Enriquecimento ambiental para cães

Escrito por: Tudo Sobre Cachorros

Você sabe o que é Enriquecimento Ambiental? O Enriquecimento ambiental para cães é uma maneira inteligente de você gastar energia física e mental do seu cachorro e reconectá-lo com seus instintos primitivos. Isso faz com que o cachorro fique muito mais equilibrado, calmo e feliz.
 
Se você quer que o seu cachorro tenha uma vida mais feliz e consequentemente você também, comece a fazer o Enriquecimento Ambiental com ele e veja como tudo irá mudar!
 
Com um pouco de paciência e muito amor, a relação com seu cachorro pode ser muito melhor, mais saudável, mais equilibrada e mais feliz.
 
 

Vantagens do Enriquecimento Ambiental

 
– Aumento da auto-estima e da auto-confiança do cachorro
– Diminuição do medo/agressividade
– Gasto de energia física
– Gasto de energia mental
– Desenvolvimento da inteligência
– Reconexão com instintos primitivos
– Estímulo do olfato
 
enriquecimento-ambiental-para-caesExistem várias formas de você fazer o Enriquecimento Ambiental com seu cão, por exemplo, espalhar temperos em potes no alto pela casa para gerar uma mistura de odores e fazê-lo sentir cheiros diferentes. Esconder bolinha e petiscos para incentivar a caça e a campeã: oferecer as refeições do cachorro em brinquedos inteligentes.
 
Os brinquedos interativos fazem com que o cachorro desvende como ele fará para pegar a comida, estimulando o olfato, a inteligência e seu espírito caçador.
 
Você pode comprar diferentes brinquedos em petshops ou na internet (clique aqui para escolher e comprar) ou você pode criar seus próprios brinquedos em casa (veja aqui os vídeos que fizemos ensinando vários brinquedos).
 
A ideia é ter vários brinquedos diferentes para que seu cão alterne as formas de brincar e esteja sempre estimulado.
 

Observações importantes sobre o Enriquecimento Ambiental

– Após a refeição, guarde o brinquedo em um local seguro
– Monitore sempre o momento da interação do seu cachorro com o brinquedo
– Se você tiver mais de um cachorro, ofereça a comida em brinquedos diferentes e afastados um do outro
– Não deixe comida ou brinquedos recheados quando sair de casa se você tiver mais de um cachorro para evitar brigas/disputa por alimento
 
 

     

Meu cachorro não quer pegar a ração, o que faço?

 
Se seu cachorro não se sente estimulado para caçar a ração nos brinquedos, veja o que você pode fazer para estimulá-lo:
 
1) Esquentar a ração por 15 segundos no microondas para ativar o aroma
2) Oferecer um petisco premium que ele goste mais e usar o brinquedo entre as refeições (frutas, cenoura, pedaços de bifinho para cães)
3) Começar muito gradativamente, colocando a ração no chão, depois em cima do brinquedo, até que a ração estará dentro do brinquedo
4) Fazer a atividade quando seu cão estiver com fome, por isso o horário das refeições é o ideal, por exemplo, às 9 da manhã e 21h.
 

Ouça o especialista

 
Fizemos uma entrevista com o Bruno Leite, Terapeuta de Cães, a respeito do Enriquecimento Ambiental. Nesse vídeo ele explica TUDO sobre o assunto e dá várias ideias para fazermos em casa. Confira:
 


 

Tem DICAS IMPERDÍVEIS no nosso canal do YouTube!

canal tudo sobre cachorros

  • GANHE uma Carteirinha de Emergência
  • GANHE um Calendário 2017
  • RECEBA dicas semanais de cuidados com seu cão