InícioSaúdeAlimentaçãoAté que idade o cachorro come ração de filhote?

Até que idade o cachorro come ração de filhote?

Os cães necessitam de uma alimentação de excelente qualidade para um crescimento saudável. Sabendo disso, as indústrias pets brasileiras criaram vários tipos de ração, de acordo, é claro, com a necessidade de cada animal. É extremamente comum ouvirmos na rotina clínica médica-veterinária tutores perguntarem sobre que ração comprar para seus cães, como também, em que idade trocar a ração de filhote para de adultos.
 
Veja aqui a diferença entre ração Standard, Premium e Super Premium.
 
Veja aqui as marcas de ração e em que categoria se encaixam.
 
Essa dúvida é muito pertinente, visto que o animal, ao crescer e deixar sua fase de filhote, começa a ter outras necessidades nutritivas, sendo necessária neste caso, a utilização da ração destinada a cães adultos.
 
 

Posso alimentar o cão adulto com ração para filhotes?

 
É importante enfatizar que jamais se deve ofertar ração de cães adultos para filhote e vice-versa. Um desequilíbrio nutricional pode acarretar sérios problemas de saúde para seu animal.
 
 

Com que idade um cachorro é considerado adulto?

 

ate-que-idade-cachorro-racao-filhote
A idade que um cão fica adulto depende do porte.
Os cães domésticos possuem muitas raças e portes, fazendo com que cada uma possua suas características e necessidades próprias. Ao contrário do que muita gente pensa, os cães não necessariamente se tornam adultos com 1 ano de idade (12 meses). Essa afirmação pode até ser considerada verdadeira quando se é apontado certas raças que são classificadas como porte pequeno ou porte médio. Já os cães de raças que chegam a um porte grande ou gigante não são considerados “cães adultos” aos 12 meses de vida. Normalmente, os cães que possuem estes portes se tornam adultos em 18 meses ou até mesmo 24 meses (2 anos de idade). Para um entendimento melhor, segue abaixo a classificação de acordo com o porte e seu amadurecimento.
 
cachorro-considerado-filhote
 
Porte Pequeno: Essa classe de cães é a preferida para companhia. Normalmente, eles são criados dentro de casa, sendo na maioria das vezes criados em apartamentos, já que seu tamanho não necessita de tanto espaço como animais maiores. Eles pesam no máximo em torno de 10 kg. Sua vida adulta se inicia entre 10 a 12 meses de idade.
 
Porte Médio: Normalmente são cães ótimos para quem tem casa, visto que necessitam um pouco mais de espaço comparado com os de raça pequena. Pesam entre 11 a 25 kg e sua maturação ocorre as 12 meses de vida.
 
Porte Grande: São animais que necessitam de bastante espaço para ter uma vida de qualidade. O seu peso varia de 25 a 40 kg. É considerado adulto aos 18 meses de idade.
 
Porte Gigante: Esses animais devem ser criados em casas que possuem um quintal grande ou em chácara. Pesando na sua fase adulta mais de 40 kg, só é considerado um cão adulto aos 2 anos de idade.
 
É importante que a troca de ração de filhote para de cão adulto seja feita de forma gradual e não de um dia para o outro. Por mais que seu animal adore a ração de filhote, quando ele tornar-se adulto fica obrigatória a troca de ração, visando suprir a necessidade nutricional da fase adulta. É sempre importante o tutor conversar com o médico veterinário de sua confiança para escolher a melhor ração para seu cão.
 
Caso você vá trocar a marca/tipo a ração do seu cachorro, faça isso da forma correta! Veja aqui como trocar a ração pro seu cachorro não passar mal.
 
Você também pode ver o vídeo abaixo onde a Halina ensina como fazer a troca:
 


 

Como educar e criar um cachorro perfeitamente

O melhor método pra você educar um cachorro é através da Criação Compreensiva. Seu cachorro vai ser:
 
Calmo
Comportado
Obediente
Sem ansiedade
Sem estresse
Sem frustração
Mais saudável
 
Você vai conseguir eliminar os problemas de comportamento do seu cachorro de uma forma empática, respeitosa e positiva:
 
– xixi fora do lugar
– lambedura de patas
– possessividade com objetos e pessoas
– ignorar comandos e regras
– latido excessivo
– e muito mais!
 
Clique aqui para conhecer esse método revolucionário que vai mudar a vida do seu cachorro (e a sua também).
 

Dr. George Schmalz

wp user thumbnail

Veterinário especializado em Microbiologia. Apaixonado pelos estudos da Medicina Veterinária, decidiu seguir a carreira de Professor Universitário, sendo o professor responsável pelas disciplinas: Farmacologia Veterinária, Anatomia Animal Comparada I e Anatomia Animal Comparada II na Universidade Nilton Lins.

Conheça o nosso curso

ÚLTIMOS ARTIGOS