Como pegar de volta um cachorro que se soltou ou fugiu

Escrito por: Tudo Sobre Cachorros

Você já teve um cão que escapou de seus braços ou carro ou casa? Qual é a primeira coisa que você faz? Se você é como a maioria das pessoas, o persegue. Eles correm e então você corre. Parece quase instintivo, não é?
 
REALMENTE É O INSTINTO que toma conta quando corremos atrás de nosso cão que fugiu. Não é apenas algo que fazemos quando nossos próprios animais se soltam, mas algo que fazemos quando o cachorro de um amigo sai de casa ou quando vemos um cão correndo pela rua ou pela rodovia. Há um vídeo recente mostrando policiais perseguindo um cão em uma rodovia na Califórnia. Eles nunca conseguiram pegá-lo.
 
Veja aqui como evitar que seu cachorro fuja de casa.
 
O problema com nosso primeiro instinto (perseguir) é que raramente nos aproxima de pegá-los. Na verdade, quanto mais corremos mais eles correm, e na maioria dos casos, eles correm ainda mais e mais rápido. Deve ser muito assustador ver um bando de pessoas perseguindo você. Um cão não para e se pensa: “Essa pessoa me faz mal?” Não. Provavelmente ele pensará: “Estou em perigo. Eu preciso correr!”
 
A verdade é que pode ser muito difícil ir contra o instinto de perseguir um cão que fugiu, mas nós realmente precisamos aprender, porque quando perseguimos corremos o risco de colocar a nós mesmos e ao animal solto em perigo.
 
O que é instintivo é exatamente o que pode colocar o cão em mais perigo.
 
Há muitas coisas que aprendi ao trabalhar em nosso abrigo animal local, mas as mais úteis foram a de como pegar de volta um cachorro que fugiu uma vez que ele escapou da sua coleira. Eu pensei que poderia ser útil compartilhá-las aqui na esperança de evitar que mais uma família e bom samaritano sinta a dor do que aconteceu com Marty. (Observe: elas podem não funcionar com todos os cães, mas têm funcionado com muitos.)
 
como-recuperar-cachorro-solto
 

O que fazer quando um cachorro escapa

 

Pare, recue e deite-se

Pode parecer bobagem, mas os cães acham o comportamento estranho. Quando você não os persegue e deita, um cão ficará curioso e muitas vezes voltará para ver se você está bem ou para ver o que você está fazendo.
 

Pare, recue e enrole-se como uma bola

Este também é um comportamento curioso para um cão. Porque você não está se movendo e suas mãos estão ao redor da sua cabeça, eles veem você menos como uma ameaça e virão verificar. Isso lhes dá a chance de cheirar você e perceber que é você, seu dono, ou permite que você faça carinho e agarre seu coleira.
 

Corra na direção oposta

O quê? Fugir do cachorro? É isso mesmo. Alguns cães adoram uma boa perseguição. Em vez de você persegui-los, deixe que eles o persigam. Mesmo que o cão não esteja preparado para uma boa perseguição, ele pode ficar curioso sobre seu comportamento estranho e segui-lo até que você possa levá-lo a um prédio ou carro ou em algum lugar onde é mais fácil para ele.
 

     

Sente-se com suas costas ou lateral para o cachorro e espere

Novamente, os cães ficam intrigados com este comportamento estranho e ficarão curiosos e se aproximarão. A outra vantagem é que, sentando-se com o seu lado ou as costas para eles, você parece menos ameaçador e eles ficarão mais propensos a abordagem. Se você tiver boas guloseimas, coloque algumas ao seu redor para atraí-los.
 

Abra uma porta do carro e pergunte ao cachorro se ele quer passear

Parece muito simplista e bobo para ser verdade, mas muitos cachorros são enganados para entrar no carro, porque eles foram convidados a passearem. Faz sentido, especialmente se o cachorro aprendeu a associar o carro com coisas boas (por exemplo, o parque).
 
Embora não seja uma garantia, são formas mais eficientes de recuperar um cachorro do que correr atrás dele. Um cão corre mais que você, dificilmente você irá alcançá-lo. A chave é lutar contra seu instinto de persegui-lo e fazer algo que não seja tão instintivo. Em vez disso, faça o que parece contra intuitivo para você e para o cachorro.
 

Você também vai gostar:
 
149 Shares
Share129
WhatsApp
Tweet
Pin20
  • GANHE uma Carteirinha de Emergência
  • GANHE um Calendário 2017
  • RECEBA dicas semanais de cuidados com seu cão