Como fazer o cachorro engordar

Escrito por: Tudo Sobre Cachorros

Antes de começarmos a falar sobre isso, é importante que você saiba que o seu cão deve ter um peso ideal, nem muito magro nem muito gordo. A obesidade canina é um problema sério que pode acarretar várias complicações de saúde e encurtar a vida do seu cachorro.
 
Assim como nós seres humanos, engordar não é uma questão de comer mais calorias para atingir esse objetivo. É importante ter QUALIDADE na alimentação para ganhar peso com saúde e sem nenhum mal para a vida. Por isso, se você alimentar seu cão da forma errada como dar doces, gordura (queijos) ou pão, você pode fazer muito mal pro seu cachorro e inclusive torná-lo diabético. Veja aqui os alimentos tóxicos para cães.
 
Veja abaixo a imagem que mostra como deve aparentar seu cachorro no peso ideal:
 
como saber se o cachorro esta gordo
 

Motivos para o cachorro estar perdendo peso

 

Ração de má qualidade

É importante que você dê uma ração Super Premium para seu cachorro. As rações Standard e Premiums tem menos qualidade nutricional e pode não suprir todas as necessidades do seu cachorro. Veja aqui as rações Super Premium.
 

Alimentação Natural mal feita

A AN é um estilo de alimentação feita com alimentos naturais em vez da ração. Porém, é preciso que o cardápio seja elaborado por um veterinário nutricionista e não da cabeça do tutor. Os tutores normalmente não sabem os nutrientes necessários para seu cão, por isso é muito importante o acompanhamento médico.
 
cachorro-magro

     

Restos de comida

Muitas pessoas substituem a ração por restos de comida, achando que estão fazendo um bem para o cão. Mas a nossa comida não é adequada para os cães, nós temos organismos diferentes. Veja aqui porque você não deve dar restos de comida pro seu cachorro.
 

Doenças

Algumas doenças fazem os cachorros perderem peso ou terem dificuldade de engordar. Antes de se desesperar, leve seu cachorro no veterinário para um checkup completo e eliminar problemas de saúde.
 

Rejeição da ração

Alguns cachorros podem enjoar da ração e se recusar a comer. A recusa da comida também pode ser em decorrência de dor, doença ou mesmo calor.
 
Veja abaixo nosso vídeo sobre cães que enjoam da ração e como resolver esse problema:

Conheça nosso canal, o maior sobre cães do YouTube Brasil:

canal tudo sobre cachorros