InícioSaúdeCuidadosCachorro com cheiro muito forte

Cachorro com cheiro muito forte

Já falamos algumas vezes aqui no site e no nosso Facebook: cachorro tem cheiro de cachorro. Se a pessoa se incomoda com o cheiro característico dos cães, não deveria ter um, pode optar por um gato ou qualquer outro animal de estimação.
 
A teoria de que tem que dar banho toda semana (já vimos gente dando dois banhos por semana) é completamente errada. Cachorro não é gente que precisa de banho com frequência. Dar muito banho produz o efeito inverso: você tira a proteção da pele do cão, ele produz mais sebo e fica com o cheiro mais forte. Veja aqui a frequência ideal dos banhos.
 
Agora, se seu cachorro está apresentando um cheiro mais forte do que o normal, é bom investigar porque isso pode ser ocasionado por diversos fatores que precisam de tratamento.
 

Problemas de pele

Se o seu cachorro está com um cheiro de terra ou algo semelhante, ele pode estar com alguma doença de pele. Reações alérgicas, infestação por parasitas (pulgas), fungos (malassézia) ou bactéria pode causar um odor forte.
 

Problemas de ouvido

Quando o cachorro está com otite (infecção de ouvido), ele produz mais cera e essa cera especificamente tem um odor muito forte. Se sentir um cheiro forte do seu cachorro, cheire as orelhas pra ver se vem daí. Observe se está com vermelhidão ou com excesso de cera e se essa cera é escura. Leve-o ao veterinário pois ele vai precisar de medicamentos específicos dependendo do problema.
 
cachorro cheiro forte
 

Gases

Pode parecer engraçado, mas muitos cães tem gases, principalmente Bulldogs e Pugs. A quantidade de gases pode depender da ração, algumas provocam mais gases que outras. Cada cachorro se adapta melhor com uma ração, o jeito é testar mesmo. Mas não troque de uma ração pra outra rapidamente, veja aqui como fazer a troca da ração. Caso não resolva, ele pode estar com um problema gastrointestinal.
 

Glândulas anais

No ânus existem duas glândulas que de vez em quando entopem e começa a sair uma secreção com um cheiro podre. É preciso levar o cão no veterinário para que o profissional esvazie essas glândulas. Veja aqui sobre esse problema.
 

Carcaça de animais

Cachorros gostam de se esfregar em várias coisas para disfarçar o próprio cheiro e passar despercebido numa caçada (é instinto). Portanto, é comum que cães de campo e fazenda saiam e se esfreguem em carcaças de animais ou até fezes de outros animais.
 

Mau hálito

Observe se seu cachorro está com mau hálito. Veja aqui as causas do mau hálito em cães e como resolver esse problema.
 

Cachorro molhado

Seu cachorro fica muito no lago ou na piscina? Quando os cães estão molhados, eles tem um cheiro bem característicos. Mantenha seu cão sempre seco e após o banho seque com uma toalha felpuda e depois com secador morno pra não deixar o cão úmido.
 
Independentemente da causa, sempre tem uma solução. Mas por favor, não queira tirar o cheiro de cachorro do seu cachorro com banhos muito frequentes, perfumes, etc. Cachorro tem um cheiro natural de cachorro sim e normalmente nós, tutores, AMAMOS!
 

Tudo Sobre Cachorros

wp user thumbnail

Portal sobre cães com dicas, curiosidades, saúde, adestramento, raças e tudo que diz respeito ao mundo canino.

Conheça o nosso curso

ÚLTIMOS ARTIGOS