Por que o cachorro fuça o lixo

Escrito por: Tudo Sobre Cachorros

De acordo com a maioria dos especialistas, os cães foram domesticados a partir dos lobos por seres humanos há milhares de anos. A especulação é que os lobos podem inicialmente ter sido capturados como filhotes ou domesticados devido à vida na proximidade das aldeias humanas. Por que esses lobos viviam perto das aldeias humanas? Para fuçar nosso lixo buscando alimento, naturalmente!
 
Na natureza, os lobos podem passar vários dias sem comer. Eles nem sempre são bem sucedidos em caçar todos os dias. Podemos considerar a comida que jogamos para fora lixo, mas para alguns cães, é apenas alimentos — fedido, pronto, aromático! É um buquê de aromas interessantes e emocionantes para eles.
 
cachorro-lobo
 
 

Cachorro rasgando lixo

 
Alguns cães desenvolveram o hábito de fuçar no lixo. Às vezes eles acham coisas boas para comer ou divertidas para mastigar. Quando eles estão tão engajados em um cheiro interessante, eles podem espalhar o lixo por toda a casa. O lixo pode ser semelhante a uma versão para cachorros de uma porção de pipocas — eles sabem que há um prêmio dentro.
 
Outros cães aprenderam que fuçar no lixo é uma boa maneira de conseguir a atenção de um dono, de modo que se torna um comportamento a procura de atenção. Seu cão pode ter feito a associação: “Toda vez que eu arrasto algo do lixo, minha mãe ou meu pai de repente começam a falar comigo e tentam tirar meu brinquedo novo”. É divertido para eles brincar e seus donos ainda os perseguem pela casa! Caso contrário, se o cachorro não tirasse algo do lixo, os proprietários não prestaria muita atenção nele.
 
cachorro-mexe-lixo
 

     

Como fazer o cachorro parar de mexer no lixo

 
Há várias coisas que você pode fazer para ajudar a manter seu cão longe do lixo.
 
1. Esconda o lixo
Este é o método melhor e mais fácil. Não deixe a tentação por aí. Coloque a lata de lixo em um armário ou despensa. Se seu cão aprendeu a abrir armários, use uma fechadura para crianças.
 
2. Tampe o lixo
Use uma lata de lixo com uma tampa apertada que não saia quando seu cão bate nela. Lixeiras modernas com sensores de movimento que abrem automaticamente a tampa não funcionam. Nem lixeiras com pedais ou tampas oscilantes. Os cães enfiam suas cabeças na tampas, e se uma lata for bastante pesada, às vezes, ele aprende a pisar no pedal e abrir a tampa. Você também pode colocar uma lixeira com trava na sua casa.
 
3. Experimente adestrar
O método que exige mais trabalho é o de ensinar seu cão a “deixar”. Primeiro ensine seu cão a virar-se ou afastar-se da sua mão enquanto segura um petisco. Uma vez que o cão aprendeu a frase “deixe”, então use essa frase toda vez que o cão vai perto do lixo. Quando ele volta ou se afasta, imediatamente lhe ofereça carinho e petisco. Quando não estiver com o cão, esconda a lata de lixo. Depois de sessões de treinamento repetidas, deixe o lixo para fora por períodos mais longos e ofereça petiscos e recompensas toda vez que o cão passeia pelo lixo e não para nele para investigar. Pode até mesmo dar um passo adiante e começar com uma lata de lixo que não contenha nenhum alimento. Então, em sessões de treinamento mais avançadas, atraia a lata de lixo com alimentos realmente interessantes para o cão. Veja aqui nossos artigos sobre adestramento.
 
 

Lixeira à prova de cachorro

 
Lixeira com trava é uma ótima opção imediata para impedir que seu cachorro mexa no lixo. Você pode encontrar uma no Mercado Livre.
 
Como sempre, consulte seu veterinário ou profissional em comportamento animal como um primeiro passo para lidar com um problema comportamental do seu animal de estimação.
 

   


176 Compart.
Compartilhar176
WhatsApp
Twittar
Pin