12 perguntas mais comuns sobre cadelas no cio | Tudo Sobre Cachorros

12 perguntas mais comuns sobre cadelas no cio

Escrito por: Tudo Sobre Cachorros Atualizado em 21/01/2015

Se você tem uma cadela (fêmea) em casa que não é castrada, ela vai entrar no cio quando atingir a maturidade. É importante lembrar que somos a favor da castração, que traz diversos benefícios à saúde de machos e fêmeas. Mas, caso você não tenha castrado sua cadela, veja tudo o que você precisa saber sobre o cio.
 
Cuidar de uma cadela no cio requer alguns cuidados especiais e é bem mais complicado que cuidar de uma cadela castrada. Se você não pretende cruzar a sua cadela (lembrando que apenas criadores experientes devem fazer isso, por conta de inúmeras doenças que isso pode gerar nos filhotes e também nos problemas de saúde pra cadela que fica prenha), o ideal é que você castre-a. Castrar o cão é uma das coisas mais importantes que donos responsáveis deve fazer.
 
A veterinária Daniela Spinardi explicou no nosso programa as vantagens da castração em machos e fêmeas. Confira:
 

 
Se a sua cadela não é castrada, veja as perguntas mais frequentes sobre o cio.
 
 

Cadelas no cio

 
 
1. O que é o cio?
 
cadela no cioO que chamamos de cio em cadelas é o ciclo estral natural da cadela não-castrada. É mais ou menos o equivalente canino da menstruação em mulheres. Quando sua cadela está no cio, ela vai ser capaz de conceber uma gravidez, e ela vai dar vários sinais e exalar um cheiro específico que irão atrais machos não-castrados.
 
 
2. Quando é o primeiro cio?
 
Fêmeas jovens normalmente tem o primeiro cio entre 6 meses e 9 meses de idade. Em raros casos o primeiro cio acontece com 1 ano de idade. Se a sua cadela já tem um ano e ainda não entrou no cio, cheque com o veterinário pra ter certeza que não há nenhum problema de saúde.
 
 
3. O cio acontece de quanto em quanto tempo?
 
A frequência do cio varia de cão pra cão, mas normalmente as cadelas entram no cio uma ou duas vezes por ano. A cada 6 ou 8 meses é o comum, embora isso possa variar bastante de acordo com o indivíduo e a raça.
 
 
4. Quanto tempo dura o cio?
 
As cadelas normalmente ficam no cio por 3 semanas, mas isso varia um pouco e pode ser considerado normal se forem 2 semanas ou 4 semanas. Se a sua cadela ficar no cio por mais de 4 semanas, consulte o veterinário para possíveis problemas de saúde.
 
 
5. Quantos dias dura o sangramento no cio?
 
Na primeira metade do cio, a cadela irá ter um sangramento leve que acaba cerca de 1 semana depois. No período do cruzamento, a cadela não vai permitir que um macho monte nela. Essa é a fase menos preocupante. A fase mais preocupante é quando o sangramento acaba, pois a fêmea vai querer cruzar e facilitará para que o macho consiga montar.
 
 
6. Como vou saber que minha cadela está no cio?
 

cadela no cio

A vulva no cio fica muito maior. A da direita está no cio.

A vulva da cadela fica muito maior e mais escura do que o normal. Ela também vai começar a levantar a cauda mais do que o normal. Vai haver um sangramento, em pequena quantidade, principalmente em raças pequenas. O comportamento dela também vai mudar, ela ficará mais carinhosa e carente do que o normal e se você mora em casa vai notar cães de rua cercando sua casa por causa do cheiro que ela exala. Nesse período ela também pode ter gravidez psicológica.
 
 
7. Quando eu posso cruzar a minha cadela?
 
A cadela somente pode conceber uma gravidez (e só vai aceitar um macho montando nela) enquanto estiver no cio. A cadela só pode ficar grávida durante o cio e a época mais fértil é entre 10 e 15 dias depois do início do cio.
 
 
8. Posso cruzar minha cadela no primeiro cio?
 
Teoricamente, a cadela é capaz de conceber uma gravidez no primeiro cio, então você precisa redobrar os cuidados. Não é recomendado cruzar a cadela com menos de 1 ano de idade, pois ela não estará totalmente madura fisicamente nem emocionalmente (ela ainda é um filhote!). Você deve esperar passar o primeiro cio ou deixar a cadela ter 1 ano de idade para considerar cruzá-la.
 
 
9. Como eu mantenho longe os machos que ficam cercando a cadela no cio?
 
cadela no cioIsso é um grande desafio! Os machos são capazes de sentir o cheiro de uma fêmea no cio de uma longa distância, mesmo que você mantenha a cadela restrita à casa. Tome bastante cuidado, pois os machos podem tentar pular o muro/portão da sua casa, podem fazer buracos e podem encontrar uma forma de chegar até a cadela. O melhor é mantê-la dentro de casa, e não no quintal.
 
Você pode passear com uma fêmea no cio, mas você vai precisar tomar um cuidado extra. Os cães das redondezas vão vir tentar cruzar com ela e formarão uma fila atrás da cadela. Sempre mantenha ela na coleira e tente andar por locais onde não hajam cães na rua soltos.
 
 
10. Uma cadela pode ser castrada durante o cio?
 
Se você decidiu castrar sua cadela e não quer que ela cruze, é importante que você não faça isso durante o cio ou perto do cio. Castrar durante o cio é mais arriscado do que em outra época, pois o útero e a vulva estarão inflamados e cheios de sangue, fazendo com que a castração seja mais difícil e arriscada. A não ser que tenha uma emergência e seja necessária a castração durante o cio, provavelmente o veterinário irá preferir esperar passar o cio pra castrá-la.
 
 
11. Como saber que o cio acabou?
 
Você vai notar que a cadela voltou ao seu comportamento normal, a vulva voltou para seu tamanho natural e sua cor original. Isso acontece entre 3 e 4 semanas depois do início do sangramento.
 
 
12. Cadelas entram em menopausa?
 
Conforme a cadela vai envelhecendo, ela continua sendo apta a procriar durante o cio até o fim da sua vida. A fertilidade dela irá diminuir, mas ela não vai entrar em menopausa, como acontece com os humanos. As cadelas entram no cio até o fim de suas vidas. Se você fez questão de cruzar sua cadela, considere castrá-la após ter cruzado, pra evitar complicações futuras quando ela for idosa (como a piometra).
 

Snapchat Tudo Sobre CachorrosInstagram Tudo Sobre Cachorros

Ganhe um Calendário 2016

Assine GRÁTIS a Newsletter, receba os artigos no seu e-mail e ganhe um lindo Calendário 2016 pra você baixar e imprimir!

Mãe de cachorro?

Junte-se a nós!

Cadastre-se para conhecer a DogHero, serviço de hospedagem para cães, e receba toda semana novidades do mundo canino.