InícioSaúdeCuidadosComo dar remédio líquido

Como dar remédio líquido

Muitas vezes os veterinários prescrevem remédios líquidos pro nosso cachorro (dipirona, antibióticos, vitaminas…) e muitas pessoas não sabem como administrar esses remédios ao cão. Pingar as gotas na boca do cão não é uma boa saída. Primeiro porque vai ser um desafio e tanto pingar 10 gotas por exemplo sem errar nenhuma e manter o cão parado. Segundo que, coitado, esses remédios tem o gosto ruim e é uma verdadeira tortura oferecê-los ao cachorro, ainda mais pingando na língua. Se você quer saber como dar remédios em comprimido, veja esse artigo.
 
Se seu cão não estiver com alguma dieta restritiva e o veterinário disser que a medicação pode ser dada com a comida e a dose for pequena, a melhor maneira pode ser misturar uma pequena quantidade do medicamento com comida enlatada para cães. É melhor que primeiro uma pequena quantidade de comida seja dada sem o medicamento. Isso reduz a suspeita que seu cão possa ter. É melhor não misturar todo o medicamento em uma única refeição, pois se o cão não comer tudo, não receberá a dose adequada.
 
Mas, muitos cães tem Alimentação Natural ou só se alimentam com ração seca (é o caso da Pandora), então elaboramos esse passo-a-passo para que você possa dar o remédio sem problemas.
 
 

Como dar remédio para cachorro

 
1. Prepare o medicamento – agite o frasco se necessário, e retire a quantidade adequada de líquido com um conta-gotas ou seringa fornecida por seu veterinário. Coloque o conta-gotas ou seringa cheia ao seu alcance.
 
2. Chame seu cão com uma voz bem animada. Se você não parecer preocupado, seu cão terá menos chance de se sentir assim também.
 
3. Leve seu cão a um local conveniente e coloque-o de costas contra algo que faça com ele não se afaste de você. Algumas pessoas descobriram que tem melhor controle se o cão é colocado em uma superfície um pouco acima do chão. Se for o seu caso, certifique-se de ter auxilio de alguém, para que o cão não salte ou caia da mesa e se machuque. A pessoa que te ajuda deve segurar o cão ao redor dos ombros e do peito.
 
4. Pegue na seringa ou conta-gotas. (Se você é destro, use sua mão direita.)
 
5. Com a outra mão, segure o focinho do seu cão levantando suavemente para cima. Incline a cabeça do cão ligeiramente para trás.
 
6. Coloque a ponta do conta-gotas ou da seringa na cavidade formada entre a bochecha e dentes de trás do cão.
 
como dar remedios liquidos
 
7. Administre a medicação lentamente. Dê o medicamento em pequenas quantidades com uma pequena pausa entre cada porção. Tenha muito cuidado para não dar o medicamento mais rápido do que o seu cão consegue engolir. Não tente dar todo o líquido de uma só vez, pois isso pode causar asfixia ou vômito. Seu cão pode cuspir um pouco da medicação. Se isto ocorrer, não volte a administrar outra dose, a menos que você sinta que ele cuspiu a dose toda.
 
8. Mantenha a boca do cão fechada e posicione a cabeça ligeiramente para cima, o que tornará mais fácil que o cão engula. Esfregar ou soprar suavemente o nariz dele pode estimulá-lo a engolir.
 

como dar remédio em gotas pro cachorro

 
9. Limpe toda medicação da face do cão utilizando um pano macio e úmido.
 
10. Faça muita festa para seu cão e talvez até ofereça um petisco. Isto tornará tudo mais fácil da próxima vez. E lembre-se, quanto mais rápido você dá o remédio, mais fácil para ambos, só tome cuidado com a velocidade na hora de injetar o líquido na boca do animal.
 
11. Enxágüe a seringa / conta-gotas com água da torneira e retorne a medicação para a geladeira, se necessário. Imagens valem mais que mil palavras, porém ver uma demonstração ao vivo é muito melhor. Se o veterinário receitar medicamentos líquidos para seu cão, tente fazer com que um dos membros da equipe veterinária lhe mostre como dar a medicação.
 

Tudo Sobre Cachorros

wp user thumbnail

Portal sobre cães com dicas, curiosidades, saúde, adestramento, raças e tudo que diz respeito ao mundo canino.

Conheça o nosso curso

ÚLTIMOS ARTIGOS