InícioSaúdeDoençasInsuficiência renal: causas, sinais, diagnóstico e tratamento

Insuficiência renal: causas, sinais, diagnóstico e tratamento

Doença renal é comum em cães e gatos, especialmente aqueles que estão alcançando uma idade mais avançada. Na doença aguda, tais como a toxicidade, os sinais ocorrem subitamente e pode ser muito grave. Na doença renal crônica, o início pode ser muito lento e os sinais bastante inespecíficos, ou seja, o animal está simplesmente mal. Só quando a doença é aguda ou crônica que normalmente se descobre o motivo.
 
Por isso é tão importante conhecer os hábitos do seu cão, quantidade de comida diária, com que frequência ele costuma fazer xixi, se ele bebe muita ou pouca água. Qualquer mudança nas atividades normais do seu cão pode significar uma doença mais grave. Esteja sempre atento!
 
 

Causas da doença renal

 
Existem muitas causas de doença renal e estas podem incluir:
 
– Idade
– Infecções Virais, fúngicas ou bacterianas
– Parasitas
– Câncer
– Amiloidose (causada por depósitos anormais de um certo tipo de proteína no rim)
– Inflamação
– Doenças autoimunes
– Trauma
– Reação tóxica a venenos ou medicamentos
– Doenças congênitas e hereditárias
 
Esta não é uma lista completa, mas demonstra o que o veterinário vai analisar para dar seu diagnóstico.
 
 

Sintomas da doença renal

 
problemas renaisAnimais com doença renal podem mostrar uma variedade de sinais físicos. Alguns dos sinais são inespecíficos e podem ser vistos em outros distúrbios, tais como o fígado ou doenças pancreáticas, ou distúrbios do trato urinário não envolvendo os rins. Os sinais podem incluir:
 
– O aumento do consumo de água (polidipsia)
– Volume de micção aumentada (poliúria)
– Diminuição da urina (oligúria)
– Falta de urinar (anúria)
– Anulação de urina durante a noite (noctúria)
– Sangue na urina (hematúria)
– Diminuição do apetite (anorexia)
– Vômitos
– Perda de peso
– Letargia (moleza)
– Diarreia
– Postura “debruçada” ou relutância em se movimentar
 
Durante o exame físico, o veterinário também pode encontrar os seguintes sinais :
 
– Membranas mucosas pálidas (por exemplo, gomas) de uma diminuição da produção de células vermelhas do sangue, resultando em anemia
– Rins aumentados e/ou dolorosos ou rins pequenos e irregulares
– Úlceras na boca, mais comumente na língua, gengiva ou no interior da bochecha
– Mau hálito (halitose), devido a substâncias tóxicas se acumulam na corrente sanguínea
– Desidratação
– Inchaço dos membros, devido ao acúmulo de líquido (edema subcutâneo)
– Abdômen alargada devido ao acúmulo de líquido (ascite)
– Pressão alta
– Mudanças na retina devido à pressão arterial elevada
– Amolecimento dos ossos da mandíbula (borracha) em cães jovens com doença renal hereditária (osteodistrofia fibrosa)
 
 

Diagnóstico da doença renal

 
Vários exames de sangue podem ser realizados para determinar se a doença renal está presente, quão grave ela é e que pode estar causando isso. Além disso, um exame de urina e de imagem técnicas também podem ajudar a determinar a causa e gravidade.
 
 
Exames Químicos
 
Diferentes tipos de testes são realizados para ajudar a diagnosticar o processo da doença. Vários testes podem ser realizados em uma amostra de sangue. Os testes que muitas vezes são incluídos em um painel de química que está sendo executado para procurar doença renal incluem:
 
Ureia (nitrogênio Serum ureia): as proteínas que os animais consomem na sua dieta são moléculas grandes. Como eles são decompostos e utilizado pelo organismo, o subproduto é um composto de ureia contendo azoto. Esta é de nenhuma utilidade para o corpo e é excretado pelos rins. Se os rins não estão funcionando corretamente e filtrando esses subprodutos de resíduos, que se acumulam no sangue. Um jejum de doze horas (sem a ingestão de alimentos) é ideal antes de tomar este teste como o nível pode subir um pouco depois de comer proteína.
 
Creatinina: Creatinina também é utilizado para medir a taxa de filtração dos rins. Os rins são os únicos órgãos que excretam esta substância, e se constrói a níveis acima do normal, é um sinal da função diminuída ou prejudicada dos rins.
 
Azotemia é o termo médico para o aumento do BUN ou creatinina. Uremia é definido como azotemia mais sinais clínicos de insuficiência renal, tais como anemia, poliúria – polidipsia, vômitos ou perda de peso. Azotemia é dividido ainda mais em causas pré-renal, renal ou pós-renal. Azotemia pré-renal é devido a diferentes problemas nos rins real que diminui o fluxo de sangue para o rim causas. Estes incluem a desidratação, a doença de Addison, ou doença cardíaca. Azotemia Renal ocorre devido a danos no próprio rim, e pode incluir crónica ou doença / insuficiência renal aguda, que resulta em mais do que 75 % do que o rim não funcionar. Azotemia pós-renal ocorre quando há um acúmulo de pressão no sistema urinário. As causas podem incluir bloqueio da uretra devido a felina doenças do trato urinário inferior (DTUIF) ou pedras na bexiga, que impedem que a urina seja removido a partir do corpo .

Fósforo: níveis normais de cálcio e fósforo no sangue são mantidos por uma interação de três hormônios em três órgãos do corpo. O nível de fósforo aumenta na doença renal porque menos é excretada na urina pelo rim. Em gatos, o nível de fósforo também pode aumentar devido ao hipertireoidismo.
 
 
O exame de urina
 
Vários testes são realizados em uma amostra de urina. Vários deles são especialmente importantes para determinar se a doença renal é presente.
 
Gravidade específica da urina: este teste é uma medida de quão concentrada a urina é. Com doença renal, a urina não está concentrada como normalmente e muita água é perdida. A densidade normal é geralmente acima de 1,025, enquanto que os animais com a doença renal pode estar na 1,008-1,015 gama. A gravidade específica baixa deve ser testada novamente para ter certeza que é um achado repetível. Outras doenças podem causar uma baixa gravidade específica, então este teste em si, não é suficiente para fazer um diagnóstico de doença renal. Proteína: Em alguns tipos de doenças renais, de grandes quantidades de proteína são perdidas na urina.
 
Sedimento: a urina pode ser centrifugada de modo que as partículas maiores possam ser separados para fora e examinado sob o microscópio. A presença de glóbulos vermelhos ou células brancas do sangue no ponto de ajuda sedimento de urina para a causa da condição de doença. Conversões (células descamadas) dos rins pode passar para a urina. Estes dados indicam um processo de doença no próprio rim.
 
Hemograma completo
 
Um hemograma completo (CBC) é útil para verificar se há anemia e indicações de infecção. Anemia na insuficiência renal é comum e resulta de uma diminuição na produção de uma eritropoietina pelo rim doente. A eritropoietina é um hormônio que diz ao corpo a produzir mais glóbulos vermelhos. As células vermelhas do sangue também têm um tempo de vida mais curto em pacientes urêmicos.
 
 
Técnicas de imagem
 
Radiografia: Raios-X são utilizados para determinar o tamanho e forma dos rins. Pequenos rins são mais comuns na doença renal crônica, enquanto as grandes rins pode indicar um problema grave ou câncer.
 
A urografia excretora, como uma urografia excretora (PIV) é um tipo especializado de raio-x. Um corante (meios de contraste positivo) é injetado na veia do animal e monitorizadas por meio de raios X, uma vez que é filtrado pelos rins . Este é utilizado para a avaliação da anatomia do trato urinário e para determinar o tamanho, forma e localização dos rins. Dá uma avaliação grosseira da função renal também.
A ultrassonografia: A ultrassonografia procura por mudanças na densidade do rim. Uma biópsia tirada durante a ultrassonografia pode ajudar a determinar a causa da doença renal em alguns casos.
 
 

Tratamento da insuficiência renal aguda

 
Nos casos de doença renal aguda, o animal tem geralmente sinais graves que ocorreram de repente. Estes podem incluir depressão, vômitos, febre, perda de apetite e alterações na quantidade de urina. A história clínica e testes terão de ser realizados para encontrar a causa. A causa pode ser tratável como infecção causada por leptospirose, uma infestação de um parasita como o verme gigante renal, ou exposição a toxinas, como a Páscoa lírio ou anticoagulante. Amostras de sangue e urina são idealmente tomadas antes do início do tratamento para que o tratamento não afete os resultados do teste.
 
Fluidoterapia: o tratamento inicial da doença renal envolve reidratar o paciente normalmente durante cerca de 2-10 horas e manter a hidratação normal depois disso. Isso geralmente é feito com intravenosa (IV) de fluidos na clínica veterinária para que as quantidades apropriadas podem ser dadas e o animal de estimação pode ser monitorado para a saída de fluido apropriado (micção). Muitas vezes, a administração de fluidos IV é suficiente para iniciar ou aumentar a produção de urina. Se a produção de urina ainda não é normal, medicação, como a furosemida ou manitol pode ser necessário tentar obter os rins produzem urina. Os eletrólitos, tais como sódio, potássio, e outros eletrólitos são monitorizadas e mantidas dentro dos limites normais por meio da administração de fluidos IV, e, às vezes, os medicamentos.
 
Nutrição: como o animal se torna reidratado com os fluidos, ele normalmente começa a sentir menos náuseas e torna-se mais dispostos a comer. Se o animal come por vontade própria ou se a alimentação por sonda é realizada, uma proteína de alta qualidade quantidade inferior deve ser alimentado. Isso limita as exigências sobre os rins, proporcionando o corpo com a nutrição necessária. Em casos graves, a nutrição parentérica podem ser fornecidas através de uma linha IV.
 
Se o animal estiver vomitando por causa da doença renal, o tratamento pode incluir dando pequenas refeições frequentes e medicamentos, como a cimetidina ou clorpromazina. A náusea pode ir e vir durante o dia para que pequenas refeições oferecidas ao longo do dia pode aumentar a ingestão total de alimentos.
 
Outros tratamentos: geralmente são iniciados outros tratamentos como antibióticos para uma infecção bacteriana ou indução do vômito em certas toxinas. Diálise renal pode ser feito em algumas clínicas veterinárias, clínicas de referência ou escolas veterinárias. Animais de estimação que podem beneficiar-se de diálise incluem aqueles que não respondem às terapias normais, aqueles que estão intoxicados, aqueles que não estão produzindo urina ou aqueles que necessitam de cirurgia de emergência, como para a reparação do trato urinário devido a trauma.
 
Com o tratamento precoce e agressivo, insuficiência renal aguda pode ser reversível.
 
 

Tratamento da insuficiência renal crônica

 
A insuficiência renal crônica é caracterizada por lesões irreversíveis dentro do rim. Na maioria dos casos, a melhora da função renal não deve ser esperado uma vez que o corpo tenha compensado, tanto quanto possível. Se a insuficiência renal é pré-renal (causada por uma doença que não seja um mau funcionamento real do rim que diminui o fluxo sanguíneo para o rim) ou pós-renal (causada por uma acumulação de pressão no sistema urinário por uma obstrução – pedras, por exemplo), isto pode ser parcialmente reversível com o tratamento. A função renal em casos crônicos tende a ser relativamente estável por semanas a meses. A função renal se deteriora progressivamente ao longo de semanas ou meses a anos. As conseqüências clínicas e bioquímicas da função renal reduzida pode ser minimizada pela terapia sintomática e de suporte.
 
Muitas vezes, os primeiros sinais de insuficiência renal crônica são perdidas pelos tutores. Estes incluem um aumento ligeiro a moderado na sede e micção (polidipsia e poliúria) e uma necessidade de urinar durante a noite (noctúria). Outros achados clínicos iniciais comuns incluem perda variável de peso, pelagem pobre, letargia e apetite seletivo. Conforme a doença progride, mais sinais aparecem.
 
Se a causa da insuficiência renal crônica pode ser identificada, deve ser tratada, se possível. Muitas vezes, a condição é encontrada em animais mais velhos e é devido à idade. O mau funcionamento dos rins é relativamente comum em cães idosos.
 
Fluido terapia: a necessidade de fluido é maior no paciente com insuficiência renal crônica, pois o paciente é incapaz de concentrar a urina de modo que mais água acaba saindo do corpo, sob a forma de urina. Em estágios iniciais, os pacientes podem ser capazes de manter o equilíbrio de fluidos, continuando a comer e aumentando a quantidade de água consumida. O nível do fluido deve ser mantido para evitar a desidratação. À medida que a doença progride, o fluido adicional, na forma de fluido subcutâneo pode ser necessário. Os proprietários podem normalmente dar esses fluidos em casa depois de aprenderem na clínica veterinária. A adição de potássio para os fluidos ou uma dieta pode ser necessária para manter níveis adequados de eletrólito no corpo. Baixos níveis de potássio podem causar distúrbios como fraqueza muscular generalizada e diminuição do ritmo cardíaco. Em alguns casos, pode precisar ser administrado fluido intravenoso.
 
O animal deve ter sempre livre acesso à água limpa e fresca. Retenção de água durante a noite não vai diminuir a necessidade do animal de urinar durante a noite e pode causar uma crise aguda. A quantidade de água e alimentos consumidos a cada dia devem ser monitorado para que o proprietário saiba se o animal está comendo e bebendo quantidades normais. Se não, os fluidos adicionais serão necessários para manter a hidratação.
 
O peso do corpo deve ser verificado a cada semana para se certificar de que calorias suficientes estão sendo consumidas para manter o peso e que o animal não esteja desidratado.
 
 

Dieta para cães com problemas renais

 
O veterinário pode recomendar uma mudança de dieta para uma ração de boa qualidade com menos proteína, para diminuir o estresse dos rins. Os rins trabalham mais quando o animal consome mais proteína. Muitas vezes, o alimento enlatado é recomendado. A mudança pode precisar ser feita devagar para que o animal possa se adaptar. A restrição de proteínas não pode ser excessiva ou o animal pode desenvolver a desnutrição de proteínas devido à perda de proteína por via renal​​. A dieta deve ser monitorada, verificando o peso do cachorro, a verificação de anemia, e verificação de hipoalbuminemia. Se os mesmos estão presentes, o aumento do teor de proteína pode ser necessário. Siga sempre as instruções dietéticas dadas a você pelo seu veterinário.
 
Os cães devem ser encorajados a comer para manter o peso e receber a nutrição adequada. Para aumentar o apetite, talvez seja melhor dar o alimento vários vezes por dia, melhorar a palatabilidade da dieta com aditivos, como queijo cottage, iogurte natural desnatado ou vegetais picados (converse sempre antes com o veterinário). O apetite pode ir e vir durante o dia, assim, tente alimentá-lo em vários momentos durante o dia. Náusea induzida por alimentos pode acontecer em determinados momentos do dia. Medicação para controlar a náusea pode aumentar o apetite também.
 
Eletrólitos, vitaminas e ácidos graxos: os níveis de eletrólitos têm de ser mantidos dentro dos limites normais. O consumo de fósforo pode ter de ser diminuído para ajudar os níveis de soro permanecerem normais. Aglutinante de fosfato pode ser usado quando mudanças na dieta e fluidoterapia não mantiverem o nível de fósforo na faixa normal. A suplementação de cálcio pode ser necessária, bem como a terapia de vitamina D. A ingestão de sal deve ser suficiente para ajudar a manter a hidratação e para dar o sabor aos alimentos, mas deve ser controlado para que não cause uma hipertensão (pressão arterial elevada). Os níveis de potássio devem ser monitorados e um suplemento dado, se necessário.
 
Vitaminas hidrossolúveis (B e C) devem ser complementadas, especialmente quando o cão não está se alimentando. A suplementação de vitamina A e D para além da exigência mínima diária não é recomendada devido a um acúmulo de vitamina A e as mudanças no metabolismo da vitamina D em pacientes renais.
 
Suplementação de ômega-3 e ácidos graxos pode ser benéfica para alguns animais com insuficiência renal crônica.
Outros tratamentos: qualquer medicação para tratar outras condições, como infecções da bexiga ou doença cardíaca precisa ser dada com cuidado e o cão monitorado para efeitos colaterais. A dose pode ter de ser diminuída, dependendo de como estarão os rins.
 
O animal deve ser monitorado para anemia e o tratamento iniciado, se necessário. A eritropoietina pode ser dada como injeções para ajudar o corpo a produzir mais glóbulos vermelhos. O tratamento de uremia vai ajudar a prolongar a vida útil das células vermelhas do sangue. Em casos mais graves, as transfusões de sangue podem ser necessárias.
A pressão arterial deve ser monitorada para evitar mais danos para os rins, o que pode causar um aumento da progressão da doença, bem como a danos na retina, que pode resultar em cegueira. A medicação pode ser necessária para manter a pressão sanguínea normal.
 
Se o animal estiver vomitando por causa da doença renal, o tratamento pode incluir administração de medicamentos.
 
Com o tratamento, animais com insuficiência renal crônica podem viver meses ou anos. Tudo vai depender da forma como o corpo responde ao tratamento e outros problemas de saúde que surgem.
 

Tudo Sobre Cachorros

wp user thumbnail

Portal sobre cães com dicas, curiosidades, saúde, adestramento, raças e tudo que diz respeito ao mundo canino.

Conheça o nosso curso

ÚLTIMOS ARTIGOS