InícioGuia de RaçasPastor de Shetland

Pastor de Shetland

O Pastor de Shetland, ou simplesmente “Sheltie”, está entre as 10 raças mais inteligentes e tem um desejo enorme de agradar seu tutor e sua família, sendo facilmente adestrado. Por ser um cão pastor, pode ter a tendência de latir em demasia.
 
Família: pastoreio, pecuária
Grupo do AKC: Pastores
Área de origem: Escócia (Ilhas Shetland)
Função Original: pastor de ovelhas
Tamanho médio do macho: Alt: 33-40 cm, Peso: 9 kg
Tamanho médio da fêmea: Alt: 33-40 cm, Peso: 9 kg
Outros nomes: Sheltie
Posição no ranking de inteligência: 6ª posição
Padrão da raça: confira aqui
 
 

Energia f4
Gosto por brincadeiras f4
Amizade com outros cães f5
Amizade com estranhos f2
Amizade com outros animais f5
Proteção f2
Tolerância ao calor f4
Tolerância ao frio f4
Necessidade de exercício f4
Apego ao dono f4
Facilidade de treinamento f6
Guarda f6
Cuidados com a higiene do cão f5

 
 

Origem e história da raça

 
PetloveOs ancestrais do Pastor de Shetland foram os pastores da Escócia que também estão nas raízes do Collie e do Border Collie. Alguns desses cães eram bem pequenos, medindo cerca de 45 cm de altura. É quase certo que o Pastor de Shetland deriva desses primeiros cães do tipo Collie, que foram depois produzidos nas Ilhas Shetland. Alguns cães da ilha também podem ter tido um papel e mesmo o Cavalier King Charles Spaniel preto e castanho. A escassez de vegetação favorecia um gado menor e os cães necessários para pastoreá-los eram proporcionalmente menores. Em uma terra com poucas cercas, um pastor adaptado era essencial para manter o rebanho longe das terras cultivadas. Como todos os cães de fazenda, eles pastoreavam não apenas ovelhas, mas também pôneis e galinhas. Em algumas áreas distantes, era costume manter os animais em casa durante o inverno, e o amável cão pastor conquistou seu lugar como parte da família. Por causa desse isolamento do resto do mundo, a raça se definiu em um tempo relativamente curto. A frota naval britânica costumava frequentar as ilhas para manobras e levava filhotes para serem criados na Inglaterra. Os primeiros cães eram chamados de “toonie dogs” (“toon” era o termo usado em Shetland para “fazenda”), mas eles começaram a ser exibidos (por volta de 1906) como Shetland Collies. Os criadores de collies não aceitaram esse o nome, que foi mudado para Pastor de Shetland. A raça é muito mais chamada por seu apelido “Sheltie”. Nos primeiros anos na Inglaterra, criadores costumavam cruzar Shelties com Collies de pelo áspero na tentativa de melhorar suas características Collie. Essa prática gerou Shelties de tamanho acima da média e não voltou a ser feita. Acompanhando a imensa popularidade do Collie, o Sheltie se tornou o cão perfeito para famílias que procuravam um cão de estimação leal, marcante e de tamanho menor, e hoje é uma das raças mais populares do mundo.
 
 

Temperamento do Pastor de Shetland

 
SheltieO Pastor de Shetland é extremamente inteligente, sensível e com desejo de agradar. Essa combinação faz dele um cachorro muito obediente, que aprende rápido e muito devotado à família. Além de gentil, brincalhão, amável e companheiro, ele é ótimo com crianças, embora possa mordiscar calcanhares nas brincadeiras. Ele late bastante.
 
 

Como cuidar de um Pastor de Shetland

 
O Sheltie é enérgico, mas fica feliz com uma longa caminhada, uma corrida curta ou umas sessões de treino. Ele é muito ligado à sua família e deveria ser um cachorro da casa. Seu pelo cheio precisa ser escovado a cada dois dias.
 

Como educar e criar um cachorro perfeitamente

O melhor método pra você educar um cachorro é através da Criação Compreensiva. Seu cachorro vai ser:
 
Calmo
Comportado
Obediente
Sem ansiedade
Sem estresse
Sem frustração
Mais saudável
 
Você vai conseguir eliminar os problemas de comportamento do seu cachorro de uma forma empática, respeitosa e positiva:
 
– xixi fora do lugar
– lambedura de patas
– possessividade com objetos e pessoas
– ignorar comandos e regras
– latido excessivo
– e muito mais!
 
Clique aqui para conhecer esse método revolucionário que vai mudar a vida do seu cachorro (e a sua também).
 

Produtos essenciais para o seu cachorro

Use o cupom BOASVINDAS e tenha 10% de desconto na primeira compra!


 

Saúde do Pastor de Shetland

 
Principais Preocupações: dermatomiosite
Preocupações Menores: CEA, Atrofia Progressiva da Retina, triquíase, catarata, hemofilia, Doença De Legg-Perthes, luxação da patela
Vistos Ocasionalmente: PDA, surdez, epilepsia, vWD
Exames sugeridos: olhos, quadris, DNA para vWD
Expectativa de Vida: 12-14 anos
Observações: pode ser sensível a ivermectina. Merles não devem ser cruzados com merles. A geração de Merles homozigotos pode ser fatal ou afetar a saúde.
 
 

Preço do Pastor de Shetland

 
Você quer comprar? Saiba quanto custa um filhote de Pastor de Shetland. O valor do Pastor de Shetland depende da qualidade dos pais, avós e bisavós da ninhada (se são campeões nacionais, internacionais etc). Pra saber quanto custa um filhote de todas as raças, veja nossa tabela de preços aqui: preço de filhotes de cachorro. Veja aqui porque você não deve comprar um cachorro em classificados na internet ou em petshops. Veja aqui como escolher um canil.
 
 
Cães semelhantes ao Pastor de Shetland
 
Pastor Australiano
Bearded Collie
Pastor Belga
Border Collie
Collie
 

Tudo Sobre Cachorros

wp user thumbnail

Portal sobre cães com dicas, curiosidades, saúde, adestramento, raças e tudo que diz respeito ao mundo canino.

Conheça o nosso curso

ÚLTIMOS ARTIGOS