Como limpar o focinho de pug e bulldog

Escrito por: Tudo Sobre Cachorros

As dobras caracterizam o bulldog inglês, o bulldog francês, o pug, o shar pei e outros cães braquicefálicos. No entanto, as dobras faciais exigem limpeza regular para evitar germes e bactérias causadores de infecção. Limpar as dobras do focinho deve ser parte da sua rotina. Idealmente, você deve limpá-las todos os dias. Se não for possível, limpe-as várias vezes por semana.
 
 

Infecções nas dobras do focinho

 
Se as dobras do seu cachorro não forem limpas regularmente, ele poderá desenvolver infecções como a piodermite cutânea, que muitas vezes aparece na dobras do rabo. Cães com esta condição sofrem de pele inflamada, sensível, e podem começar a “correr” para aliviar o desconforto. A piodermite causa mau cheiro. Ela também pode afetar as dobras faciais. Se seu cachorro desenvolver uma infecção de pele, leve-o ao veterinário.
 
 

     

Necessidades de limpeza das dobras

 
Para limpar dobras do seu cachorro tenha vários produtos a mão, como lenços umedecidos sem álcool (clique aqui para comprar), óleo de bebê, bolas de algodão, panos limpos, amido de milho, pomada de óxido de zinco — encontrada em cremes para assadura — pomada antibiótica e pó medicamentoso para a pele. Não é preciso usar todos esses produtos sempre que limpar as dobras do seu bulldog, mas é bom tê-los a mão se notar problemas.
 
limpar-focinho-pug
 

Como limpar as dobras do focinho

 
A receita do Western Michigan Bulldog Club é para limpeza diária das dobras. Ela consiste em limpá-las com um pano úmido e macio e depois secá-las suavemente. No entanto, se as dobras do seu pug/bulldog/shar pei exigem uma limpeza mais profunda, ou se estão sujas com alimentos ou detritos, use lenços umedecidos para limpá-las. Esfregue o lenço profundamente na ruga. Após a secagem, use o creme para assaduras. Se a área estiver vermelha ou irritada, use um creme antibiótico ou um prescrito pelo seu veterinário.
 
Compre aqui lenço umedecido sem álcool.
 

Tem DICAS IMPERDÍVEIS no nosso canal do YouTube!

canal tudo sobre cachorros