Neguinho e sua luta contra a Cinomose: ele venceu! | Tudo Sobre Cachorros

Neguinho e sua luta contra a Cinomose: ele venceu!

Escrito por: Tudo Sobre Cachorros Atualizado em 11/09/2015

A Cinomose é uma doença que assusta muitos donos de cães. Primeiramente, porque pode ser fatal. Em segundo lugar, muitas vezes a Cinomose deixa sequelas irreversíveis como paralisia das patas e problemas neurológicos.
 
A Tânia nos mandou por e-mail a história do Neguinho, que há 4 meses contraiu Cinomose. O objetivo aqui é relatar um caso real da doença e uma história com final feliz, para dar esperança àqueles que lutam contra a Cinomose.
 
Vamos ao relato da Tânia:
 
“Neguinho foi adotado por mim e meu esposo em setembro de 2014 com 3 meses de vida.
 
cinomoseAlém dele, também pegamos o Lucky, que também estava para doação, pegamos os dois pois queríamos que um fosse companheiro do outro. E assim foi. Sempre prezamos pela saúde deles, tendo em dia as vacinas e vermífugos. Neguinho sempre foi um cachorro muito esperto, corria e latia o tempo inteiro atrás do outro cachorro (mesmo sendo menor), subia em cima da casinha, não havia o que segurasse nosso menininho.
 
Em março de 2015 percebemos que em um dia o Neguinho amanheceu meio cabisbaixo, sem ânimo e rejeitando até o ossinho que ele tanto amava devorar; após esse dia ele começou a emagrecer, mesmo comendo a ração normalmente. Começamos a dar uma vez por dia uma vitamina de ferro, para abrir o apetite, porém a magreza continuou. Em um sábado fui dar banho neles, e me assustei ao ver o quanto o Neguinho estava magro. Na segunda à tarde levamos para o veterinário, onde o mesmo constatou que ele estava com a doença do carrapato, mandou continuar a vitamina e nos passou um antibiótico, e falou que tínhamos que orar, para que todas as vacinas fizessem efeito, pois como ele estava com a imunidade baixa, corria-se o risco de contrair a Cinomose. Já havíamos lido sobre esta doença, e sabíamos que ela era destrutiva.
 

cinomose

Neguinho antes de contrair a Cinomose


 
 
Na quarta-feira ao chegar do trabalho, percebemos que o Neguinho estava diferente, não vinha até nós, e quando podia fugia para o fundo do quintal; parecia que não nos reconhecia como seus donos. Neste momento nossos corações se desesperaram. Visto que sabíamos que este era um dos sintomas da Cinomose, que faz com que o cérebro do cachorro inflame, causando esta reação de não reconhecimento.
 
Na quinta de manhã, vi que ao levantar as perninhas do Neguinho balançaram, ao andar, parecia que ele estava bêbado, suas pernas não afirmavam direito. Ao chegar no trabalho, liguei no mesmo instante para o veterinário, e só pelo que comentei ele confirmou o diagnóstico. A partir deste dia ele começou a tomar o Soro Cinoglobulin, tendo um intervalo de 5 dias. Neguinho parou de latir.
 
cinomose

Neguinho parou de andar.


 
 
Infelizmente essa doença ataca o sistema nervoso do cachorro, em cada animal a reação pode ser diferente: secreção nos olhos e nariz, dificuldade no andar, convulsões, comer sozinho, tomar água, alucinação, espasmos no abdômen, entre outras e até causar a morte.
 
A partir deste dia, uma luta foi travada em casa contra essa doença…. Mudamos a alimentação dele. Fazia sopa de legumes (beterraba, cenoura, brócolis ou couve) com carne ou fígado de galinha ou boi e batia no liquidificador, dava água na seringa, visto que a língua dele enrolava, fazia suco (beterraba, cenoura, banana, maça) para aumentar a imunidade, tudo que estava no meu alcance eu fazia sem pensar duas vezes. Quantas vezes chorei desesperadamente, pedindo para Deus que se aquela doença fosse mais forte que ele, que Deus o levasse, e não permitisse que ele e nós ficássemos sofrendo; pois a eutanásia eu nunca faria. Neste período ele ainda andava, mas caia muito; e durante a noite tinha alucinações onde ficava perambulando a noite inteira pelo quintal, então começou a tomar Gardenal toda noite para dormir.
 
Até que no dia 25/05, Neguinho caiu no corredor de casa e não levantou mais. A luta e os cuidados aumentaram… neste período além do Gardenal, tomava Aderogil, Hemolitan e Citoneurin (não dê medicamentos ao seu cão sem a prescrição do veterinário), todos intercalados no decorrer do dia.
 
Como doía vê-lo desesperado por querer fazer suas necessidades, porém ele não podia sair do lugar… e acabava tendo por fazer onde estava. Neguinho ficou pesando 7 kilos nesta fase da doença, seus braços machucaram de tanto ele mexer tentando levantar, e seu pescoço ficou torto, praticamente perdeu a visão e reflexos, não ouvia direito.
No dia 15/06 o veterinário informou que a doença estava estabilizada e que teríamos que tratar as sequelas, então poderíamos começar a fazer a acupuntura. Iniciamos em 19/06, onde além da sessão a veterinária acupunturista passou exercícios de escovação nas patas com lixa, e bolinha, estimulando assim a memória; inicialmente não achávamos que faria diferença, mas a melhora foi surgindo levemente.
 
cinomose

Primeira melhora de Neguinho após a acupuntura.


 
 
Levei um susto quando vi que o Neguinho moveu seu pé, quando uma mosca encostou. Ali nosso ânimo aumentou. Na terceira semana de acupuntura a veterinária forneceu uma bola para estimularmos os pés a ficarem na posição correta, visto que os mesmos eram moles pois seus músculos haviam atrofiado por não os exercitar. Assim foi. Todo tempinho que tínhamos estamos escovando ou fazendo o exercício na bola. Até que seus pezinhos foram firmando, começamos a segura-lo para tentar andar, porém seus pés enrolavam, mas não desanimamos… após a 5 sessão de acupuntura ele já estava sentando e seu peso era 8,600 kg; neste período na sopa eu batia junto a ração, e inseria no momento de alimenta-lo os grãos. A cada semana seu peso melhorava.
 
cinomose

Conseguindo sentar após 4 sessões de acupuntura.


 
cinomose

Após acabar a acupuntura.


 
 
Hoje, o Neguinho anda sozinho, ainda cai… bem pouco; ainda não voltou a latir, tenta correr, a visão e reflexo estão quase totalmente recuperados, ouve bem, dá seus pulinhos… faz suas necessidades em outro local, come sozinho… ainda estamos com a alimentação das sopas com ração e inserindo a vasilha com água para ele tomar sozinho, e a cada dia percebemos uma melhora. Por mais que ainda não tenha se recuperado totalmente e voltado a ser como antes, sabemos que vencemos esta doença.
 
cinomose

Neguinho finalmente andando novamente.


 
cinomose

Neguinho com o peso recuperado.


 
 
Quem estiver passando por isso, não desista; por que eles nunca desistiriam de nós.”
 
Caso você queira conversar com a Tânia, envie um e-mail pra ela: [email protected]
 

Snapchat Tudo Sobre CachorrosInstagram Tudo Sobre Cachorros

Ganhe um Calendário 2016

Assine GRÁTIS a Newsletter, receba os artigos no seu e-mail e ganhe um lindo Calendário 2016 pra você baixar e imprimir!

Mãe de cachorro?

Junte-se a nós!

Cadastre-se para conhecer a DogHero, serviço de hospedagem para cães, e receba toda semana novidades do mundo canino.