Tudo sobre a raça Fox Paulistinha | Tudo Sobre Cachorros

Fox Paulistinha

Escrito por: Tudo Sobre Cachorros Atualizado em 22/01/2015

Família: cão de guarda
Área de origem: Brasil
Função Original: cão de guarda e alarme
Tamanho médio:
Altura: 35.5cm a 40.5cm; Peso: 6.5 a 10kg
Outros nomes: Terrier Brasileiro
Posição no ranking de inteligência: N/A
Padrão da raça: confira aqui
 
 

Energia
Gosto por brincadeiras
Amizade com outros cães
Amizade com estranhos
Amizade com outros animais
Proteção
Tolerância ao calor
Tolerância ao frio
Necessidade de exercício
Apego ao dono
Facilidade de treinamento
Guarda
Cuidados com a higiene do cão

 
 

Origem e história da raça

 
Anúncio canilPor volta de 1.500, os navios portugueses e holandeses chegavam no Brasil. Como os navios eram conhecidos por terem muitos ratos, eles traziam cães caçadores de animais pequenos (terriers) para ajudar a combater os ratos dos navios.
 
Esses terriers, acredita-se, eram o Fox Terrier e o Jack Russel Terrier. Os pesquisadores acreditam que esses terriers tenham sido cruzados ao longo do tempo com o Pinscher, o Chihuahua e outros cães que já existiam no Brasil, dando origem ao Fox Paulistinha, ou Terrier Brasileiro.
 
Mas, existe ainda uma outra versão sobre a origem do Fox Paulistinha. No Brasil do século XIX, filhos de fazendeiros ricos iam pra Europa pra estudar. Esses jovens normalmente se casavam por lá e na volta traziam consigo cães cães como Jack Russel Terrier, Fox Terrier, Bulldog e Beagle. Chegando no Brasil, os cães que eles traziam foram cruzando com cães nativos e se adaptando ao clima e ao tempo do Brasil, tornando-se a raça Fox Paulistinha (Terrier Brasileiro)
 
 

Temperamento do Fox Paulistinha

 
fox paulistinha filhoteSe você procura um cachorro calmo e tranquilo, o Fox Paulistinha não é o ideal pra você. Em geral, cães terriers são bastante agitados e ativos e precisam de muito exercício diário. Veja aqui as raças mais agitadas.
 
O Fox Paulistinha é alerta (muito usado pra guarda e alarme), ativo e super inteligente. Há quem diga que o Fox Paulistinha é um cachorro incansável. Dificilmente ele estará parado, normalmente sempre está arrumando algo pra fazer. É um cão que não gosta muito de estranhos. Com sua família e amigos ele é super gentil e dócil, mas quando encontrar alguém que ele nunca viu na vida, provavelmente irá estranhar.
 
Apesar de não estar no ranking de inteligência por ser uma raça brasileira, o Fox Paulistinha é muito inteligente e aprende facilmente truques e comandos, não é à toa que era comum ver essa raça em circos e espetáculos.
 
O Fox Paulistinha é bastante apegado ao seu dono, por conta disso, muitas vezes é considerado um cão de companhia. Ele não gosta de ficar sozinho e precisa sempre de companhia.
 
Por ter o porte pequeno, muitas pessoas tem essa raça em apartamento, mas o ideal pra ela é uma casa com quintal grande, para que possa correr, caçar, gastar as energias. Lembrando que por também ser um cão de companhia, ele precisa dos seus donos e não deve ser impedido de entrar dentro de casa pra ficar com sua família.
 
 

Como cuidar de um Fox Paulistinha

 
fox paulistinhaO pelo do Fox Paulistinha é muito fácil de cuidar. É curto, liso e não precisa de nenhum tipo de tosa. São cães bem saudáveis, de boa estrutura e não apresenta grandes problemas. Os banhos devem ser dados mensalmente no inverno e quinzenalmente no verão.
 
 

Saúde do Fox Paulistinha

 
Felizmente, o Fox Paulistinha não tem grandes problemas de saúde. É muito resistente, forte e tem uma ótima estrutura óssea. Como todo cachorro, deve receber pipeta anti pulgas e anti carrapato de 30 em 30 dias para evitar que haja infestação.
 
Expectativa de vida: 13 a 16 anos.
 
 

Preço do Fox Paulistinha

 
Você quer comprar? Saiba quanto custa um filhote de Fox Paulistinha. O valor do Fox Paulistinha depende da qualidade dos pais, avós e bisavós da ninhada (se são campeões nacionais, internacionais etc). Pra saber quanto custa um filhote de todas as raças, veja nossa tabela de preços aqui: preço de filhotes de cachorro. Veja aqui porque você não deve comprar um cachorro em classificados na internet ou em petshops. Veja aqui como escolher um canil.
 
 
Cães semelhantes ao Fox Paulistinha
 
Jack Russel Terrier
Fox Terrier
 
 


 

Snapchat Tudo Sobre CachorrosInstagram Tudo Sobre Cachorros

Ganhe um Calendário 2016

Assine GRÁTIS a Newsletter, receba os artigos no seu e-mail e ganhe um lindo Calendário 2016 pra você baixar e imprimir!

Mãe de cachorro?

Junte-se a nós!

Cadastre-se para conhecer a DogHero, serviço de hospedagem para cães, e receba toda semana novidades do mundo canino.