InícioPsicologiaA importância do olfato e como estimulá-lo

A importância do olfato e como estimulá-lo

Alguns cães que apresentam problema de comportamento possuem características peculiares de se expressar: contato visual intenso, orelhas em pé e atentas, mas pouco interesse em farejar.
 
Frequentemente sou abordado com este tema e hoje explicarei a ordem dos estímulos sensoriais dos cães, comparados aos nossos.
 
Já ouviu aquele ditado: “o pior cego é aquele que não quer ver”? Se os cães falassem, acredito que eles diriam uns ao outros: “o pior cego é aquele que não quer cheirar”.
 
Os cães são seres instintivos motivados por seus sentidos, e percebem o mundo essencialmente pelo nariz. Nós humanos seguimos os estímulos sensoriais desta maneira:
1) Visão
2) Toque
3) Som
4) Cheiro
 
Portanto a partir do que vemos, reagimos.
 
Os cães seguem uma ordem totalmente diferente:
1) Cheiro
2) Visão
3) Som
4) Toque
 
cachorro olfatoQuando o cachorro cheira, está basicamente experimentando. E desta forma ele reage à sua experiência. Aqueles que já tiveram a oportunidade de observar uma ninhada recém-nascida, perceberam que os filhotes, mesmo sem abrir os olhos, encontram a mãe e se alimentam. Isso só é possível porque o olfato é o primeiro sentido a se desenvolver nos caninos – e o mais importante.
 
Cães de focinho comprido, como o Pastor Alemão, possuem até 220 milhões de receptores olfativos, enquanto um humano tem apenas 5 milhões. Se nós sabemos como apreciar bons aromas com esta quantidade de receptores, imagine a experiência que é para o seu peludo ter o nariz em pleno funcionamento!
 
Infelizmente, com o hábito de humanizar os cães, acabamos por violar suas regras mais básicas, e com isso desestimulamos o olfato deles. Toda a vez que tocamos ou falamos com um cão antes que ele nos cheire, bloqueamos gradativamente sua capacidade natural de investigar. Isso é falta grave na regra de etiqueta canina.
 
Um cachorro que utiliza plenamente o nariz para experimentar o mundo, expande a mente e isso é um fator determinante para um estado de equilíbrio do cão, pois provoca experiências que estimulam as células cerebrais criando maiores interconexões entre elas.
 
Preservar a habilidade natural de farejar de seu melhor amigo, não é apenas saudável para ele como também é muito divertido.
 
 

Como estimular o olfato do cão

 
1) Seja paciente, lembre-se sua energia é o que determina o sucesso de qualquer atividade com seu cão. Algumas raças tem uma dificuldade natural de farejar, por exemplo, cães de focinho curto como os buldogues e pugs. Esses precisam ser ainda mais estimulados, pois eles costumam usar mais os olhos e os ouvidos e acabam não exercitando o olfato.
2) Comece com petiscos: brinque de esconder, primeiro na sua mão. Quando o peludo passar o primeiro nível, dificulte a brincadeira escondendo o petisco em copos descartáveis, e por último esconda debaixo de um tecido ou almofada.
3) Faça um brinquedo com garrafa pet. Coloque petiscos dentro da garrafa e faça pequenos furos. Isso vai estimular o cérebro do seu cão para encontrar uma solução de chegar até a recompensa.
4) Transforme o faro em uma forma de recompensa. Na caminhada diária com seu amigo, faça uma pausa a cada 10 minutos e permita que ele cheire e explore o território. Cinco minutos farejando são suficientes.
5) Prepare o seu cão quando for receber uma visita. Antes de permitir a entrada do seu convidado, certifique-se que seu amigo cão está sentado distante da porta. Receba seu convidado e mantenha seu cachorro em estado equilibrado, sentado, ao longe, ele pode cheirar e investigar a visita da matilha.
 
Aproveitem o melhor do relacionamento com seus cães… Divirtam-se!
 
Veja aqui 40 maneiras de fazer seu cachorro mais feliz.
 

Roberto Medeiros

wp user thumbnail

Profissional de RH, apaixonado por cães, aliou sua experiência com humanos para trabalhar com psicologia canina, promovendo melhor qualidade de vida para cachorros e proprietários.

Conheça o nosso curso

ÚLTIMOS ARTIGOS