Por que o cachorro deita no chão quando vê outros cães

Escrito por: Tudo Sobre Cachorros

Deitar no chão é “uma solicitação para brincar”, diz Sharon Crowell-Davis, professora da Faculdade de Medicina Veterinária da Universidade da Georgia. Os cachorros usam linguagem corporal, incluindo várias solicitações para brincar, para comunicar suas intenções.
 
“Uma dessas [solicitações] é simplesmente deitar no chão, e outra é o que chamamos de reverência para brincar, em que as patas dianteiras inclinam-se para baixo e as traseiras sobem”, explica a Dra. Crowell-Davis. “Outra é levantar uma das patas dianteiras ao se levantar ou no arco de brincar, e acenar para o outro cão — essas são formas de convidar o outro cão para brincar”.
 
Veja aqui sobre a linguagem corporal dos cães
 
 

     

A importância da socialização

 
cachorro-submissoProblemas podem surgir quando outro cão não reconhece o significado por trás do gesto. “Tanto os cães como os gatos são espécies sociais, e isso significa que nascem com a capacidade de aprender o comportamento social apropriado específico da espécie e as respostas apropriadas de suas espécies, mas não nascem sabendo tudo”, diz a Dra. Crowell-Davis. Devido a esta curva de aprendizagem, a Dra. Crowell-Davis salienta a importância das aulas de socialização do filhote de cachorro e que seu filhote tenha experiências agradáveis com outros de sua espécie cedo e com frequência.
 
Veja também:
Como socializar cães filhotes
Como socializar cães adultos
 
Um cão que carece de experiências sociais significativas pode não saber o que uma reverência para brincar significa e poderia responder com medo, podendo até atacar o cão que realizou a solicitação. “Mas se você tem cães que cresceram com outros e aprenderam sinalizar, a linguagem dele e a etiqueta (um cão que saiba que se um cão faz isso, ele deve responder dessa maneira), então quando um faz solicitação para brincar o outro saberia”. Ou, ela acrescenta, talvez o cão não tenha vontade de brincar, nesse caso ele vai ignorar a reverência ou simplesmente deitar-se.
 
cachorro-subimisso
 
Outra fonte potencial de conflito surge quando, por exemplo, há um cão jovem na casa que gosta de brincar muito e um cão mais velho que gosta de brincar às vezes, mas nem sempre. “Podemos ver o cão mais novo solicitando ao cão mais velho, e às vezes o mais velho brincará e outras vezes ele vai apenas olhar”, diz a Dra. Crowell-Davis. “O cão mais novo tem que aprender a recuar.”
 

Você também vai gostar:
 
25 Shares
Share24
WhatsApp
Tweet
Pin1
  • GANHE uma Carteirinha de Emergência
  • GANHE um Calendário 2017
  • RECEBA dicas semanais de cuidados com seu cão