InícioCuriosidadesO primeiro mês de um cão em casa

O primeiro mês de um cão em casa

Os primeiros dias em casa são especiais e críticos para um cachorro, seja ele filhote ou adulto. Seu novo cachorro ficará confuso sobre onde está e sobre o que esperar de você. Preparar uma estrutura clara para o cachorro com sua família será primordial para fazer uma transição tão suave quanto possível.
 
 
Antes de levar seu cachorro pra casa:
 
• Determine onde seu cachorro passará a maior parte do tempo. Por estar sob muito stress com a mudança de ambiente (de um abrigo ou canil para sua casa), ele pode esquecer qualquer adestramento (se houve) que tenha aprendido. Geralmente uma cozinha funcionará melhor para uma limpeza mais fácil. Retire produtos de limpeza, medicamentos e qualquer outra coisa que o cachorro possa pegar.
 
• Se planeja treiná-lo em cercado (caixa de transporte), já deixe a caixa pronta para quando trouxer o cachorro pra casa.
 
Primeiro mês do cachorro em casa• Teste a área onde seu cão passará a maior parte do tempo durante os primeiros meses. Para isso você pode ter que esconder fios soltos e cabos elétricos nos rodapés, armazenar produtos químicos em prateleiras altas; remover plantas, tapetes e objetos quebráveis; preparação da caixa de transporte e instalação de grades de bebê para que ele não saia da área restrita mas também não fique totalmente isolado.
 
• O treinamento de seu cão começa no momento em que você vai buscá-lo. Dedique um tempo para criar uma lista de vocabulários que todos irão usar para orientar seu cão. Isso vai evitar confusão e ajudar o cachorro a aprender comandos mais depressa.
 
 

Prepare o enxoval do seu novo cachorro

 
Não importa se é filhote ou adulto, você vai precisar comprar várias coisas para seu novo cão. Veja no vídeo abaixo o enxoval completo pro seu cachorro:
 


 

Primeiro dia de um cachorro em casa

• Sabemos que mudar é estressante – e seu novo cão se sente do mesmo jeito! Dê a ele algum tempo para se acostumar com sua casa e sua família antes de apresentá-lo a estranhos. Ensine as crianças a se aproximar do cão sem esmagá-lo.
 
• Quando buscar seu cão, lembre-se de perguntar quando foi que ele comeu. Reproduza essa mesma rotina por pelo menos alguns dias para evitar dificuldades gástricas. Se desejar mudar a marca da ração, faça a mudança ao longo de uma semana adicionando uma parte da ração nova no meio da ração antiga por alguns dias. Depois, mude para metade até chegar a uma parte da antiga para três da nova. Veja aqui como fazer a troca da ração.
 
• No caminho para casa, seu cachorro deve ser preso com segurança, de preferência em uma caixa de transporte. Alguns cães se estressam com passeios de carro, por isso transportá-lo em um local seguro tornará a viagem mais fácil pra você e pra ele. Saiba como transportar seu cachorro no carro.
 
Cheiro de urina de cachorro• Ao chegar em casa, leve-o para a área onde fará suas necessidades imediatamente e passe um bom tempo com ele para que se acostume a usar essa área para se aliviar. Mesmo que ele se alivie durante esse tempo, esteja preparado para acidentes. Ir para uma nova casa com novas pessoas, novos cheiros e novos sons vai tirar um pouco da linha até mesmo os cães mais domesticados, então fique preparado. caso o cachorro faça xixi no tapete, carpete ou sofá, veja como remover o xixi e o cheiro de urina do local.
 
• Se planeja treiná-lo em uma caixa de transporte, deixe a caixa aberta para que ele possa entrar sempre que quiser ou se sentir sobrecarregado.
 
• A partir daí, siga o seu planejamento para alimentação, limpeza e exercícios. A partir do dia 1, seu cão irá precisar de tempo com a família e breves períodos de confinamento solitário. Não corra para confortá-lo se ele chorar ao ser deixado sozinho. Ao invés disso, dê a ele atenção por bom comportamento, como roer um brinquedo ou descansar tranquilamente. Veja as dicas de como deixar um cão sozinho em casa e aprenda sobre ansiedade de separação.
 
• Durante os primeiros dias, procure ficar calmo e tranquilo perto de seu cachorro, evitando o excesso de estímulo (como ir ao parque de cães ou das crianças da vizinhança). Isso permitirá não apenas que seu cão se adapte mais depressa, como dará a você mais tempo para conhecer sua personalidade e seus gostos.
 
• Se ele veio de outra casa, objetos como coleiras, mãos, jornais e revistas enrolados, pés, cadeiras e paus são apenas algumas peças do “equipamento de treinamento” que pode ter sido usado com ele. Palavras como “venha aqui” e “deita” podem provocar uma reação diferente do que você espera. Ou talvez ele tenha levado uma vida protegida e nunca tenha se socializado com crianças ou atividades na calçada. Esse cão pode ser o produto de uma série sem fim de comunicação desencontrada e expectativas irreais que irão exigir paciência da sua parte. Por isso o imprinting canino é tão importante.
 
Veja aqui mais dicas para os primeiros dias do filhote em casa:


 

Semanas Seguintes:

 
• As pessoas costumam dizer que só se vê a verdadeira personalidade de um cão algumas semanas após a adoção. Seu cão será um pouco difícil no começo enquanto vai conhecendo você. Seja paciente e compreensivo enquanto tenta manter agenda para alimentação, passeios etc. Essa rotina mostrará ao cão o que se espera dele e o que ele deve esperar de você.
 
• Depois de conversar com seu veterinário para garantir que ele tenha tomado todas as vacinas necessárias, você já pode pensar em levá-lo para aulas de treinamento em grupo ou passeios no parque de cachorros. Preste muita atenção a linguagem corporal do seu cão para saber se ele está se divertindo – e não é nem medroso nem o valentão do parque.
 
• Para ter uma vida longa e feliz junto ao seu cão, se mantenha na agenda planejada inicialmente, garanta que ele sempre tenha comida, recreação e atenção que precisa. Você vai ficar envolvido rapidamente! Veja as dicas que preparamos para quem é marinheiro de primeira viagem. Veja aqui como fazer seu cachorro feliz.
 
• Se você encontrar problemas de comportamento que não compreenda, peça ao seu veterinário a indicação de um adestrador. Escolha um adestrador que use técnicas de estímulos positivos para ajudar você e seu cachorro a superar esses obstáculos de comportamento.
 
Saiba mais:
Dicas para quem tem o primeiro cachorro
Matérias sobre filhotes
Adestramento é importante
Ensine a fazer xixi e cocô no lugar certo
 

Tudo Sobre Cachorros

wp user thumbnail

Portal sobre cães com dicas, curiosidades, saúde, adestramento, raças e tudo que diz respeito ao mundo canino.

Conheça o nosso curso

ÚLTIMOS ARTIGOS