InícioAdestramentoComo lidar com cães ciumentos

Como lidar com cães ciumentos

Já questionamos aqui no site se os cachorros sentem ciúmes ou não. Ciúme é a palavra mais usada pra descrever aquele cachorro que não permite que outras pessoas cheguem perto dos seus tutores ou de determinada pessoa. É um comportamento desagradável e que prejudica muitos casais e famílias.
 
Vamos explicar aqui porque alguns cães se tornam agressivos quando alguém tenta se aproximar do seu dono. Beijos, abraços, deitar junto no sofá… tudo isso faz o cachorro virar uma fera!
 
 

Por que um cachorro fica ciumento?

 
 
Veja as coisas pela perspectiva do cão
 
É importante enxergar as coisas e como seu cachorro tem se comportado negativamente através dos olhos dele, não dos seus. A primeira coisa que vem na cabeça de uma pessoa quando vê o cachorro ter esse comportamento de agressividade é pensar que ele tem ciúmes e quer a atenção só pra ele. Em alguns casos, pode ser verdade. Entretanto, não é a única razão pro seu cachorro ficar agressivo quando você tem contato íntimo com alguém.
 
 
Mal-entendidos
 
Se seu cachorro não está acostumado a ver você beijando ou abraçando alguém, ele vai estranhar. Isso porque cães não se beijam nem se abraçam e isso deixa o cachorro confuso. Ele interpreta como um ataque.
 
Isso não significa ciúme, apenas que o cão não sabe o que está acontecendo e por isso fica tão desconfortável na situação. Quando ele tenta apartar as duas pessoas que estão se beijando ou se abraçando, ele na verdade está tentando acabar com aquela situação que é estranha pra ele.
 
 
Ele quer atenção
 
cachorro ciumentoPor outro lado, seu cão pode estar procurando por mais atenção e não suporta a ideia de que outra pessoa está recebendo atenção e ele não. Quando ele interrompe momentos que você tem com outra pessoa, ele quer que você pare o que está fazendo e volte a atenção pra ele. Por exemplo, um casal sentado abraçado no sofá e o cachorro vem e fica no meio dos dois. Ele está mandando um sinal de que ele é o líder e ele é quem tem que receber atenção. Esse comportamento tem muita culpa dos tutores, que incentivam isso quando o cachorro é filhote, acham “fofo” o “ciúme” do cachorro. Mas quando ele fica mais velho e passa a ficar agressivo, ou quando o casal não pode mais ter uma vida normal por conta do cachorro, essa fofura logo acaba. Quando seu cachorro exigir atenção, jamais faça o que ele quer. O ideal é ter esse comportamento desde filhote. Quando ele se colocar no meio do casal no sofá, retire-o e continue fazendo o que estava fazendo antes. Não permita que ele seja o tutor da casa e mande nas pessoas, pois isso gera vários problemas futuros.
 
 
Curiosidade
 
Se seu cachorro nunca viu você abraçar ninguém, ele vai estranhar e vai ficar curioso com essa situação. Se você está beijando alguém e o cachorro não para de olhar, não se preocupe, ele não quer estragar o clima, ele só está tentando entender o que está acontecendo.
 
 
Cães superprotetores
 
cachorro colo ciumesMuitos cães são possessivos com seus tutores ou membros favoritos da família e tomarão como compromisso cuidar do bem estar e da segurança dessa pessoa. Se o cachorro não está acostumado com um estranho e vê alguém se aproximando do humano favorito dele, ele fará o que for preciso para manter seu humano são e salvo. Mas isso é muito desagradável pras pessoas, tanto pro tutor quanto pra quem se aproxima.
 
Se seu cachorro rosna pra qualquer pessoa enquanto está no seu colo, isso também é culpa do dono. Quando filhote, os tutores acham engraçadinho esse ciúme. Depois isso vira um transtorno pra todos à volta, inclusive pra pessoa que o cão está tentando proteger. Para tentar solucionar esse problema e cortá-lo pela raiz, dê uma punição ao cachorro toda vez que ele fizer isso. Mas calma, punição não é bater ou gritar. Punição é tirar algo que ele queira. Como ele está no seu colo, aconchegado no seu corpo, a pior coisa no momento é perder isso. Portanto, se ele rosnar ou tentar morder alguém enquanto estiver no seu colo, tire-o do colo e coloque-o no chão. Só volte a pegá-lo cerca de 20 minutos depois, que é o tempo que ele leva pra esquecer o que aconteceu. Se ele rosnar de novo, coloque no chão de novo. Ele vai associar rosnado = sair do colo e vai parar de fazer isso.
 
 
Esse é um dos motivos pelos quais você deve socializar o cachorro desde filhote. Acostumá-lo a diferentes pessoas, barulhos, cheiros e situações. Assim nada será estranho pra ele quando ele for adulto.
 

Tudo Sobre Cachorros

wp user thumbnail

Portal sobre cães com dicas, curiosidades, saúde, adestramento, raças e tudo que diz respeito ao mundo canino.

Conheça o nosso curso

ÚLTIMOS ARTIGOS