Cachorro andando em círculos | Tudo Sobre Cachorros

Cachorro andando em círculos

Escrito por: Tudo Sobre Cachorros Atualizado em 02/03/2015

Quando falamos aqui sobre cães que pressionam a própria cabeça na parede, algumas pessoas ficaram com dúvidas em relação ao andar em círculos. Existem algumas possíveis causas que explicam esse comportamento. Em primeiro lugar, veja se quando o cachorro faz isso tenha a ver com alguma reação a um fator externo a ele, por exemplo, se ele está perseguindo algo, se está olhando para o ventilador de teto ou outra coisa semelhante. Se seu cão anda em círculos sem nenhuma interferência externa, procure a ajuda de um veterinário.
 
Veja o que pode fazer seu cão andar em círculos:
 
 

Problemas de saúde

 
Leve seu cão ao veterinário para descartar problemas de saúde. Se o cão estiver sentindo dor, ele pode andar em círculos para amenizar algum desconforto. Algumas doenças que costumam causas esse comportamento são: infecções de ouvido, problemas nos olhos ou distúrbios do sistema nervoso.
 
Veja o vídeo de uma cachorrinha que foi diagnosticada com tumor cerebral:
 


 
 

Idade avançada

 
Assim como as pessoas, cães idosos também ficam senis e apresentam demência. Veja aqui sobre a perda cognitiva em cães senis. Isso pode ocasionar desorientação ou esquecimento. O cão pode então andar em círculos como se estivesse perdido, olhar fixamente para portas ou cantos da casa e apresentar alterações na personalidade. Ele pode se esquecer onde fica a comida, a água ou o tapetinho higiênico. Se ele nunca errou o local do xixi, pode ser que comece a errar. Os cães idosos precisam ir mais frequentemente ao veterinário para termos certeza que sua saúde está em dia. Cuide bem do seu cão idoso.
 
 

Comportamento compulsivo

 
Muitos cães apresentam compulsão por certas coisas e andar em círculos é uma delas. Barulhos altos, situações inesperadas ou sustos podem causar esse comportamento. A ansiedade de separação também pode contribuir. Quando seu cão apresentar esse comportamento, tente retirar o que está deixando ele estressado ou mude-o de ambiente. Tente distraí-lo com um brinquedo ou petisco. Evite acariciá-lo e “confortá-lo”, pois você irá reforçar esse comportamento e ele vai ver que toda vez que faz isso, ganha um carinho.
 
 

Exercício

 
Fazer exercício é essencial pra saúde mental e física do cachorro. Os cachorros que não fazem exercício suficiente podem começar a andar em círculos para aliviar a frustração. Considere colocá-lo em uma creche para cães para que passe alguns dias na semana brincando com outros cães e gastando energia.
 
 
Lembre-se: não brigue com seu cachorro quando ele começar a andar em círculos. Esse comportamento é um jeito de ele te dizer que algo não está bem com ele.
 

Snapchat Tudo Sobre CachorrosInstagram Tudo Sobre Cachorros

Ganhe um Calendário 2016

Assine GRÁTIS a Newsletter, receba os artigos no seu e-mail e ganhe um lindo Calendário 2016 pra você baixar e imprimir!

Mãe de cachorro?

Junte-se a nós!

Cadastre-se para conhecer a DogHero, serviço de hospedagem para cães, e receba toda semana novidades do mundo canino.