Como fazer o seu cachorro parar de destruir móveis e objetos | Tudo Sobre Cachorros

Como fazer o seu cachorro parar de destruir móveis e objetos

Escrito por: Bruno Leite Atualizado em 17/12/2014

O assunto de hoje é uma das maiores reclamações de quem adquire filhotes: destruição de objetos e móveis.
 
Basicamente, cães mordem objetos por dois motivos: aliviar ansiedade e aliviar desconforto físico.
 
Em circunstâncias normais, logo após o nascimento do filhote, quando este ainda mal percebe o mundo ao seu redor, a única coisa capaz de tirar-lhe a paz é a fome, que é prontamente saciada por uma farta teta cheia de leite quentinho. Assim os dias seguem por algum tempo: fome => ansiedade => teta => paz. A teta vira o antídoto para a ansiedade canina. Desde então, o filhote aprende a usar a boca como válvula de escape para a ansiedade gerada por frustração, conflito ou insegurança. O mesmo ocorre conosco. É comum, humanos usarem a boca para aliviar ansiedade: chupeta, cigarro, bebida, comida, roer a unha etc.
 
Quando nossa família humana substitui a família canina de onde seu filhote saiu, passa a ser nossa função lhe dar novas regras, que, de certo, não inclui morder o controle remoto. Precisamos mostrar ao filhote quais as válvulas de escape para ansiedade que serão aceitas a partir de agora. Apenas inibir a mordida o fará buscar, por conta própria, uma nova maneira de extravasar. Portanto, cabe a nós conduzirmos este processo na direção correta.
Neste período, como em humanos, também ocorre a troca de dentes, o que intensifica o comportamento de mordedura para aliviar o desconforto na gengiva.
 
 
destruir objetos cachorro

O que fazer para evitar destruição de objetos e móveis da casa

 
1) A prevenção é o melhor remédio. Tire objetos pequenos do alcance do seu filhote, da mesma forma que cobrimos tomadas, trancamos gavetas e tiramos facas e produtos de limpeza do alcance de bebês humanos. Lembre-se, a melhor maneira de proteger os objetos e seu filhote é não deixar que ele criei o habito de morder.
 
2) Proteger quinas de moveis e pés de cadeiras e mesas dos dentinhos de seu filhote significa proteger seu filhote de farpas, vidros e outras coisas que os moveis podem soltar e acabar perfurando o estômago dele. Portanto, passe um desses repelentes de gosto amargo, que vendem em pet shops, para evitar que o cão morda seus moveis. Estes sprays repelentes devem ser reforçados diariamente no local.
 
3) Para que seu cãozinho não fique sem válvula de escape para sua ansiedade, deixe sempre um osso e um brinquedo de morder, assim ele preferirá morde-los, isso aliviará a tensão dele.
 
4) Uma ou duas vezes ao dia, dê um desses brinquedinhos de colocar comida dentro para seu filhote. Se tiver dificuldade em comprar, pode usar uma garrafa pet com um furo por onde saia a comida para ele. Esse é um excelente exercício mental que fará seu cãozinho relaxar por horas, mesmo que ele tire toda a comida em 10 ou 15 minutos, o que realmente importa é o tanto que ele pensou para conseguir tirar tudo.
 
5) Se pegar o seu filhotinho roendo móvel ou objeto no ato chame a atenção dele com um som como “SHIIII” ou um sonoro “NÃO”, quando ele parar e se afastar, jogue o brinquedo de morder ou osso para ele. Se ele insistir em morder após o som, pegue-o com delicadeza pela pele da nuca e dê uma leve sacudida para que ele entenda que foi corrigido, quando ele se afastar ofereça o brinquedo de morder ou osso.
 
6) Leve o seu filhotinho para passear tão logo ele possa sair à rua, faça isso diariamente e de preferência três vezes por dia. Isso irá evitar que a ansiedade se acumule, diminuindo a mordedura.
 
OBS: Uma valiosa dica é revezar dois brinquedinhos de morder, deixando um à disposição dele e outro no congelador. O brinquedo geladinho ajuda a aliviar o desconforto na gengiva causado pela troca de dentes.
 
Filhotes não sabem nada sobre as regras humanas e não têm culpa de você tê-los tirado de sua mãe ou de onde ele estava. Portanto, se for preciso fazer o mesmo procedimento vinte ou trinta vezes seguidas, o faça, sem perder a cabeça. Lembre-se dos 3 Ps para ser um bom líder de matilha: PACIÊNCIA, PERSISTÊNCIA E POSTURA.
 

Snapchat Tudo Sobre CachorrosInstagram Tudo Sobre Cachorros

Ganhe um Calendário 2016

Assine GRÁTIS a Newsletter, receba os artigos no seu e-mail e ganhe um lindo Calendário 2016 pra você baixar e imprimir!

Mãe de cachorro?

Junte-se a nós!

Cadastre-se para conhecer a DogHero, serviço de hospedagem para cães, e receba toda semana novidades do mundo canino.