InícioSaúdeDoençasCachorro com tosse: possíveis motivos

Cachorro com tosse: possíveis motivos

Por que meu cão está tossindo?

 
Esta é uma pergunta feita muitas vezes aos veterinários. É uma ótima pergunta pois a tosse pode significar várias coisas. De modo geral a tosse é causada por uma irritação do sistema respiratório. O sistema respiratório inclui as abertura para o mundo externo (boca e nariz), passagens nasais, faringe (garganta), laringe (cordas vocais), traqueia, brônquios e pequenas passagens de ar dos pulmões. Adicionalmente a tosse pode estar relacionada com problemas do coração ou algum linfoma no peito. Pelo fato da tosse ser um sintoma de muitas outras doenças é importante que todas as tosses sejam avaliadas por um veterinário. Eis algumas das perguntas que o veterinário pode fazer.
 
 

É mesmo tosse?

 
A tosse é a expulsão abrupta de ar dos pulmões através das vias respiratórias e pela boca aberta. Surpreendentemente o que soa como tosse pode ser outra coisa. A tosse tem sido confundida com engasgos, chiados, dificuldade para respirar, náuseas, vômito e uma condição conhecida como espirro reverso. É muito importante que o som vindo do cão ou gato seja apropriadamente identificado. A tosse e todos as outras condições listadas acima têm diferentes causas.
 
 

Som da tosse

 
cachorro tossindoO som produzido pela tosse pode indicar sua causa. Uma tosse alta e aguda é geralmente associada com doenças das vias respiratórias mais largas; traqueia e os os grandes bronqueos. Em animais menores o colapso da traqueia é uma condição comum. O colapso da traqueia produz um som como de um ganso. Traumas da traqueia pela coleira, por exemplo podem também causar este som de buzina. Tosse subtas e curtas podem ser sinal de edema pulmonar (fluídos nos pulmões). A tosse que parece mais ‘úmida’ pode indicar uma infecção nos pulmões ou insuficiência cardíaca congestiva.
 
 

Frequência da tosse

 
Que hora do dia ou noite seu cão ou gato tossem pode auxiliar em determinar a causa. Se a tosse é resultado de problemas cardíacos prematuros então a tosse será mais comum à noite. No entanto à medida que a doença progride esta tosse pode ocorrer a qualquer momento. Já com a bronquite crônica, exercícios podem induzir a tosse. Quando pressão é aplicada no pescoço pela coleira a tosse pode ser estimulada. É importante notar quando e em quais condições o animal tosse.
 
 

Tosse seca ou produtiva

 
Na tosse produtiva, algo é expelido como por exemplo saliva, pus ou sangue. Isto não deve ser confundido com vômito. O vômito contém fluídos do estomago e a bili. A tosse produtiva é quase sempre associada com um processo infeccioso (bactérias, vírus ou fungos) Doenças alérgicas do pulmão ou doenças cardíacas prematuras produzem a tosse não produtiva. A tosse não-produtiva produz som mas nada é expelido.
 
 

Duração da tosse

 
De modo geral se seu cão ou gato tem tossido por mais de cinco dias, ele deveria ser avaliado por um veterinário. No entanto se seu animal tem tosse e evidentemente está bastante doente, procure auxilio veterinário urgente.
 
 

Produtos essenciais para o seu cachorro

Use o cupom BOASVINDAS e tenha 10% de desconto na primeira compra!


 

Diagnóstico: determinar a causa da tosse

 
Usando as informações coletadas a partir das perguntas acima, juntamente com um exame físico completo, seu veterinário começará a ter um melhor entendimento do que causa a tosse de seu animal. O veterinário pode também solicitar testes diagnósticos para auxiliar a descobrir a causa da tosse. Estes incluem:
 
● Radiografia torácica (raio x do peito) que são muito úteis
● Contagem sanguínea completa
● Perfil químico do sangue
● Exame de urina
Dirofilariose
● Exame de fezes
 
Testes adicionais que também podem ser solicitados:
 
● Lavagem trans-traqueal: procedimento em que um cateter é colocado entre a pele e dentro da traqueia. O cateter é colocado onde a traqueia bifurca e dentro dos bronqueos. Um fluido estéril é colocado na área e depois removido para análise.
● Laringoscopia e broncoscopia: procedimentos que permitem a visualização direta das vias aéreas utilizando um broncoscópio (tubo flexível com fibras ópticas) que é um dispositivo que percorre a boca, a traquéia e os brônquios.
● Lavagem broncoalveolar: um broncoscópio é passado pela traqueia e nos brônquios e células. Daí os fluidos internos do pulmão são recolhidos para exame.
● Aspiração com agulha: procedimento em que uma agulha de pequeno diâmetro é inserida no parte doente do pulmão e as células são coletadas para exame
● Ultra-som diagnóstico.
 
As causas mais comuns de tosse em cães e gatos são mostrados na tabela abaixo. (Este quadro não tem a intenção de ser uma lista abrangente.)
 
tosse causas motivos tratamento
 
 

Tratamento da tosse canina

 
O tratamento da tosse vai depender basicamente da sua causa. Por exemplo, pneumonia causada por bactérias que causam tosse requerem antibióticos juntamente com tratamento de suporte. Para um linfoma no peito pode ser necessário cirurgia, quimioterapia, radioterapia ou uma combinação dos três. Curar a tosse causada por uma problema no coração envolve terapias para corrigir ou fortalecê-lo. Se seu cão ou gato tem uma tosse produtiva é muito importante que ela não seja suprimida. Adicionalmente, supressores da tosse humana não devem nunca ser medicados em seu animal pois podem ser tóxicos. Como alternativa um supressor da tosse pode ser prescrevido pelo seu veterinário para casos da tosse não-produtiva. Qualquer tosse que seu animal tiver é motivo de preocupação. Como ilustrado acima a tosse pode ser apenas algo de pouco impacto ou ainda pode ser sinal de alguma doença grave. Para prevenir as causas da tosse um bom acompanhamento da saúde é necessário.
 
Como sempre, você deve fazer seu animal ter uma dieta apropriada para sua idade. Ele deve estar em dia com todas as vacinas e vermifugado. É importante também ter um bom relacionamento com o veterinário de sua confiança.
 
cachorro tossindo causas
 

Tudo Sobre Cachorros

wp user thumbnail

Portal sobre cães com dicas, curiosidades, saúde, adestramento, raças e tudo que diz respeito ao mundo canino.

Conheça o nosso curso

ÚLTIMOS ARTIGOS