InícioSaúdeCuidadosManchas de lágrima - Lágrima ácida em cães

Manchas de lágrima – Lágrima ácida em cães

Muitos tutores de cães de determinadas raças reclamam de manchas de lágrimas em seus cães. Isso, na medicina veterinária, é chamado de Epífora.
 
Assim como os humanos, os cães produzem uma secreção nos olhos, as lágrimas, para manter os olhos lubrificados e livres de corpos estranhos (pelos, ciscos, etc). Na maioria das raças, essas secreção é drenada pelo ducto nasolacrimal, porém, em algumas raças a lágrima acaba “vazando” e atingindo a região externa dos olhos. Quando essa lágrima está muito ácida, ela acaba manchando a região.
 
As raças que normalmente apresentam manchas de lágrima são: Cavalier King Charles Spaniel, Poodle, Maltês, Bulldog Francês, Bulldog Inglês e Shih Tzu, embora outras raças não estejam totalmente livres das manchas.
 

manchas de lágrima ácida
As raças mais propensas a manchas de lágrima.

 
 
As manchas de lágrima acontecem porque o ducto lacrimal não consegue absorver toda a lágrima produzida e há, assim, um derramamento de lágrima na região. Quando entra em contato com os pelos, a lágrima sofre a ação de bactérias que existem na pele e na pelagem. Daí ocorre a alteração da cor dos pelos da região.
 
 

Possíveis causas das manchas de lágrima

 
No caso dos cães braquicefálicos (de focinho achatado, como o Bulldog Inglês e o Bulldog Francês), o derramamento das lágrimas tem a ver com a anatomia da face. Como o globo ocular é mais saltado, isso acaba comprometendo a drenagem da lágrima, que não ocorre de forma suficiente e acaba derramando lágrima para fora dos olhos. É como quando você chora e seu ducto lacrimal não consegue absorver tudo, então sua lágrima escorre em direção ao nariz.
 
No caso das raças não braquicefálicas como Poodle, Maltês e alguns terriers, normalmente as manchas acontecem porque eles tem muito pelo ao redor dos olhos e isso acaba irritando a região e aumentanto a produção de lágrima. Manter essa região sempre aparada e verificando se não tem pelos entrando constantemente nos olhos do cão é uma boa saída.
 
Outras causas do derramamento de lágrima: obstrução do canal lacrimal, deformações na pálpebra, inflamações etc. Leve seu cão ao veterinário para se certificar de que não há nenhum problema físico ocasionando o excesso de lágrima.
 
 

Como acabar com as manchas de lágrima

 
Se não houver nenhum problema físico com seu cachorro, apenas o excesso de lágrimas normal e a acidez, existem algumas coisas que você pode fazer para melhorar esse problema.
 
Atenção: antes de fazer qualquer coisa, converse com seu veterinário.
 
1. Alimentação
A ração Hills não tem nenhuma comprovação científica de que resolve a questão do PH das lágrimas do cachorro. O próprio fabricante não se posiciona dessa forma e não se compromete em relação à eficácia no tratamento das manchas de lágrimas. Fato é que ao longo dos anos, os proprietários e veterinários constataram que essa ração reduz o PH das lágrimas e evita as manchas. Mas não basta dar a ração. A ração é boa pra prevenir o problema, não para casos em que o cão já está manchado. Além disso, qualquer coisa que altere o PH da lágrima irá comprometer o resultado. Isso inclui petiscos, biscoitos, bifinhos, frango, cenoura, etc. Deve-se dar apenas a Hills, que inclusive é uma excelente ração super premium. Um biscoitinho vez ou outra não atrapalha, só não pode tornar isso um hábito e dar diariamente.
 
2. Limpeza
É importante manter a região sempre seca. Use uma gaze para limpar com soro fisiológico e em seguida uma gaze seca para deixar o mais seco possível. Se der, faça isso duas vezes ao dia.
 
3. Angel’s Eyes
Nos EUA, esse produto é muito famoso por resolver o problema das lágrimas dos cães. É um pó que você mistura na ração por 2 meses (nunca mais que isso). Os resultados são impressionantes. Claro, seu veterinário precisa estar ciente se está ok para o seu cão consumir esse produto. Leve as informações da embalagem ou envie pro seu veterinário e pergunte se seu cão pode fazer o tratamento. Não faça nada sem o conhecimento dele.
 

angels eyes brasil
Composição do Angel’s Eyes. Clique para ampliar.

 
 
 
O problema do Angel’s Eyes é que ele não é vendido no Brasil, precisa trazer dos Estados Unidos (vende na Amazon). Em petshops existem produtos similares, mas não testamos.
 
Veja a história da Halina, fundadora do site, com a Pandora:
 

“A Pandora come Hills desde que veio pra mim, com 2 meses. Hoje está com 2 anos. No início eu não dava nenhum petisco pra ela, nada. Com uns 9 meses, eu comecei a dar biscoitos, ossos, bifinhos, etc. Ela ficou com manchas horríveis rapidamente. Mesmo comendo Hills.
 
Pedi pra uma amiga trazer de fora o Angel’s Eyes, um pozinho que você coloca na ração. A veterinária autorizou e dei o Angel’s Eyes por 2 meses, além de cortar todos os petiscos e continuar com a Hill’s.
 
Resultado: as manchas sumiram e ela nunca mais teve, pois parei de dar petiscos, fiquei só na Hills e o Angel’s Eyes retirou o que havia se instalado.”

 

antes e depois manchas de lagrima
Antes e depois da Pandora: 2 meses de tratamento.

 

Tudo Sobre Cachorros

wp user thumbnail

Portal sobre cães com dicas, curiosidades, saúde, adestramento, raças e tudo que diz respeito ao mundo canino.

Conheça o nosso curso

ÚLTIMOS ARTIGOS