10 melhores cães de guarda | Tudo Sobre Cachorros

10 melhores cães de guarda

Escrito por: Tiago Salgado Atualizado em 03/02/2015

Amigos, sou adestrador de cães profissional e especializado em varias áreas. Mas trabalhar com cães de guarda é o que mais me fascina, sou completamente apaixonado por esse tipo de trabalho e pelos cães que exercem esse trabalho.
 
Então irei escrever sobre algumas raças que considero excelentes. Nesse artigo irei falar sobre as 10 melhores raças pra guarda na minha opinião, que resolvi me especializar nesses cães magníficos.
 
No final de cada comentário da raça, dou notas que variam de 1 a 5, para que possam fazer um comparativo entre as raças descritas.
 
Lembre que quando cito a palavra AGRESSIVIDADE, está relacionada a INVASORES.
 
 

Bullmastiff

 
O Bullmastiff é uma raça relativamente recente, tendo sido criada a partir do cruzamento do Mastim Inglês com o Buldogue Inglês.
 
A principal característica do Bullmastiff é seu temperamento equilibrado e dócil. Alguns registros descrevem o Bullmastiff como um “cão de colo aprisionado num corpo enorme”, mas isso não desmerece sua aptidão natural para a função para a qual foi desenvolvido. Talvez seja o cão com o melhor desempenho de guarda noturna, pois é muito silencioso, possui olfato e audição extremamente apurados. É um cão que não é muito rápido, mas compensa isso com muita força, como é um cão muito furtivo por natureza não depende muito de velocidade.
 
Apesar de ser um cão grande, que chega a pesar 60 quilos na idade adulta, não é um cão que fique em atividade constante e que possa ser deixado apenas no quintal. Normalmente passeios e caminhadas de 1 hora duas vezes por dia são suficientes para que ele mantenha-se em forma.
 
Para manter seu temperamento equilibrado, o Bullmastiff requer a companhia da família e não costuma suportar bem longos períodos de solidão. Podem ser excelentes companhias para crianças, uma vez que são muito resistentes e aguentam muito as brincadeiras mais abrutalhadas das crianças. Apesar disso, deve-se tomar muito cuidado, pois apesar de serem extremamente tolerantes, são cães pesados e podem acabar machucando sem querer durante uma brincadeira mais forte.
 
Por ser um cão de território, a convivência com outros animais deve ser iniciada desde muito cedo, e entre cães do mesmo sexo deve ser promovida com extremo cuidado, especialmente entre os machos.
 
A principal característica do Bullmastiff é que ele foi criado, não para atacar, mas sim para subjugar o invasor. Os registros confirmam que ele nunca perdeu tal característica e, além disso, ele é um intimidador só no olhar, e com a cabeça do tamanho de uma bola de basquete, se torna intimidador.
 
Peso: 50 a 60 kg nos machos e 41 a 50 kg nas fêmeas
Altura: 64 a 69 cm nos machos e 61 a 66 cm nas fêmeas
Veja aqui o preço do Preço do Bullmastiff.
Veja aqui o perfil completo do Bullmastiff.
 

Agressividade
Territorialidade
Tolerância com crianças
Saúde
Adestrabilidade
Tolerância com animais
Força
Velocidade

 
 

Dogo Canário

 
O Dogo Canário ou Presa Canário (origem nas Ilhas Canárias – Espanha) foi considerado por especialistas como o melhor cão de guarda do mundo. E só por isso ele já merecia grande destaque em minha lista.
 
Ele recebeu esse título por um conjunto de fatores, como seu temperamento forte e extremamente terriotorialista, além de possuir cara de poucos amigos, ser extremamente forte, confiante e possuir uma musculatura de dar inveja a muitos halterofilistas. Tem uma cabeça muito grande, boca “rasgada” e dentes grandes e mordida muuuito forte. Por essas características muitas pessoas o confundem com um Pit Bull gigante.
 
Esse cão não é indicado para donos com pouca experiência com cães de guarda. Devido sua personalidade forte, é essencial que o proprietário eduque desde cedo seu filhote e estabeleça claramente sua liderança. Aulas de obediência são bastante recomendadas, até porque facilitam o controle sobre os cães quando adultos. Um filhote bem educado certamente será um adulto confiável.
 
Por ser um cão muito dominante, não costuma ser dar bem com outros animais ou outros cães, o mais indicado é que ele seja socializado desde pequeno para que a aceitação seja mais garantida. Normalmente se dão bem melhor com o sexo oposto.
 
È importante que na hora da compra tenha certeza se realmente é esse cão que está em seus planos. Caso a resposta seja positiva, procure um criador responsável para que você possa comprar um cão equilibrado e confiável.
 
Apesar de suas características dominantes o Dogo Canário é muito devotado ao seu dono e a sua família, dando a vida pelos seus familiares.
 
Assim como outras raças, possui incidência de displasia coxofemoral, por isso também a importância de se comprar o cão em um canil confiável.
 
Seu porte é bem grande e peso à altura de um grande gladiador!!! Segue abaixo a média desses dados.
 
Peso: mais de 50kg nos machos e mais de 40kg nas fêmeas
Altura: 60 a 65kg nos machos e 56 a 61cm nas fêmeas
Preço do Dogo Canário: de R$4.000,00 a R$6.000,00
 

Agressividade
Territorialidade
Tolerância com crianças
Saúde
Adestrabilidade
Tolerância com animais
Força
Velocidade
Necessidade de exercícios

 
 

Dogo Argentino

 
Dogo Argentino é um cão de muitas habilidades em especial a guarda, pois reúne todas as características de um guardião completo.
 
Na aparência, seu porte avantajado e musculoso, lhe confere um aspecto de poder e certamente faz uma pessoa pensar duas vezes antes de invadir o seu território.
 
A cor branca, típica da raça, permite que o animal seja rapidamente visualizado, mesmo no escuro. Isto funciona como fator intimidatório, pois os ladrões preferem uma casa sem cachorro. Se mesmo assim alguém resolver encará-lo, é melhor se preparar, pois há poucas chances de vencê-lo devido ser extremamente resistente a fadiga.
 
Como foi criado inicialmente para caçar grandes animais, entre eles a onça parda, o Dogo Argentino tem hábitos de fazer ronda em seu território naturalmente, o que uma excelente característica para quem busca um cão de guarda. Além disso, por ser um caçador por excelência é silencioso e furtivo, não importando o tipo de terreno, se adaptando a qualquer um.
 
Na hora do combate contra um intruso, o Dogo Argentino possui grandes armas dentre elas sua mordida extremamente forte (pois possui os músculos de sua mandíbula muito desenvolvidos), sua pele muito grossa que o protege de pancadas (o dogo quase não sente dor). Caso intruso consiga segurar o cão pela parte de trás de seu pescoço, tentando imobilizá-lo, ele tem outra surpresa, pois como sua pele do pescoço é elástica consegue virar a cabeça mesmo sendo segurada por trás, permitindo assim que morda a pessoa.
 
É um cão valente, corajoso e extremamente equilibrado, sendo aclamado por criadores e proprietários como um cão não feroz. Dedicado e sempre interessado em todas as atividades da família, tolerante com crianças, é sensível e inteligente o bastante para reconhecer as pessoas que não fazem parte do círculo familiar. Apesar disso, o Dogo é um cão que precisa de uma educação firme, mostrando sempre para ele quem está no comando, caso contrario ele vai ser o “dono” de seus donos é isso é uma característica indesejada.
 
Ele não é um cão recomendado para donos inexperientes, pois apesar de ser muito inteligente e dedicado aos seus donos, é bastante teimoso e temperamental, precisando no mínimo ser adestrado para obediência.
 
Por ser um cão branco por padrão, é aceitável que somente 10% de seu corpo com preto. Não é recomendado em áreas de muito calor, pois exposição ao sol forte em demasia pode causar queimaduras em suas mucosas. Recomenda- se nesse caso utilizar protetor solar específico para cães para sua proteção.
 
Peso: de 40 a 45 kg para machos e fêmeas
Altura de 60 a 65 cm para machos e fêmeas
Diferença estrutural entre machos e fêmeas é que o macho possui uma musculatura mais desenvolvida.
Preço do Dogo Argentino: 2.000,00 a 5.000,00
Veja aqui o perfil completo do Dogo Argentino.
 

Agressividade
Territorialidade
Tolerância com crianças
Saúde
Adestrabilidade
Tolerância com animais
Força
Velocidade

 
 

Rottweiler

 
Com certeza esse cão está nos maiores pesadelos dos que tem medo de cães, pela fama de mau, pela força e olhar intimidador.
 
A raça Rottweiler é completa, se trata de um cachorro robusto, porte grande, aparência geral nobre, compacto e muito forte, manifestando agilidade, potência e resistência. Dentre suas características a mais marcante é certamente sua autoconfiança elevada, pois esta está associada a um forte instinto de liderança sendo responsável por uma determinação e coragem extraordinárias.
 
A inteligência é uma das características notáveis da raça. Extremamente devotados e dedicados ao trabalho, tornando-o capaz de aprender comandos em menos de 5 repetições e na maioria das vezes obedecendo ao primeiro comando que seu dono dá, demonstrando total obediência e tenacidade.
 
O Rottweiler tem o temperamento basicamente calmo, confiante e corajoso, e graças a esta autoconfiança ele geralmente esperar para ver a atitude do ambiente para depois responder. Porém, não se presta à amizades imediatas e indiscriminadas.
 
Os cães desta raça são conhecidos como excelentes cães de guarda devido seu desejo inerente de proteger a casa e a família, tornando-os a raça especialmente adequada como companheiros e guardiões.
 
Por ser tão autoconfiante exige mais que um dono, necessita de um líder. E para se alcançar esse “status” frente ao canino é necessário discipliná-lo desde pequeno. Para tanto, é imprescindível também um ambiente amplo e limpo para que ele possa desenvolver atividades físicas, além de incentivar um constante contato do dele com o meio social. Desta forma, manifestará excelentes resultados na sua educação, desenvolvendo a personalidade e amenização do temperamento.
O cruzamento entre cães da raça Rottweiler devem ser cuidadosamente selecionados, optando por reprodutores com temperamento equilibrado para evitar ninhadas com temperamento desastroso.
 
Altura: de 61 a 68 cm nos machos e 56 a 63 cm nas fêmeas.
Peso: de 50 a 65 kg nos machos e 40 a 55 nas fêmeas.
Veja aqui o preço de um Rottweiler.
Veja aqui o perfil completo do Rottweiler.
 

Agressividade
Territorialidade
Tolerância com crianças
Saúde
Adestrabilidade
Tolerância com animais
Força
Velocidade

 
 

Cane Corso

 
Em relação às raças, vou começar falando da que tive o primeiro contato como adestrador, o Cane Corso. Esta raça foi a que me “ensinou” a adestrar, que me fez perceber se os comandos que iria ensinar aos meus futuros alunos estavam dando certo ou não.
 
Esse guardião de origem italiana intimida somente pelo seu tamanho e latido poderoso. Com certeza um invasor irá optar por outra residência só ao olhar para ele.
 
É um cão de porte grande, robusto, muito imponente, elegante e bastante musculoso. Quando treinado para a guarda é quase imbatível, por isso é usado para guarda desde a época do Império Romano.
 
Este grandalhão pode ser utilizado para guarda, pastoreio e caça de animais grandes. É companheiro, leal e possui grande afeto pela sua família. Porém, como todo cão de guarda, precisa ser educado desde cedo para que não traga problemas futuros, pois apesar de tolerante com crianças, seu tamanho e força podem tornar a brincadeira um pouco bruta. Aconselha-se que sempre tenha um adulto por perto durante a brincadeira.
 
Com velocidade não muito alta compensa com muita agilidade e extrema força. Inteligência admirável e alto índice de adestrabilidade.
 
Possui pelagem curta e brilhante bem fechado, o que não requer tantos cuidados, basta escová-lo uma vez por semana para tirar o excesso de pelo.
 
Agressividade média, aceita a presença de outros animais desde que seja socializado desde filhote, para que possa saber a diferença entre visitas e invasores.
 
Como todo cão de grande porte, o Cane Corso pode apresentar problemas como a displasia coxo femoral. Por isso, comprando de canis competentes a probabilidade do cão ter esse problema é bem menor. É válido dizer que o tipo de piso em que o cão vive, também influencia bastante para que o cão adquira esse problema.
 
Altura: de 64 a 68 cm nos machos e 60 a 64 cm nas fêmeas.
Peso: de 48 a 58 kg nos machos e 40 a 48 kg nas fêmeas.
Veja aqui o perfil completo do Cane Corso.
 

Agressividade
Territorialidade
Tolerância com crianças
Saúde
Adestrabilidade
Tolerância com animais
Força
Velocidade
Necessidade de exercícios

 
 

Pastor Belga Malinois

 
pastor belgaComo falar de um cão que é considerado a Ferrari dos cães?
 
O Pastor Belga Malinois, em minha opinião, é o cão mais versátil do mundo juntamente com o Pastor Alemão. Ele faz um trabalho excelente como cão de guarda, farejador de drogas, busca de fugitivos, busca de vítimas em soterramento, guia de cegos, agility, obediência, dentre outros.
 
Seu temperamento é marcado por forte instinto de territorialidade e proteção. Possui grande afeto por seus familiares e se revela gentil com crianças, porém, mesmo assim, é necessário que tenha sempre um adulto por perto na hora da brincadeira. Aprecia muito companhia da família e com o tratamento correto se tornará um grande membro desta.
 
Como é um cão feito para trabalho, é dotado de extrema inteligência e grande capacidade de aprendizado, no entanto, é necessário que seja estimulado com uma educação positiva e sistemática.
 
O Malinois é determinado, corajoso e possui grande resistência a fadiga.
 
Seu baixo peso é compensado com muita velocidade e agilidade, dessa forma ele consegue saltar muito, proporcionando um dos ataques mais plásticos de todos os cães.
 
Como é um cão muito ativo, é necessário que tenha espaço para que possa correr e saltar. Caso não possua o espaço necessário, é indicado que o dono faça duas caminhas por dia com o cão de pelo menos 50 mim cada. Isso mostra que o Malinois é um cão que não se adapta muito bem em apartamentos.
 
Ele é um cão muito saudável, e seu principal problema é a predisposição a ter displasia coxo femoral, porém esse índice não é tão elevado.
 
Peso: 25 a 30 kg nos machos e 20 a 25 kg nas fêmeas
Altura: 60 a 66 cm nos machos e 56 a 62 cm nas fêmeas
Veja aqui o preço do Pastor Belga.
Veja aqui o perfil completo do Pastor Belga.
 

Plano de saúde para cachorro
Agressividade
Territorialidade
Tolerância com crianças
Saúde
Adestrabilidade
Tolerância com animais
Força
Velocidade

 
 

Dobermann

 
dobermanE se o homem criasse um cão com a função exclusiva para guarda? Um cachorro de grande coragem, inteligência e agilidade? Se seu temperamento fosse equilibrado e determinado, extremamente fiel ao dono e à sua família, muito desconfiado com estranhos e com um grande instinto protetor? Muitos pensariam que seria o cão seria perfeito. Pois é, ele existe, apresento-lhes o Doberman.
 
Infelizmente pessoas que não entendem NADA de cães, começaram a difamar a raça mostrando histórias ruins dele, transformando-o então em um cão assassino. O que essas pessoas ignorantes não mostravam em suas matérias é que na verdade os grandes assassinos eram os humanos que compravam os Dobermans e se aproveitavam de sua condição atlética e de sua extrema inteligência para estimularem sua agressividade.
 
Vários contos foram inventados como, por exemplo, que o cérebro do cão não parava de crescer e assim ficava espremido no crânio fazendo assim com que o cão ficasse louco e agressivo, o que não é verdade.
 
Apesar de suas excelentes qualidades, o doberman, como a maioria dos cães de guarda, não é recomendado para donos inexperientes (Acho que já disse isso nas raças anteriores, né?! Rs…), isso porque um dono sem experiência pode deixar o cão dominá-lo sem muitas dificuldades. Para isso, é muito importante o acompanhamento de um bom profissional, ensinando no mínimo o treinamento básico de obediência.
 
A guarda é um instinto natural da raça. Por ser um cão muito atento e obediente, é facilmente treinável. Dobermans aprendem rapidamente e podem ser treinados desde filhotinhos. É uma raça que se adapta muito bem a todo tipo de esportes e treinos praticados com cães pela sua agilidade, força, resistência e inteligência. Devido ter muita energia acumulada, precisa estar em um espaço físico que permita que ele gaste toda ela, para que não se torne um cão estressado.
 
A raça também se destaca pela habilidade de saltar em todas as direções e por isso reduz sua vulnerabilidade durante um confronto, podendo desviar de chutes, tiros e facadas. Com um salto rápido e certeiro, pode impedir a ação de um bandido e até mesmo impedir que ele use uma arma.
 
Suas qualidades físicas permitem ainda percorrer um grande terreno por um bom tempo e sem que o animal chegue à exaustão. Essa capacidade é importantíssima para defender sítios ou terrenos industriais. Um bom Dobermann consegue correr em alta velocidade, o que facilita perseguições a invasores.
 
Peso: 40 a 45 kg nos machos e 30 a 35 kg nas fêmeas
Altura: 68 a 72 cm nos machos e 63 a 68 cm nas fêmeas
Veja aqui o preço do Doberman.
Veja aqui o perfil completo do Doberman.
 

Agressividade
Territorialidade
Tolerância com crianças
Saúde
Adestrabilidade
Tolerância com animais
Força
Velocidade

 
 

Akita Inu

 
akitaPara definir o Akita como um cão de guarda, basta uma única palavra: SAMURAI.
 
Essa relação se dá por ele possuir muitas qualidades semelhantes aos antigos guerreiros japoneses. Tendo como características principais, forte instinto para caça, alto índice de territorialidade, extremamente silencioso e muito observador.
 
Por ser que late pouco, quando late o dono pode ter certeza que algo de diferente está acontecendo, podendo ser um animal diferente em seu território ou até mesmo um invasor. O Akita dificilmente vai latir a toa, ou seja, além de ser um dos melhores cães de guarda, é um excelente cão de alarme. Por ser um cão altamente territorialista, vai defender seu território e sua família até a morte.
 
Ele é um cão nobre e bastante independente. Dificilmente vai ver um Akita pulando em seu dono ou fazendo muita festa. Seu ataque é extremamente preciso, geralmente antes de atacar uma pessoa, ele prefere observar para poder avaliar bem a situação para aí sim tomar uma atitude.
 
É importante ressaltar que por ser um cão bem temperamental é necessário que seja socializado desde filhote. Essa socialização deve ser feita com pessoas e outros animais e o adestramento mesmo que básico é fundamental.
 
Um dos pontos negativos dessa raça é justamente a falta de tolerância com outros cães, principalmente do mesmo sexo.
O Akita é um cão originário de uma região fria e úmida japonesa, por isso possui um sub pelo bem grosso que o protege das baixas temperaturas. Nas regiões mais quentes ele consegue se adaptar e as trocas de pelo serão mais intensas deixando ele um pouco murcho, é necessário que se controle bem o peso do animal para que não sofra no calor.
 
Peso: 30 a 50 kg nos machos e 30 a 50 kg nas fêmeas
Altura: 64 a 70 cm nos machos e 58 a 64 cm nas fêmeas
Veja aqui o preço do Akita.
Veja aqui o perfil completo do Akita.
 

Agressividade
Territorialidade
Tolerância com crianças
Saúde
Adestrabilidade
Tolerância com animais
Força
Velocidade

 
 

Pastor Alemão

 
pastor alemãoIremos falar agora simplesmente agora que é considerado por muitos especialistas (inclusive eu) como o cão mais versátil e completo do mundo, o Pastor Alemão.
 
Sua fama não é a toa ele pode trabalhar com excelência em provas de obediência, agility, ataque, guia de cegos, farejador de drogas, busca de desaparecidos, busca de soterrados. Tudo isso aliado a um excelente caráter e temperamento, uma índole sem igual e extremamente confiável.
 
Por ser muito inteligente, obediente, leal e muitas vezes ciumento o Pastor Alemão se um cão de guarda completo, ainda possuindo grande força, boa velocidade, grande faro, mordida forte o tornam quase imbatível contra um intruso. Quando passado por um treinamento adequado e responsável possui um ataque cirúrgico, por exemplo, se algum invasor possuir algo na mão que represente perigo a sua família será nesse local que ele deverá atacar. Importante frisar que um treinamento mau feito pode trazer consequências perigosas. Um cão mau treinado pode apresentar agressividade em demasia, não conseguindo distinguir o que uma visita ou um intruso, ele pode se voltar contra um membro da família, entre outras coisas.
 
Por ser um cão extremamente territorialista e dominante, é necessário que passe por treinamento desde cedo para que o dono possa aproveitar ao máximo esse cão fabuloso. Caso o cão não possua muito espaço para se exercitar e preciso que o dono tenha uma coisa em mente, ele terá que sair com seu cão pelo menos duas vezes ao dia. Lembre-se que um cão ocioso, com energia acumulada e sem exercícios fica estressado e com problemas de saúde.
 
Falando em problemas de saúde, o Pastor Alemão é um dos cães que possui maior predisposição de displasia coxofemural. Pois isso é importante ao adquirir esse cão, procurar um canil de qualidade que esteja preocupado em desenvolver a raça e não somente em vender o cão. Um Canil de qualidade oferece mais que um cão bonito, ele te oferece um cão saudável, com temperamento equilibrado e confiável.
 
Peso: 30 a 40 kg nos machos e 22 a 32 kg nas fêmeas
Altura: 60 a 65 cm nos machos e 55 a 60 cm nas fêmeas
Veja aqui o preço do Pastor Alemão.
Veja aqui o perfil completo do Pastor Alemão.
 

Agressividade
Territorialidade
Tolerância com crianças
Saúde
Adestrabilidade
Tolerância com animais
Força
Velocidade

 
 

American Staffordshire Terrier

 
amstaffO que poderia intimidar mais um intruso do que um cão que fisicamente é idêntico a um American Pit Bull?? Esse cão é o American Staffordshire Terrier, mas ele tem uma vantagem, ele possui padrão físico e temperamental.
 
O American Pit Bull é um cão fantástico, mas infelizmente cruzamentos feitos por “criadores” irresponsáveis vêm fazendo com que essa raça seja discriminada por muitas pessoas. Considero o American Pit Bull simplesmente fantástico e totalmente confiável quando criado por pessoas responsáveis preocupadas com o temperamento e o caráter do cão. Importante ressaltar que o American Staffordshire Terrier e o American Pit Bull possuem a mesma raiz, mas esse é um assunto para outro artigo.
 
Voltando ao Amstaff. Ele é um cão com uma força absurda, com uma boca grande e “rasgada”, extremamente forte e musculoso. Seu porte é o suficiente para afungetar qualquer intruso, no entanto se ele quiser pagar para ver, não terá chance alguma. Com sua possante mordida ele consegue subjulgar facilmente uma pessoa. Sua Habilidade física é incrível, conseguindo dar saltos impressionantes, Seu porte o faz parecer um atleta olímpico, ele é excelente para donos atletas.
 
Tem como característica latir pouco, por isso quando ele começar a latir algo de errado está acontecendo, isso o faz um cão de guarda diferenciado, pois geralmente os cães de guarda latem bastante. Por ser bem inteligente possui boa adestrabilidade.
 
Apesar da cara de mau, é um cão dócil e tranquilo com a sua família e com as visitas que frequentam a casa, chegando quase a implorar por atenção e carinho, mas como é um cão forte e pesado é sempre bom ter um adulto supervisionando a brincadeira desse cão com crianças, pois um esbarrão pode derrubar a criança.
 
É necessário que ele seja socializado desde cedo com outros animais, pois caso contrário sua adaptação é bem difícil. Ele se adapta melhor com cães do sexo oposto.
 
Peso: proporcional ao tamanho
Altura: 46 a 48 cm nos machos e 43 a 46 cm nas fêmeas
Veja aqui o preço do Amstaff.
Veja aqui o perfil completo do Amstaff.
 

Agressividade
Territorialidade
Tolerância com crianças
Saúde
Adestrabilidade
Tolerância com animais
Força
Velocidade

 
 
Lembrando que ainda possuem outros grandes cães de guarda como o Dogue de Bordeaux, Rhodesian Ridgeback, Schnauzer Gigante, nosso grande Fila Brasileiro, entre outros.
 
 

O que você deve ter em mente ao comprar um cão de guarda

 
• Nem sempre o cão mais bravo é o melhor cão de guarda
• Antes de adquirir um cão, pesquise. Veja aqui como escolher o canil certo.
• Não tenha um cão somente pela beleza, veja se esse cão vai se adaptar ao seu estilo de vida.
Adestre seu cão de guarda, mesmo que esse adestramento seja básico.
Acompanhe o adestramento de seu cão, assim poderá avaliar se o serviço prestado é de qualidade. Adestramento irresponsável com cães de guarda pode trazer sérias consequências.
• Converse com o adestrador, pergunte como ele aprendeu a adestrar cães, adestramento possui método e técnica.
• Procure um canil de qualidade, ele estará preocupado com o desenvolvimento da raça e não somente em vender o cão.
 
Abraços e até a próxima.
 

Instagram Tudo Sobre Cachorros
Ganhe um Calendário 2015

Assine GRÁTIS a Newsletter, receba os artigos no seu e-mail e ganhe um lindo Calendário 2015 pra você baixar e imprimir!

Plano de saúde para cachorro