Estudo diz que dono e cão tem conexão parecida com a de mãe e filho | Tudo Sobre Cachorros

Estudo diz que dono e cão tem conexão parecida com a de mãe e filho

Escrito por: Tudo Sobre Cachorros Atualizado em 17/04/2015

Na última quarta-feira, dia 16 de abril, a revista Science publicou um estudo que indica que o vínculo que existe entre o dono e seu cachorro é construído em um processo hormonal no momento em que se olham, assim como ocorre entre mãe e filho humanos.
 
A equipe foi liderada por Miho Nagasawa, da universidade Azabu do Japão. Eles comprovaram que o olhar entre o cão e o dono faz com que dispare nos dois (pessoa e cachorro) os níveis de ocitocina no cérebro. A ocitocina é um hormônio relacionado à conduta paternal e maternal. Além disso, a ocitocina também funciona como um neurotransmissor e ajuda no reconhecimento de vínculos sociais por parte das pessoas, além de auxiliar na formação de relações de confiança entre as pessoas. É o famoso “feeling”.
 
Não é à toa que recomendamos contato visual antes de oferecer comida ao seu cão, para estreitar os laços entre vocês. Veja aqui o artigo completo sobre como oferecer comida ao cão.
 
 

Como foi feito o estudo

 
Foram colocados vários cachorros com seus donos em um quarto durante 30 minutos e foi observado o comportamento entre dono e cão durante esse tempo.
 
Depois, eles mediram os níveis de ocitocina nos cães e nos donos (através da urina) e então descobriram que o contato visual constante aumente os níveis desse hormônio nos cérebros dos dois.
 
“O mesmo mecanismo de conexão, baseado no aumento da ocitocina ao se olharem, que fortalece os laços emocionais entre mães e seus filhos, ajuda a regular também o vínculo entre os cachorros e seus donos”. É o que conclui a pesquisa.
 

Participantes do estudo. (Foto: Mikako Mikura/Divulgação)

Participantes do estudo. (Foto: Mikako Mikura/Divulgação)

Snapchat Tudo Sobre CachorrosInstagram Tudo Sobre Cachorros

Ganhe um Calendário 2016

Assine GRÁTIS a Newsletter, receba os artigos no seu e-mail e ganhe um lindo Calendário 2016 pra você baixar e imprimir!

Mãe de cachorro?

Junte-se a nós!

Cadastre-se para conhecer a DogHero, serviço de hospedagem para cães, e receba toda semana novidades do mundo canino.