Coisas que aprendemos com os cães | Tudo Sobre Cachorros

Coisas que aprendemos com os cães

Escrito por: Tudo Sobre Cachorros Atualizado em 13/08/2015

Os cachorros tem um modo de viver realmente invejável. Todo mundo sabe que eles aproveitam a vida ao máximo e não se preocupam com o futuro, está aí o segredo da felicidade.
 
Resolvemos listar tudo que um cachorro tem pra nos ensinar sobre a arte de viver.
 
Prepare-se pra uma lição de vida. E aí, você está disposto a viver melhor?
 
 

1. Esqueça fazer tudo ao mesmo tempo

licao 1
Quando um cachorro está fazendo alguma coisa, eles não dividem a atenção. As pessoas deviam fazer o mesmo. Pesquisadores da Universidade de Stanford descobriram que a atenção e a memória ficam muito prejudicadas naquelas pessoas que fazem tudo ao mesmo tempo.
 
 

2. Tire sonecas

cachorro dormir na cama
Um cachorro não passa o dia todo acordado. Existem evidências que mostram que os humanos também deveriam tirar uma sonequinha de vez em quando. Um estudo envolvendo 24.000 pessoas indicou que quem tira sonecas no meio do dia tem 37% menos chances de morrer de um problema no coração. Sonecas curtas também aumentam a performance no trabalho.
 
 

3. Caminhe todos os dias

licao 3
Fazer caminhadas regulares além de queimar calorias, melhora a performance do seu coração. Veja os benefícios da caminhada diária:
– Combate a depressão
– Perda de peso
– Diminui os riscos de diabetes tipo 2
– Mantém os ossos fortes
– É bom pra mente
 
 

4. Cultive amizades

licao 4
Pessoas são animais sociais e a amizade tem diversos benefícios pra saúde. Pesquisadores na Austrália acompanharam 1.500 pessoas idosas por 10 anos. Aqueles com mais amigos eram 22% menos propensos a morrer do que aqueles com menos amigos.
 
 

5. Viva o momento

licao 5
Viver o momento pode ser a maior lição que aprendemos com nossos cães. Seu cachorro não pensa no passado e não pensa no futuro (já viu um cachorro com insônia?). Ele acorda, alimenta-se, brinca, passeia, dorme. Cada momento pra um cachorro é um momento especial em sua vida. Por que você não faz o mesmo?
 
 

6. Não guarde rancor

so quem tem cachorro entende
“Um cão é aquele animal que lambe a sua cara mesmo você tendo deixado ele sozinho o dia todo”. Cães não guardam rancor. Não ficam chateados por nossas ações passadas. Os cães PERDOAM. Podemos brigar com eles, deixá-los sozinhos, ignorá-los. Mas formos brincar com eles, eles estarão prontos para nos receber e nos amar. Cientistas descobriram que o perdão ajuda a diminuir a pressão e reduzir a ansiedade. Além disso, pessoas que perdoam costumam ter uma auto-estima mais alta.
 
 

7.Alegre-se!

getty_rm_photo_of_dog_wagging_tail
Ok, você pode não ter um rabo pra abanar, mas você pode sorrir e ter uma atitude alegre e positiva todos os dias. Seja grato pela vida que você tem. Acorde todos os dias feliz por estar vivo, isso é o suficiente. Os problemas vão passar, todos eles passam.
 
 

8. Seja sempre curioso

plastic
Existe uma frase chamada “a curiosidade matou o gato”. Mas isso não se aplica às pessoas. Pesquisadores descobriram que as pessoas mais curiosas costumam ter mais consciência do sentido de suas vidas. Outros estudos mostram que a curiosidade está ligada ao bem-estar psicológico e o aprimoramento do conhecimento e das habilidades pessoais.
 
 

9. Seja bobo!

licao 9
Ter um bom senso de humor pode te trazer vários benefícios pra sua saúde. Cardiologistas da Universidade de Maryland descobriram que quem tem um bom senso de humor costumam ter corações mais saudáveis. Existem cães mais sérios e cães mais brincalhões, mas todos eles tem momentos de pura bobeira. Aprenda com eles. :)
 
 

10. Uma massagem sempre cai bem

O poder do toque é impressionante. A Universidade de Medicina Miami Miller descobriu que a massagem pode aliviar dor, aumentar o poder do sistema imunológico e melhorar doenças crônicas como asma e diabetes. O toque de uma pessoa amada pode ser ainda mais poderoso! Em um estudo, mulheres casadas ficaram menos ansiosas quando submetidas a um choque elétrico quando seguravam as mãos dos seus maridos.
 
 

11. Beba água sempre

licao 11
Os benefícios da água são inúmeros. A maioria das pessoas sabe que temos que beber 2 litros de água por dia. Quando estamos com sede, já é tarde, significa que o corpo já está precisando da água. Um cão bebe água toda hora. Ele bebe água quando acorda, depois de comer, depois de dormir à tarde…
 
 

12. Se você ama alguém, demonstre

lamber a boca
Os cachorros não fazem joguinhos emocionais. Quando um cachorro gosta de alguém, ele mostra isso de vários jeitos. Ninguém pode adivinhar o que você sente se você não demonstrar.
 
 

13. Brinque

licao 13
Brincar não é apenas pra crianças e filhotes. Stuart Brown em seu livro “Brinque” (Play), afirma que brincar é uma necessidade básica junto com dormir e comer. Brincar melhora a inteligência, criatividade, resolução de problemas e capacidades sociais. Aprenda com seu cachorro: dedique-se a alguma atividade que não tenha nenhum propósito além da diversão.
 
 

14. Aproveite o ar livre

meu cachorro me ama
Uma caminhada pelo campo pode até ser o passeio ideal pra um cachorro, mas também tem muitos benefícios para nossa mente e corpo. Fazer atividades ao ar livre aumenta a disposição, os níveis de vitamina D e reduz o estresse. Que tal unir tudo isso e fazer uma atividade ao ar livre junto com o seu cachorro? Ele vai amar e você também.
 
 

15. Cuide-se

licao 15
Cuidar-se ajuda a elevar a auto-estima e uma auto-estima alta muda completamente a sua forma de ver o mundo e a forma do mundo ver você. Mantenha seu cabelo cortado, cuide dos pêlos do seu corpo, corte as unhas. Você vai ver como isso vai levantar o seu astral.
 
 

16. Preste atenção na linguagem corporal

Os cães são excelentes em saber a intenção dos outros através da linguagem corporal. Humanos, nem tanto. Vários livros já foram escritos sobre a importância da leitura da linguagem corporal: “Decifrar Pessoas”, “O Corpo Fala”. Que tal ler um deles e aprender o que os outros dizem a você sem palavras?
 
 

17. Espreguice-se sempre!

licao 17
Espreguiçar-se vai deixar você mais alongado e ágil, mas não para por aí. Em um estudo de 10 semanas, voluntários que não fizeram nenhum exercício além de se alongar experimentaram mudanças físicas surpreendentes. Além de melhorar a flexibilidade, eles aumentaram a força muscular, poder e resistência. Observe seu cachorro. Ele está sempre se alongando e se espreguiçando.
 
 

18. Procure sempre a sombra

sombra
Quando os cães escolhem um lugar pra descansar e relaxar, normalmente é na sombra (tirando aquele solzinho gostoso da manhã). Os dermatologistas recomendam que você não se exponha ao sol entre 10:00 e 16:00, além de usar filtro solar todos os dias, inclusive na sombra.
 
 

19. Mantenha uma rotina

Os cães gostam da segurança e da constância da rotina. Já falamos aqui no site sobre a importância de estabelecer uma rotina pro cachorro. As pessoas costumam dormir melhor quando elas dormem e acordam sempre no mesmo horário, inclusive aos fins de semana. Manter uma rotina para tomar banho, se vestir e comer também melhoram a qualidade do sono, segundo cientistas.
 

Snapchat Tudo Sobre CachorrosInstagram Tudo Sobre Cachorros

Ganhe um Calendário 2016

Assine GRÁTIS a Newsletter, receba os artigos no seu e-mail e ganhe um lindo Calendário 2016 pra você baixar e imprimir!

Mãe de cachorro?

Junte-se a nós!

Cadastre-se para conhecer a DogHero, serviço de hospedagem para cães, e receba toda semana novidades do mundo canino.