15 maneiras de você ajudar os animais | Tudo Sobre Cachorros

15 maneiras de você ajudar os animais

Escrito por: Tudo Sobre Cachorros Atualizado em 05/02/2015

Todo mundo que ama animais sente vontade de ajudá-los, certo? Afinal, são tantos animais carentes e abandonados, precisando de ajuda, que fica difícil ficar indiferente à essa situação.
 
Nem todo mundo pode adotar um cachorro. Ou porque já tem um em casa, ou porque tem pouco espaço ou até porque alguém na família não gosta de cães.
 
Mas não se preocupe, existem muitas maneiras de você fazer sua parte nesse mundo e ajudar os animais necessitados. Vamos listar aqui as maneiras que você tem de ajudar os animais. Escolha uma, duas, três, quantas for possível. Vamos, juntos, fazer desse mundo um lugar melhor, com menos animais tão infelizes.
 
 

15 formas de ajudar cães abandonados

 
1- Adotar um cachorro de abrigo
Se você está em busca de um novo cão, adotar é a melhor coisa que você pode fazer. Assim, além de estar salvando uma vida que tem poucas chances nesse mundo, você ainda abre espaço pra outro cão ser resgatado pela ONG.
 
Gravamos uma matéria sobre adoção no nosso programa. Veja a realidade desses cães:
 


 
 
2- Não compre de criadores de fundo de quintal
 
Para evitar comprar cães de pessoas que exploram animais, nunca compre em petshop ou classificados online como Mercado Livre, OLX e Bom Negócio. Criadores responsáveis não anunciam seus cães dessa forma, estão abertos à visitas e dispostos a esclarecer todas as suas dúvidas.
 
 
3- Não cruze seu cachorro
 
Já falamos aqui 5 motivos pra você nunca cruzar o seu cachorro. Castrando seu cão, além de evitar gerar mais cães no mundo, você ainda previne várias doenças.
 
Veja aqui as vantagens da castração em machos e fêmeas:
 

 
 
4- Não tenha preconceito contra vira-latas
 
Os SRDs (sem raça definida, famosos vira-latas) são extremamente gratos, vão amar você incondicionalmente e são incrivelmente resistentes à doenças. Veja aqui as vantagens de adotar um vira-lata.
 
vira-lata
 
 
5- Ajude um animal de rua
 
Se você encontrar um animal na rua, não fique sem fazer nada. Leve-o até uma ONG que possa recebê-lo para castrá-lo e doá-lo com responsabilidade. Se você não tem como fazer isso, forneça água e comida para o cão, ele pode estar morrendo de sede e fome.
 
 
6- Ofereça lar temporário (LT)
 
Muitas ONGs não tem espaço para abrigar mais um animal ou pessoas dispostas a fazer isso. Elas precisam muito de pessoas disponível para ceder lar temporário. Isso significa que o cãozinho fica aos seus cuidados até achar uma família que o adote.
 
 
7- Pratique a posse responsável
 
Fazer o bem pro seu cachorro também é uma forma de ajudar os animais. Leia esses artigos para aprender a dar uma vida melhor pra ele:
A rotina ideal de um cachorro
Coisas que você faz que pode fazer seu cão infeliz
9 erros que donos cometem ao cuidar dos cachorros
 
 
8- Ajude uma ONG com doações
 
Os protetores de animais travam uma batalha diária pra conseguir fundos para manter os animais resgatados. Se você puder contribuir com um valor mensal, mesmo que pequeno, será de grande ajuda pra eles.
 
 
9- Compre os produtos de uma ONG
 
Muitas ONGs vendem produtos pra conseguir pagar as despesas do tratamento dos animais. Se possível, ajude-as comprando os produtos que vendem.
 
 
10- Seja voluntário em uma ONG
 
Os protetores sempre estão precisando de gente pra auxiliar no trabalho. Você pode ajudar na limpeza, construção de canis e ambientes, voluntariando-se em feiras, oferecendo transporte, cuidando do marketing, respondendo e-mails e muito mais. Escreva pras ONGs da sua região e pergunte se precisam de alguma ajuda.
 
 
11- Compartilhe informações importantes
 
O Tudo Sobre Cachorros nasceu para educar e ensinar as pessoas. Se as pessoas sabem como cuidar dos seus cães, as vantagens da adoção e tantas outras coisas, isso repercute em animais mais felizes e em um mundo melhor. Sempre que você encontrar uma matéria importante, divulgue no seu Facebook, no Twitter ou por e-mail. Quanto mais gente souber, melhor.
 
 
12- Utilize de seu talento para mudar vidas
 
Se você é um artista, pinte quadros e reverta parte do lucro pra ONGs. Se é jornalista, escreva uma matéria que irá conscientizar as pessoas. É advogado, defenda a causa animal. Com certeza, não importa qual a sua profissão, há algo que você possa fazer.
 
 
13- Apoie empresas que se importam com os animais
 
Muitas empresas fazem trabalhos especiais com animais, apoiam a causa animal, divulgam adoção, etc. Apoie esse trabalho e espalhe pro mundo que eles fazem a diferença.
 
 
14- Cobre do poder público
 
Na teoria, o governo é responsável pelos animais do país. Cobre novas leis, fique de olho se antigos projetos estão sendo implementados e sugira novas medidas. Recentemente foi aprovada uma lei que proíbe venda de animais em vitrines de petshops e feiras. Já é uma pequena vitória!
 
 
15- Denuncie maus tratos
 
Se seu vizinho mantém o cachorro o dia todo acorrentado, se você viu alguém bater em um animal ou se você presenciou qualquer cena de maus tratos, DENUNCIE! Veja aqui o que é considerado maus tratos e como denunciar.
 
 
Todos juntos somos fortes!
 

Snapchat Tudo Sobre CachorrosInstagram Tudo Sobre Cachorros

Ganhe um Calendário 2016

Assine GRÁTIS a Newsletter, receba os artigos no seu e-mail e ganhe um lindo Calendário 2016 pra você baixar e imprimir!

Mãe de cachorro?

Junte-se a nós!

Cadastre-se para conhecer a DogHero, serviço de hospedagem para cães, e receba toda semana novidades do mundo canino.