InícioGuia de RaçasLeão da Rodésia - Rhodesian Ridgeback

Leão da Rodésia – Rhodesian Ridgeback

Família: sighthound, scenthound
Área de origem: África do Sul
Função Original: caça de animais grandes, cão de guarda, proteção
Tamanho médio dos machos:
Altura: 0,63 – 0,68 m; Peso: 38 kg
Tamanho médio das fêmeas
Altura: 0,60 – 0,66 m; Peso: 31 kg
Outros nomes: Rhodesian Ridgeback
Posição no ranking de inteligência: 52
Padrão da raça: confira aqui
 
 

Energia f4
Gosto por brincadeiras f4
Amizade com outros cães f2
Amizade com estranhos f2
Amizade com outros animais f3
Proteção f6
Tolerância ao calor f4
Tolerância ao frio f4
Necessidade de exercício f4
Apego ao dono f4
Facilidade de treinamento f4
Guarda f6
Cuidados com a higiene do cão f2

 
 

Origem e história da raça

 
MCE cupom VIMDOSITEQuando os colonizadores europeus chegaram Boer na África do Sul entre os séculos 16 e 17, trouxeram com eles raças como o Mastiff, Dogue alemão, Bloodhound, Pointer, Staghound e Greyhound, entre outros. Estes colonos precisavam de um cão que pudessem resistir a temperaturas quentes e frias, viver com quantidades limitadas de água e no mato áspero, além de desempenhar as funções de cão de guarda e cão de caça. Por criação de seus cães europeus com cães de caça tribais nativos chamados de hotentote (que foram distinguidos por uma crista de pelos que cresce na direção oposta ao longo do topo das suas costas), eles produziram apenas este cão.
 
Estes cães caçadores natos tanto pela vista e cheiro e foram dedicados protetores para toda a família. Na década de 1870, vários foram levados para a Rodésia para caçar leões sua função era perseguir e assediar o leão até que o caçador pudesse derrubá-lo. Os cães de leão foram tão bem sucedidos que eles se tornaram populares, o seu cume distintivo se tornou-se uma marca de qualidade. Por volta de 1920, muitos tipos diferentes de cães leão existiam na Rodésia tanto que foi realizada uma reunião para elucidar os pontos mais cobiçados da raça, que se tornou a base para o padrão atual.
 
Cães que satisfazem os critérios padrão eram conhecidos como Leão da Rodésia (antiga designação dos cães como cães leão foi considerado soar muito selvagem). A raça foi introduzida na Inglaterra em 1930 e nos Estados Unidos da América logo depois. Em ambos os países, ganhou reconhecimento na década de 1950 e rapidamente atraiu admiradores. Na década de 1980, a raça recebeu o reconhecimento como um sighthound e tornou-se elegível para competir em provas de campo com outros sighthound. Hoje ele é um dos cães mais populares, sem dúvida, porque ele combina as habilidades de caçador, protetor e companheiro em um corpo bonito e elegante.
 
 

Temperamento do Leão da Rodésia

 
leao da rodesia rhodesian ridgebackO Leão da Rodésia é a resposta dos cachorros classificados como hound (cães de caça) a um cão de proteção. Além de ser um caçador afiado e versátil, ele é um guardião fiel. Ele é bom com as crianças, especialmente na questão de proteção daqueles em sua família, mas às vezes é excessivamente violento quando sai para caçar. Ele é de temperamento forte e poderoso, alguns podem se tornar violentos.
 
 

Como cuidar de um Leão da Rodésia

 
O Ridgeback adora correr e ele precisa de exercícios diários tanto mental quanto físico para evitar que fiquem frustrados. Ele pode ser um bom companheiro de jogging ou caminhadas. O Ridgeback fica mais feliz se dormir dentro de casa e dividindo seu tempo entre a casa e o quintal durante o dia. A necessidade de cuidados com a pelagem é mínima, consistindo apenas de escovar ocasionalmente para remover pelos mortos.
 

leao da rodesia rhodesian ridgeback

 

Como educar e criar um cachorro perfeitamente

O melhor método pra você educar um cachorro é através da Criação Compreensiva. Seu cachorro vai ser:
 
Calmo
Comportado
Obediente
Sem ansiedade
Sem estresse
Sem frustração
Mais saudável
 
Você vai conseguir eliminar os problemas de comportamento do seu cachorro de uma forma empática, respeitosa e positiva:
 
– xixi fora do lugar
– lambedura de patas
– possessividade com objetos e pessoas
– ignorar comandos e regras
– latido excessivo
– e muito mais!
 
Clique aqui para conhecer esse método revolucionário que vai mudar a vida do seu cachorro (e a sua também).
 

Saúde

 
Principais preocupações: Sinusite
Preocupações menores: Displasia coxofemoral
Ocasionalmente visto: surdez, displasia do cotovelo
Testes sugeridos: verificação do criador para sinusite, (quadril)
Expectativa de vida: 10-13 anos
 


Preço do Leão da Rodésia

 
Você quer comprar? Saiba quanto custa um filhote de Leão da Rodésia. O valor do Leão da Rodésia depende da qualidade dos pais, avós e bisavós da ninhada (se são campeões nacionais, internacionais etc). Pra saber quanto custa um filhote de todas as raças, veja nossa tabela de preços aqui: preço de filhotes de cachorro. Veja aqui porque você não deve comprar um cachorro em classificados na internet ou em petshops. Veja aqui como escolher um canil.
 
leao da rodesia rhodesian ridgeback
 
 
Cães semelhantes ao Leão da Rodésia
 
Basenji
Borzoi
Greyhound
Whippet
 

Tudo Sobre Cachorros

wp user thumbnail

Portal sobre cães com dicas, curiosidades, saúde, adestramento, raças e tudo que diz respeito ao mundo canino.

Conheça o nosso curso

ÚLTIMOS ARTIGOS