Casal separado: quem fica com o cachorro?

Escrito por: Tudo Sobre Cachorros

Recebemos muito essa dúvida através do nosso e-mail. Um casal feliz adquire um cãozinho como membro da família mas infelizmente as coisas não saem como planejado e o casal decide se separar. Mas então, quem fica com o cachorro que antes pertencia aos dois? Vamos ajudá-lo a tomar essa decisão.
 
Antes de mais nada, devemos dizer que não existe uma lei que regulamente a guarda de um pet. Ou seja, caso entrem na justiça, vai depender do juiz que estará encarregado do caso.
 
Há algum tempo houve um caso em São Paulo em que o casal brigou pela guarda do cachorro. O desembargador Carlos Alberto Garbi, relator, disse: “a noção de ´direitos dos animais´ tem suscitado importante debate no meio científico e jurídico, a respeito do reconhecimento de que gozam de personalidade jurídica e por isso são sujeitos de direitos. É preciso – como afirma Francesca Rescigno – superar o antropocentrismo a partir do reconhecimento de que o homem não é o único sujeito de consideração moral, de modo que os princípios de igualdade e justiça não se aplicam somente aos seres humanos, mas a todos os sujeitos viventes.”
 

casal separa quem fica com cachorro

casal separa quem fica com cachorro


 
Se entrar na justiça e contar com a decisão de um juiz não é o seu caso, vamos ajudar você e seu cônjuge a decidir com quem o cachorro deve ficar, do ponto de vista do que é melhor para a vida do cão. Vamos lá.
 
 

Com quem deve ficar o cachorro em caso de separação do casal

 

Quem tem mais tempo para passear e dar atenção ao cão

Não adianta o cachorro ficar com um dos donos se essa pessoa passa 12 horas fora de casa e não terá tempo para dispensar a atenção necessária ao cão, que poderá desenvolver Ansiedade de Separação.
 

Quem o cachorro prefere

Normalmente os cães são mais apegados a um dos donos. Respeitar essa preferência do cachorro é algo a se levar em consideração.
 

Quem o cachorro obedece mais

É comum um dos integrantes do casal ter mais pulso firme e ser considerado o líder da matilha. Isso é fácil de identificar, basta observar quem o cão obedece e respeita mais. Tirar um cão de perto do seu líder pode não ser bom para o seu psicológico.
 

     

Quem tem melhores condições financeiras

Um cachorro demanda gastos como visitas ao veterinário, vacinas, medicamentos e ração de boa qualidade. Se um dos cônjuges tem uma condição financeira consideravelmente melhor, é bom levar isso em conta.
 
Nada impede que quem não ficar com o cachorro fique com ele de vez em quando, pegue no fim de semana, cuide quando o outro for viajar… Mas é importante para os cães terem um lar fixo.
 
Esperamos ter ajudado!
 

Você também vai gostar:
 
0 Shares
Share
WhatsApp
Tweet
Pin
  • GANHE uma Carteirinha de Emergência
  • GANHE um Calendário 2017
  • RECEBA dicas semanais de cuidados com seu cão