Pet shops não podem mais expor animais em vitrines e gaiolas | Tudo Sobre Cachorros

Pet shops não podem mais expor animais em vitrines e gaiolas

Escrito por: Tudo Sobre Cachorros Atualizado em 22/01/2015

Isso é um grande motivo para comemoração! Já escrevemos aqui no site a respeito da venda de animais em Pet Shops, orientando vocês a jamais comprarem um cão vendido dessa forma: Não compre cachorro em pet shops. Finalmente uma medida foi adotada para diminuir o sofrimento desses animais. Agora o próximo passo é proibirem a venda de animais em pet shops, feiras e em classificados online como Mercado Livre, OLX, Bom Negócio e afins.
 
A Resolução do Conselho Federal de Medicina Veterinária foi publicada em outubro de 2014, mas passou na segunda quinzena de janeiro de 2015. A resolução CFMV 1.069/2014 foi publicada no dia 12/01/2015 no “Diário Oficial da União”, com prazo de três dias para entrar em vigor.
 
Agora, a exposição de cães e outros animais em vitrines, gaiolas em pet shops e outras condições de estresse, sem o acompanhamento veterinário, está proibida em todo o Brasil. Os veterinários responsáveis por esses animais que não cumprirem essas regras vão ter que responder um processo ético do Conselho Nacional de Medicina Veterinária.
 
As regras existem agora para garantir o bem-estar do animal, ou seja, as pet shops não podem mais deixar o animal confinado, com fome, sede, sujeitos à doenças, ferimentos e dores, além do medo e do estresse.
 
Inclusive, a resolução diz que os profissionais dos pet shops devem orientar os clientes sobre o estresse dos animais vendidos no momento da venda.
 
A venda ou doação de fêmeas gestantes fica proibida assim como a comercialização de animais que tenham tido as caudas cortas, garras extraídas ou tenham passado por cirurgias para retirar as cordas vocais.
 
Além disso, as pessoas não podem mais tocar nos animais à venda, apenas se forem realmente comprar e levar pra casa. Isso para evitar doenças e contaminações nos animais. Essas medidas afetam as pet shops que vendem animais e também as feiras de filhotes, que é outro local onde você jamais deveria comprar um cachorro.
 
As pet shops ainda podem vender animais (que pena), mas não podem mais deixá-los expostos em vitrines, gaiolas e espaços confinados. No Canadá, não é permitida a venda de animais em pet shops.
 
cachorro petshop
 
Saiba mais: http://www.ohoje.com.br/cidades/novas-regras-para-venda-de-pets-entram-em-vigor/
 

Snapchat Tudo Sobre CachorrosInstagram Tudo Sobre Cachorros

Ganhe um Calendário 2016

Assine GRÁTIS a Newsletter, receba os artigos no seu e-mail e ganhe um lindo Calendário 2016 pra você baixar e imprimir!

Mãe de cachorro?

Junte-se a nós!

Cadastre-se para conhecer a DogHero, serviço de hospedagem para cães, e receba toda semana novidades do mundo canino.