai ver que tanto ele quanto você irão se sentir muito melhor. Veja aqui o artigo: Brincar pouco fazem com que os cães fiquem ansiosos e agressivos.
 
5. Aposte na Criação Compreensiva
A Criação Compreensiva é a maneira mais empática, respeitosa e positiva de você criar e educar seu cachorro perfeitamente, para que ele seja saudável, feliz e muito comportado. Conheça sobre a Criação Compreensiva aqui.
 
6. Mantenha água sempre fresca
Você gostaria de beber uma água que está parada em um pote há dias? Nem seu cachorro! Muita água fresca é fundamental pro seu cachorro ser saudável, pois ele irá beber mais água. Troque a água todos os dias e se a água estiver com muita baba ou outras partículas, troque quantas vezes forem necessárias. Veja aqui como incentivar seu cão a beber mais água.
 
7. Dê um biscoitinho de vez em quando
Dois por dia são suficientes. Cachorros amam biscoitos e tem vários disponíveis no mercado, pra filhote, integral, com sabor etc.
 
como fazer seu cachorro feliz
 
8. Faça um passeio divertido
Pode ser uma trilha para cães, uma cachoeira, uma praia ou um parque perto de casa. Deixe seu cão explorar novos lugares e situações. Observe como ele fica feliz.
 
9. Não brinque de médico
A não ser que você seja veterinário, não cuide você mesmo do seu cão. Remédios para humanos podem ser perigosos pros cachorros e a internet não deve ser lugar de consulta por medicamentos. Tenha um veterinário de confiança e ligue pra ele sempre que necessário.
 
10. Tenha uma casa segura para cães
Observe se sua casa tem fios que o cão possa morder, tomadas que ele possa lamber, quinas pontiagudas onde ele pode raspar os olhos sem querer, material de limpeza em um local que ele possa alcançar. Isso pode salvar a vida do seu cachorro.Veja aqui como preparar a casa pra chegada do cachorro.
 
11. Tenha uma lista de telefones úteis
Faça uma lista com o telefone de 2 veterinários de confiança, um hospital 24h pra emergências, um táxi-dog e um amigo que possa te socorrer caso aconteça algo com seu cão.
 
12. Passeie, passeie, passeie
A coisa que um cão mais ama no mundo é passear. Passeando, além de ter um cão mais calmo, equilibrado e feliz, você também ajuda a sua própria saúde, pois faz bem pro coração.
 
13. Castre
Animais castrados vivem mais e com mais saúde. E é ótimo saber que você está ajudando para controlar a alta população de cães no Brasil e no mundo.


 
14. Mantenha-o em forma
Um cão em forma é um cão saudável e feliz. Não dê comidas fora de horário e não alimente seu cão com comidas de humanos, como pão, queijo e outras guloseimas. Veja aqui sobre a obesidade canina e como ela pode ser prejudicial ao seu cachorro.
 
15. Corte as unhas do cão
Quando as unhas de um cachorro encostam no chão, isso gera dor nas patas e até problemas de coluna. Aprenda a cortar as unhas do seu cachorro:


 
16. Cheque os brinquedos
Veja os brinquedos do seu cão e analise se são realmente seguros. Veja se não soltam partes pequenas que podem ser engolidas.
 
17. Deixe seu cão farejar
Cães amam farejas e isso ajuda-os a ficarem mais equilibrados e próximos do seu intinto natural. Leve-o para passear em um parque e deixe-o sentir novos aromas. Não impeça seu cão de farejar.
 
18. Brinque de pegar bolinha ou frisbee
Cães amam buscar coisas, faz parte da natureza deles. Leve-o pra um lugar espaçoso e jogue objetos pra ele buscar.
 
19. Tente entender a linguagem do cão
Seu cachorro não fala, então você precisa aprender o que seu corpo e seus gestos querem dizer através do corpo, cauda, olhos e orelhas. Veja aqui sobre a linguagem canina e aprenda.
 
20. Mantenha as orelhas limpas
Limpar as orelhas uma vez por semana previne problemas e ajuda a identificar possíveis infecções que seu cão possa ter. Veja aqui como limpar as orelhas do seu cachorro.
 
21. Não de ossos de couro
Ossos de couro viram uma espécie de gelatina e podem sufocar um cachorro. Vários cães já morreram ao engoliem ossos de couro. Fique longe deles! Veja aqui os perigos do osso de couro.
 
22. Fique com ele aconchegado
Cães amam carinho e ficar junto do dono. Fique com ele no colo enquanto vê TV ou enquanto fala ao telefone. Ele vai amar.
 
23. Mantenha seu cão seguro
Milhões de cachorros são perdidos todos os anos. Use sempre uma medalhinha de identificação e não deixe-o solto em lugares abertos sem cerca. Compre aqui a sua medalhinha.
 
24. Dê a ele algo pra morder
Morder reduz o estresse e diminui os latidos. Dê ao seu cão algo seguro pra ele morder bastante sem que você precise se preocupar com engasgos e afins.
 
25. Leve-o pra nadar
A maioria dos cães adora nadar, mas algumas raças afundam, então você pode usar um colete salva-vidas. Veja aqui como levar seu cão pra nadar sem traumas.
 
como fazer seu cachorro feliz 2
 
26.Brinque de esconde-esconde com petiscos
Cães amam buscar e farejar. Você pode fazer as duas coisas em casa. Mostre o petisco pra ele, esconda embaixo de um móvel ou de uma toalha e peça pra ele encontrar.
 
27. Não dê a sua comida pra ele
Comer comida humana pode causar muitos problemas aos cães, incluindo obesidade, problemas intestinais, engasgos e hiperatividade.
 
28. Tire fotos dele
Muitos cães adoram a câmera e fazem verdadeiras poses!
 
29. Converse
Converse com seu cachorro com uma voz calma e amigável, fale o nome dele enquanto faz carinho, diga-o o quanto você o ama. Ele não irá entender cada palavra, mas irá perceber sua intenção e vai amar essa atenção extra.
 
30. Não deixe que ele passe calor
Ninguém se sente bem no calor intenso e seu cão também não. Nos dias quentes, passeie com ele apenas de manhã bem cedinho ou depois que o sol for embora. Se ele fica do lado de fora, tenha certeza que há bastante espaço com sombra pra ele se abrigar e providencie uma piscina rasa pra ele poder se refrescar, pode ser até uma bacia com água fresca.
 
31. Não evite o veterinário
Mesmo que seu cão não goste muito, levá-lo pra fazer check-ups de tempos em tempos é fundamental pra sua saúde e longevidade.
 
32. Escove os dentes do cão
Cuidar dos dentes do cachorro previne doenças na gengiva, perda dos dentes e mau hálito. Você pode prolongar a vida do seu cão se escovar os dentes dele 3 vezes por semana. Veja aqui como escovar os dentes do cachorro.
 
33. Hora do banho!
Seu cachorro precisa de banho, mesmo que ele não goste. O banho ajuda a manter a pele hidratada, evita doenças e deixa o pelo bonito. Veja dicas sobre banho:
 


 
34. Não ofereça doces
Açúcar engorda, causa diabetes, dá cáries nos dentes e o chocolate pode ser tóxico para os cães. Nada de doces!
 
35. Adestre seu cachorro
Cachorros amam agradar o tutor e eles adoram adestramento por conta disso. Veja nossas dicas de adestramento e confira abaixo as dicas do educador Gustavo Campelo:
 


 
36. Seja gentil
Nunca bata, ameace, grite, assuste ou force seu cachorro. Ele pode errar as vezes (quem não erra?), mas ele está confiando no seu amor para ensiná-lo a diferença do certo e do errado. Veja aqui sobre bater no cachorro.
 
37. Leve o cobertor
Se você for viajar ou deixar seu cão na casa de amigos, não esqueça de levar o cobertor que ele mais gosta. O cheiro familiar irá confortá-lo e lembrá-lo de casa.
 
38. Faça ENRIQUECIMENTO AMBIENTAL
A vida do seu cachorro – e a sua! – vai mudar com o enriquecimento ambiental. Não tem ideia do que seja isso? A gente explica TUDO aqui:


 
39. Coloque música
Cães adoram música. Coloque uma música clássica em casa, ou uma mpb ou bossa nova. Isso vai acalmá-lo e deixá-lo mais relaxado. Veja aqui sobre música clássica para cães.
 
40. Seja seu melhor amigo
Sempre que puder, leve seu cachorro com você. Sempre que puder, fique com seu cão. Sempre que puder, passeie. Converse. Cuide. Seja seu melhor amigo e em troca você terá um amor incondicional e fiel.
 

Como educar e criar um cachorro perfeitamente

O melhor método pra você educar um cachorro é através da Criação Compreensiva. Seu cachorro vai ser:
 
Calmo
Comportado
Obediente
Sem ansiedade
Sem estresse
Sem frustração
Mais saudável
 
Você vai conseguir eliminar os problemas de comportamento do seu cachorro de uma forma empática, respeitosa e positiva:
 
– xixi fora do lugar
– lambedura de patas
– possessividade com objetos e pessoas
– ignorar comandos e regras
– latido excessivo
– e muito mais!
 
Clique aqui para conhecer esse método revolucionário que vai mudar a vida do seu cachorro (e a sua também).
 
como fazer seu cachorro feliz

Tudo Sobre Cachorros

wp user thumbnail

Portal sobre cães com dicas, curiosidades, saúde, adestramento, raças e tudo que diz respeito ao mundo canino.

Conheça o nosso curso

ÚLTIMOS ARTIGOS