InícioSaúdeAlimentação25 alimentos tóxicos para cães

25 alimentos tóxicos para cães

O que posso dar para o meu cachorro comer?” – Muitos já se fizeram essa pergunta. Parece ser fácil de responder, mas na verdade não é tão fácil assim. Os cães se alimentam de forma diferente e seu organismo funciona diferente dos seres humanos. Não é porque podemos comer algo que não nos faz mal que um cão também pode. Então é bom a gente aprender o que pode fazer mal antes de oferecer para o cão.
 
As comidas a seguir mostraram-se ser TÓXICAS para os cães. A quantidade suficiente pra fazer mal ao cão vai depender normalmente do tamanho do cão e de quanto ele ingeriu. Como fica difícil prever se seu cão é resistente ou não, a dica é: não dê esses alimentos ao seu cachorro.
 
 

Comidas proibidas para cachorros

 

Abacate

O abacate tem uma substância chamada Persin. Para os humanos, tudo bem, mas é altamente tóxico para os animais, inclusive para os cães. Seu cachorro pode vomitar e ter diarreia apenas com uma pequena quantidade. Se você tiver plantação de abacate no quintal ou terreno, tenha muito cuidado. Uma dica é fazer uma cerca em volta dos pés de abacate.
 

Álcool

Cães jamais devem beber álcool: cerveja, vinho, vodka, qualquer um. O álcool prejudica o cão assim como os humanos, mas os danos são muito maiores. Apenas um pouco pode causar vômitos, diarreia, depressão do sistema nervoso central, problemas de coordenação, dificuldade pra respirar, coma e morte.
 

Cebola e alho

A cebola e o alho contêm uma substância chamada dissulfeto de n-propil, que altera a hemoglobina, provocando a destruição de glóbulos vermelhos e causando anemia, icterícia e sangue na urina. Se não for tratado, pode ser fatal. Se for diagnosticado a tempo, essa intoxicação pode ser revertida com transfusão de sangue. Na dúvida, proteja a saúde do seu amigo e não dê.
 

Café, chá, cafeína e outros

A cafeína em alta quantidade é tóxica para os cães. A cafeína costuma ser tóxica acima de 63mg por quilo de peso do cão.
 

Uvas e passas

Existem alguns casos reportados de cães que sofreram reações tóxicas ou morreram depois de ingerirem uma grande quantidade de uva ou uva-passa. A substância que causa essa intoxicação não foi identificada, mas causa um problema renal no cão.
 

Leite e derivados

O leite ou seus derivados (queijos, sorvete, etc) pode fazer muito mal para o cachorro, provocando vômitos, diarreia e alergias de pele. Algumas pessoas dão iogurte natural sem açúcar pro cachorro, mas converse com seu veterinário antes.
 

Macadâmia

Raramente fatal, a ingestão de macadâmias pode causar sérios sintomas, incluindo vômito, tremores, dores abdominais, confusão mental e problema nas juntas.
 

Doces

Doces, balas, pães, pasta de dentes e alguns produtos diet são adoçados com xilitol. Essa substância pode causar um aumento na insulina que circula no corpo do cachorro. Isso pode diminuir o açúcar do sangue e levar à insuficiência hepática (problemas renais). Sintomas iniciais: vômito, letargia, perda da coordenação. Podem ocorrer também convulsões.
 

Chocolate

Já falamos disso por aqui. Chocolate contém uma substância altamente tóxica para os cães, a Teobromina. Quanto mais escuro um chocolate é, mais Teobromina contém. Os sintomas de envenenamento aparecem quando o cão comeu acima de 45mg por peso; os cães podem falecer caso ingiram mais de 52mg por quilo. Uma vez que seu cão comeu o chocolate, não tem nenhum método ou antídoto que reverta a overdose de Teobromina.
 
Leia mais sobre os perigos do chocolate para o seu cão.
 

Carne gorda e ossos

A gordura das carnes pode causar pancreatite nos cachorros. E um osso pode sufocar seu cão, além de lascarem e obstruírem o sistema digestivo do cachorro. Alguns ossos são permitidos, consulte o veterinário.
 

Caquis, pêssegos e ameixas

O problema com estas frutas são as sementes ou caroços. As sementes de caqui podem inflamar o intestino delgado e obstrução intestinal. A obstrução também pode acontecer se o cachorro comer caroço de pêssego ou ameixa. O caroço do pêssego e da ameixa contém Cianeto, que é venenoso para cães e humanos. Só que as pessoas sabem que não podem comer, os cães não sabem. Se for dar uma dessas frutas, tenha certeza de que retirou o caroço.
 

Ovo cru

Existe uma enzima no ovo cru que pode interferir na absorção de vitamina B, causando problemas de pele e queda de pelo.
 

Carne e peixe cru

Tem que se tomar muito cuidado ao dar carne de boi, frango ou peixe pro cachorro, pois podem conter bactérias. A dica é congelar ou cozinhar bem antes. Verifique como congelar cada tipo de carne para matar as bactérias.
 

Sal

O sal não faz bem pras pessoas e nem pros cães. Aumenta a pressão arterial e pode provocar sede excessiva, xixi excessivo e intoxicação por íons de sódio. Muito sal pode inclusive causar a morte do seu cachorro.
 

Alimentos e bebidas açucarados

O excesso de açúcar prejudica os cães assim como os humanos: obesidade, problemas dentários e diabetes.
 

Batata e pele de batata

Se a pele da batata ou a batata em si está verde, ela contém uma substância chamada solanina. Isso pode ser tóxico, mesmo em pequenas quantidades, então sempre descasque ou retire qualquer parte verde antes de dar ao seu cão.
 
 
Muitas outras coisas podem prejudicar a saúde do seu cachorro como por exemplo fermento e bicarbonato de sódio, bem como a noz moscada e outros temperos. Mantenha sempre em um local onde seu cão não tenha acesso, de preferência um lugar alto ou uma gaveta com tranca.
 

Como educar e criar um cachorro perfeitamente

O melhor método pra você educar um cachorro é através da Criação Compreensiva. Seu cachorro vai ser:
 
Calmo
Comportado
Obediente
Sem ansiedade
Sem estresse
Sem frustração
Mais saudável
 
Você vai conseguir eliminar os problemas de comportamento do seu cachorro de uma forma empática, respeitosa e positiva:
 
– xixi fora do lugar
– lambedura de patas
– possessividade com objetos e pessoas
– ignorar comandos e regras
– latido excessivo
– e muito mais!
 
Clique aqui para conhecer esse método revolucionário que vai mudar a vida do seu cachorro (e a sua também).
 
Referência: Pet Health Center
 

Tudo Sobre Cachorros

wp user thumbnail

Portal sobre cães com dicas, curiosidades, saúde, adestramento, raças e tudo que diz respeito ao mundo canino.

Conheça o nosso curso

ÚLTIMOS ARTIGOS