InícioAdestramento5 comportamentos que contribuem para a desobediência do seu cão

5 comportamentos que contribuem para a desobediência do seu cão

Já contamos em nosso site os erros que os tutores cometem na hora de cuidar dos seus cachorros. Agora iremos falar em comportamentos normais que a maioria dos tutores tem, que de certa forma ajudam o cachorro a ser cada vez mais desobediente. Isso resulta em uma relação frustrante para os dois, pois o cão fica psicologicamente desequilibrado e o tutor frustrado pela luta diária com seu cachorro.
 

Rotular seu cachorro como “dominante”

Ao contrário do que se pensa, a dominância não é um traço da personalidade do cachorro, mas sim um comportamento em determinada situação. A maioria dos cães que os tutores acham que são dominantes, são na verdade inseguros. Rosnam e avançam por medo e insegurança.
 

Presumir que seu cão se comporta mau por escolha

Seu cachorro não tem o raciocínio tão elaborado que o faça ver o passado ou prever alguma coisa do futuro. Ele não sabe as consequências de seus atos e não raciocina dessa forma. Seu cão faz tudo que ele acha normal e natural, mesmo que pra você pareça errado.
 
problemas comportamentais
 

Punir seu cachorro por ser um cachorro

Roer, cavar, latir, caçar… seu cachorro é um cachorro! Canalize os instintos dele pra coisas apropriadas, dê brinquedos pra ele roer, brinque bastante e gasta sua energia com passeios.
 

Deixar tudo

Um cachorro, assim como as crianças, precisa de limites claros para não ter comportamentos indesejáveis, como destruição, xixi e cocô pela casa e outros problemas comportamentais. É preciso muita consistência na educação do cachorro, se algo é proibido, tem que ser proibido sempre. Deixar as vezes faz a cabeça do cachorro ficar confusa e assim ele não sabe distinguir o certo do errado.
 


 

Esperar que seu cachorro te obedeça apenas para te agradar

Um cão não faz nada por obrigação, ele quer uma recompensa. Nem que essa recompensa seja um carinho ou um elogio. Não ignore quando seu cão acertar alguma coisa (mesmo que seja um xixi no tapetinho higiênico depois de 5 anos acertando. Sempre elogie!)
 
Referência: Vetstreet

Tudo Sobre Cachorros

wp user thumbnail

Portal sobre cães com dicas, curiosidades, saúde, adestramento, raças e tudo que diz respeito ao mundo canino.

Conheça o nosso curso

ÚLTIMOS ARTIGOS