Por que o cachorro demora tanto pra fazer cocô? | Tudo Sobre Cachorros

Por que o cachorro demora tanto pra fazer cocô?

Escrito por: Tudo Sobre Cachorros Atualizado em 27/05/2015

Você já se perguntou porque seu cachorro demora tanto pra fazer cocô? Ou porque ele fica dando aquelas voltinhas logo antes? Será que isso quer dizer alguma coisa? Veja outras dicas de psicologia canina aqui.
 
Para cachorros, fazer cocô na rua é mais do que simplesmente aliviar uma necessidade. Por isso eles demoram tanto farejando e encontrando o lugar perfeito para fazer. É uma maneira deles demarcarem o território e eliminar o cheiro de outros cães que tenham passado por ali. Enquanto a urina é a forma mais comum de “comunicação”, quando os cães fazem cocô, a pressão nas glândulas do ânus podem levar essas glândulas a eliminar um cheiro específico no cocô. Os cães também pressionam essas glândulas quando estão assustados, então às vezes o cocô pode alertar outros cães de algum perigo.
 
Mas por que os cachorros dão mil voltinhas antes de finalmente fazerem cocô? O Dr. Zangara, do Hospital Animal de Roosevelt, em NY, explica os motivos dessa “dança”.
 
1. Por que os cachorros andam em círculos antes de fazer cocô?
R. Circulando e inspecionando o local, os cachorros fazem com que aquela região seja confortável e segura para eles fazerem as necessidades, porém nem todos os cães fazem isso.
 
cachorro fazer coco2. Por que alguns cães fazem cocô parado e outros ficam andando enquanto fazem cocô?
R. Alguns andam durante a defecação para facilitar a saída das fezes. Outros fazem apenas como um comportamento estranho.
 
3. Além de demarcar o território, existe alguma outra razão pela qual os cães demoram tanto para encontrarem o local perfeito?
R. Além de demarcar o território, os cães se comunicam uns com os outros pelo xixi e pelo cocô. Deixar urina ou fezes em um local é como deixar um cartão de visitas: “eu estive aqui”.
 
4. Eu devo me preocupar se meu cachorro demora tanto pra fazer cocô?
Se seu cão demora muito tempo pra defecar pode ser um sinal de prisão de ventre. Pode ser irritação, stress ou até um problema mais sério como obstrução intestinal, tumor ou hérnia. É sempre bom levar ao veterinário e relatar o problema.
 
5. Tem algo que eu possa fazer pro meu cachorro fazer cocô mais rápido?
Você pode tentar passear com seu cachorro cerca de 20 a 30 minutos depois de uma refeição, que é normalmente quando ele vai sentir vontade de “ir ao banheiro”.
 

Snapchat Tudo Sobre CachorrosInstagram Tudo Sobre Cachorros

Ganhe um Calendário 2016

Assine GRÁTIS a Newsletter, receba os artigos no seu e-mail e ganhe um lindo Calendário 2016 pra você baixar e imprimir!

Mãe de cachorro?

Junte-se a nós!

Cadastre-se para conhecer a DogHero, serviço de hospedagem para cães, e receba toda semana novidades do mundo canino.