InícioFases da vidaComo escolher o filhote de cachorro ideal

Como escolher o filhote de cachorro ideal

É tentadora a hora em que vamos conhecer uma ninhada cheia de cãezinhos fofos. Da vontade de levar todos pra casa. Mas essa é a hora crucial para que escolhamos aquele filhote que mais se adequa ao nosso estilo de vida e é o primeiro passo para evitarmos futuros problemas. “Olha que fofo, ele adora rosnar de brincadeira!”; “mãe, vamos levar aquele ali fofinho escondido embaixo da cadeira?” Não caia nessas armadilhas.
 
Um cão mais corajoso e que gosta de desafiar as pessoas e outros filhotes também pode simbolizar um desafio mais adiante na vida dos novos tutores.
 
Por outro lado, um cão medroso demais também pode se tornar agressivo/reativo, pois a agressividade vem do medo e da coação. O ideal é um cão intermediário. De olhar vivo, sem medo, mas que não seja desafiador. Um cão cauteloso na medida certa, sem ser medroso ou corajoso demais.
 
como escolher o filhote idealEscolhendo o cão certo pra levar pra casa é garantir um primeiro passo triunfante para se ter um melhor amigo ideal e feliz. Siga os passos a seguir quando for escolher um filhote em uma ninhada. Não esqueça, claro, de pedir pra ver a mãe e o pai dos filhotes. Caso a mãe ou o pai estejam presos, desconfie. Provavelmente são cães agressivos ou muito medrosos.
 
Os pontos em negrito são os fatores que você deve levar em conta quando for escolher. Boa sorte!
 
 

Como escolher o filhote de cachorro ideal

 
Passo 1
Comece colocando o bichinho no chão, em um lugar desconhecido. Afaste-se um pouco, agache e chame o pequeno com palmas, falando em um tom de voz suave a alegre. Observe então como o filhotinho vem até você.
– Se ele vier prontamente, com o rabo levantado, pular e até tentar morder nossa mão, temos um cachorro bastante corajoso.
– Se ele vier com o rabo levantado e apenas subir no colo, é um cachorro mais tranquilo e amigável.
– Se vier com o rabo baixo, é mais desconfiado.
– Se não vier, provavelmente é um cão mais medroso, que vai requerer mais trabalho de socialização com humanos e outros animais.
 
 
Passo 2
Levante-se e comece a andar.
– O filhotinho corajoso irá nos seguir prontamente, com o rabo levantado e mordendo nosso calcanhar.
– Se não for tão corajoso e desafiador, só irá seguir-nos com o rabinho levantado.
– Se for mais medroso ficará com o rabinho baixo.
– Se o cachorro não seguir, pode simbolizar um filhote mais independente (a não ser que ele fique escondido, aí é um filhote bem medroso)
 
 
Passo 3
Em seguida, pegue o filhotinho com todo cuidado do mundo (lembre-se ele é só um bebê e a última coisa que queremos é que ele fique assustado), coloque-o deitado no chão de barriga para cima e ponha então sua mão aberta sobre o peito dele. Observe sua reação.
– Filhotes mais desafiadores vão espernear mais, alguns vão até rosnar e tentar morder sua mão.
– Os muito tímidos vão ficar imóveis, com o rabinho entre as pernas e até fazer esforços para olhar nos seus olhos.
– Um filhotinho intermediário vai espernear e até ganir um pouco, parar, espernear mais um pouco, e assim até se acalmar.
 
Não se esqueça, é muito importante fazer isso com o máximo de gentileza possível. Não force o cachorro a nada.
 
 
Passo 4
Pegue o filhotinho com as duas mãos, coloque-o bem próximo do seu rosto, encare-o e observe sua atitude.
– Filhotes extremamente desafiadores vão rosnar e até tentar morder nosso rosto.
– Filhotes independentes, vão tentar ir embora.
– Filhotes muito medrosos e tímidos vão evitar contato com os olhos.
– Filhotes que tentarem lamber nosso nariz, são mais amigáveis.
 
Passo 5
Por último, deixe cair um molho de chaves no meio da ninhada.
– O corajoso vai imediatamente ver o que é.
– O intermediário vai hesitar, depois vai ver o que é.
– O medroso vai fugir.
 
 

Cuidados na hora de comprar um cachorro

 
– Primeiramente entre em contato com o Kennel Clube da sua cidade ou da capital do seu estado e peça uma lista de criadores idôneos da raça.
– Visite os canis, observe como os cães são tratados, a higiene do local onde vivem, e converse com o criador a respeito do filhote e dos pais, temperamento, pedigree etc.
– Outra dica importantíssima é com relação ao preço! Fique atento para o fato de que se trata de um cão caro (quem tem qualidade NÃO irá vender o filhote barato…) e o preço baixo pode vir acompanhado de desvios de temperamento e problemas sérios de saúde.
– Não compre cães em feiras, Pet Shops, anúncios em jornal e internet … prefira visitar e conhecer o canil onde o seu “futuro filhote” nasceu ou nascerá! Veja aqui porque você nunca deve comprar um cachorro em um petshop ou em classificados na internet – OLX, Mercado Livre ou Bom Negócio.
– Cuidado com filhotes muito pequenos e magrinhos… quanto menor o cão, mais delicado e frágil, sujeito a acidentes e menos resistentes às doenças. Cuidado!!! Não existem os termos bibelô, micro, mini e zero. Veja aqui os perigos do cachorro miniatura.
– Quanto mais o filhote se alimentar do leite materno, melhor para sua saúde e desenvolvimento. Você só deve levar o cão para casa depois dos 2 meses de vida! Vejo muitos criadores entregando filhotes com 45 dias de vida, o que é absurdo. Veja aqui a idade ideal pra tirar um filhote da ninhada.
– Um criador responsável irá fazer uma série de perguntas a respeito do seu estilo de vida, o que você espera de um cão, se tem criança pequena em casa, outros animais etc. Alguns criadores chegam mesmo a se recusar a vender um filhote caso achem que este não estará seguro e em “boas mãos”! Esses são criadores sérios.
 
E para finalizar: toda compra de cães deve ser feita com contrato! Este é essencial para garantir os direitos e deveres do vendedor e do comprador. Nunca abra mão do contrato.
 

Conteúdos importantes para você assistir o quanto antes:

Temos vídeos no canal onde explicamos detalhadamente sobre a compra de um cachorro. Assista todos para estar bem preparado:
 

 

 

 

 

Tudo Sobre Cachorros

wp user thumbnail

Portal sobre cães com dicas, curiosidades, saúde, adestramento, raças e tudo que diz respeito ao mundo canino.

Conheça o nosso curso

ÚLTIMOS ARTIGOS