Como saber se seu cachorro está deprimido (Depressão canina)

Escrito por: Tudo Sobre Cachorros Atualizado em 02/02/2015

Às vezes, um cachorro está com depressão e o dono simplesmente acha que ele é calminho. Mas ele não está feliz, e sim, deprimido. Um cão calmo é diferente de um cão deprimido. O cachorro calmo gosta de brincar, se anima quando o dono chega, come normalmente, adora passear. Ele só não é muito agitado, mas ele “gosta de viver”.
 
É duro aceitar que nosso cachorro possa estar infeliz, mas é muito importante saber identificar a depressão no seu cachorro para que ele fique feliz de novo. Todo mundo quer ver seu cão feliz!
 
Saiba como diagnosticar a depressão no seu cachorro e tire ele dessa.
 
 

Motivos para um cachorro ficar deprimido

 
A depressão canina pode ter várias causas. Se você conhece bem o seu cachorro, saberá identificar a causa.
 
Mudanças na rotina
Por exemplo, se todos os dias o cão saía pra passear em determinado horário e agora não sai mais. Se nasceu um bebê na família e ele não recebe mais atenção. Se seu dono brincava com ele todos os dias e não brinca mais. Se chegou um novo cachorro em casa e o antigo ficou de lado.
 
Mudanças de local
O cão pode estranhar uma mudança de ambiente, por exemplo, se ele morava em um apartamento e se mudou pra outro, ou se estava em um abrigo e agora foi adotado.
 
Morte de pessoas queridas ou cães próximos
Já mostramos aqui o vídeo do Rottweiler que chorou ao perder seu irmão. Há também a história do Hachiko, o Akita que esperou por anos seu dono chegar na estação de trem e ele nunca chegou, pois havia morrido. Cães criam ligações fortes com quem convive com ele e quando esse alguém vai embora, ele não entende a morte e fica muito triste.
 
Perda da liberdade
Se antes ele morava em uma fazenda ou em uma casa com o quintal enorme e agora ele vive em um apartamento de 50m2 e mal sai pra passear.
 
Período de doença
Os cães que tiveram alguma doença grave acabam ficando muito estressados porque a rotina deles mudou. Por exemplo, se o cão teve que ficar deitado por muitos dias, ou se não pôde sair pra passear. Após se recuperarem da doença em questão, não é incomum que se sintam deprimidos.
 
 

Sintomas da depressão em cães

 
– Isolamento (o cachorro não fica mais perto das pessoas da casa como costumava)
– Falta de apetite (pára de comer, começa a rejeitar a ração)
– Tristeza e apatia (não liga pra bolinha, não liga pra passeios, não se mostra entusiasmado com nada)
 
 

Como prevenir a depressão canina

 
Evite situações estressantes pro seu cachorro e tome cuidado ao criar hábitos que não conseguirá cumprir por toda a vida do cão. Por exemplo, se você acostumou ele a passear 3 vezes por dia porque estava desempregado, mas agora passa o dia todo trabalhando e passeia só 1 vez, ele vai sentir. Só crie hábitos que você sabe que poderá manter.Se algo acontecer, por exemplo, com os passeios, considere contratar um passeador ou deixar o cão em uma creche para cães durante o dia.
 
Tenha certeza de dar atenção ao seu cachorro o máximo possível. Eles precisam disso. E principalmente, dê atenção pra ele se alguma coisa na rotina da família mudar. Um novo bebê, uma mudança de cidade, mudança de apartamento, chegada de um novo animal de estimação…
 
cachorro deprimido
 
 

Tratamentos para depressão em cachorros

 
Se mesmo depois de dar atenção, passear, brincar e tentar reanimar o seu cão, ele não responder positivamente, considere procurar um veterinário. Seu cachorro não está calmo. Ele está triste.
 
Remédios
Remédios alopáticos (antidepressivos utilizados em humanos), Florais de Bach e homeopatia podem ser prescritos pelo médico veterinário quando este diagnostica a depressão no cachorro.
 
Terapia
Procure um terapeuta de cães que irá trabalhar a parte psicológica com seu cachorro e te dará todas as orientações necessárias
 
Dê mais atenção
Mude o que você possivelmente estava fazendo errado. Dê mais carinho, atenção, brinque com ele, leve-o pra passear mais vezes. Faça ele ter vontade de viver novamente.
 
Veja alguns artigos importantes:
 
Como entreter seu cachorro dentro de casa
Coisas que podem deixar seu cachorro infeliz
Não brincar com seu cão pode deixá-lo estressado e ansioso
 

Snapchat Tudo Sobre CachorrosInstagram Tudo Sobre Cachorros

Ganhe um Calendário 2016

Assine GRÁTIS a Newsletter, receba os artigos no seu e-mail e ganhe um lindo Calendário 2016 pra você baixar e imprimir!