InícioSaúdeAlimentaçãoRações para cães idosos

Rações para cães idosos

Uma vida saudável é algo que qualquer tutor deseja aos seus amigos de quatro patas. Assim como nós seres humanos, os cães chegam na “melhor idade”, ou seja, alcançam a sua fase de velhice e, muitas vezes, possuem os mesmos problemas de saúde que nós. Muitos tutores de cachorros tem uma ideia errada sobre os cães idosos, visto que muitos acreditam que são animais que não servem mais para fazer a guarda da casa, e de forma covarde, abandonam seus pets para virarem cães de rua. A verdade é que o cão idoso pode ter quase a mesma saúde e ritmo de um animal jovem, e o que vai dizer isso é a vida que ele teve na sua fase de filhote e adulto. A fase idosa é apenas o reflexo da fase jovem.
 
Assim como os animais ditos como jovem, os cães idosos necessitam de cuidados especiais, principalmente no que se refere a alimentação. As doenças mais comuns nos idosos são a diabetes, problemas articulares e a hipertensão arterial, sendo o principal vilão de todos esses problemas, a obesidade. O animal que está bem acima do peso não significa necessariamente que está com saúde e bem-estar. Muito pelo contrário, pode significar alguns tipos de doenças.
 
 

Ração macia para cães idosos

 
Sabendo disso, a indústria pet desenvolveu uma ração indicada para os cães nessa fase tão importante, que é a velhice. No mercado atualmente, essa ração específica vem dominada como ração sênior por alguns fabricantes. Essas rações são feitas especialmente para esse grupo de cães, visto que contém certos componentes, como: Condroitina e Glucosamina auxiliando as articulações, como também os grãos que são feitos para facilitar a mastigação, pois os cães idosos normalmente possuem problemas dentários como tártaro ou mesmo poucos dentes na boca.
 
 

Com que idade um cachorro deve comer ração para idosos

 
Os cães são considerados idosos dependendo do seu porte, isto é, quanto maior é o cão mais cedo chega à sua fase geriátrica, como quanto menor seu tamanho, a tendência é que o envelhecimento seja mais tarde comparado com os grandes. De uma forma bem genérica, os cães começam a se tornar idosos aos 7 anos de idade. Hoje em dia no mercado existem vários tipos de rações a serem oferecidas de acordo com a idade e o porte do seu animal de estimação, sendo algumas delas indicadas a partir de sete, oito e até doze anos de idade. A dica que damos é que você escolha a marca da ração (ou siga a mesma marca que seu cachorro já come) e olhe na embalagem “a partir de X anos”.
 
Veja algumas marcas de ração senior:
 
Clique aqui para ver todas as opções e comprar.
 

Ração para cães idosos Royal Canin

A linha da Royal Canin para cães idosos chama-se Ageing. Para raças pequenas, recomendam para cães acima de 12 anos. Para raças médias, acima de 10 anos. E para raças grandes, acima de 8 anos de idade. Basta olhar a embalagem e escolher de acordo com o porte do seu cão.
racao-royal-canin-caes-idososClique aqui para ver todas as opções da Royal Canin.
 

Ração para cães idosos Premier

A Premier disponibiliza a ração normal para idosos e também a linha Ambientes Internos para raças pequenas.
racao-premier-idososClique aqui para ver as opções da Premier.
 
Outras marcas de ração para idosos (clique para ver os preços):

Golden

Fórmula Natural

Hill’s

Equilíbrio

Guabi Natural

Biofresh

 
Clique aqui para ver todas as opções de ração senior e comprar.
 
 

Qual a ração ideal para cachorro idoso

 
Quem irá determinar qual ração é mais indicada para seu pet idoso consumir é o médico veterinário de sua confiança. É importante enfatizar, que a partir dos 7 anos o seu cão necessita visitar o médico veterinário pelo menos uma vez ao ano para que tenha um acompanhamento contínuo de um profissional. Veja aqui como monitorar seu cão idosos para sinais de doenças. O check up anual é imprescindível, visto que nessa fase pode ocorrer o aparecimento de certas doenças crônicas, como diabetes, artrose entre outras. Nunca abandone seu animal nessa fase da vida dele, pois ele necessita de um cuidado maior. Lembre-se: não abandone seu cão, pois ele jamais abandonaria você.
 
Veja outros artigos sobre alimentação que vão ajudar você:
 
> Rações que diminuem o odor das fezes
> Como escolher a ração perfeita pro seu cachorro
> O que fazer se o cachorro enjoar da ração
> Como fazer a troca da ração corretamente pro cão não passar mal

 
Quer trocar a marca da ração do seu cachorro?
 
Veja nosso vídeo ensinando a fazer a troca correta:

Dr. George Schmalz

wp user thumbnail

Veterinário especializado em Microbiologia. Apaixonado pelos estudos da Medicina Veterinária, decidiu seguir a carreira de Professor Universitário, sendo o professor responsável pelas disciplinas: Farmacologia Veterinária, Anatomia Animal Comparada I e Anatomia Animal Comparada II na Universidade Nilton Lins.

Conheça o nosso curso

ÚLTIMOS ARTIGOS