InícioSaúdeDoençasHipoglicemia em filhotes

Hipoglicemia em filhotes

A hipoglicemia significa simplesmente uma baixa taxa de açúcar no sangue. A glicose é um tipo de açúcar encontrado na corrente sanguínea. A glicose é formado durante a digestão do alimento e pode ser armazenada no fígado em forma de glicogênio. A maioria dos casos de baixa taxa de açúcar no sangue (hipoglicemia) em filhotes
é o resultado de alimentação inadequada; seja ela insuficiente ou de baixa qualidade. O excesso de exercício pode
também fazer o corpo usar mais açúcar do que o disponível.
 
Veja aqui hipoglicemia em cães adultos.
 
 

Sintomas da hipoglicemia em filhotes

 
Um filhote com hipoglicemia sente falta de energia. A glicose (açúcar) é o combustível queimado pelo corpo para obter energia; sem ela o cão fica apático. Em casos graves, o cachorro pode ter até mesmo convulsões, uma vez que a glicose é necessária para o funcionamento do cérebro e dos músculos. Estes episódios de hipoglicemia podem fazer o filhote tropeçar, parecer fraco ou em estado de coma.
 
 

Riscos da hipoglicemia em filhotes

 
hipoglicemia filhotesOs riscos dependem da gravidade ou extensão da falta de açúcar no sangue. Se for devido à falta de comida ou devido ao excesso de exercícios, pode ser facilmente corrigida. No entanto, se a causa for mais grave, tal como uma doença no fígado impedindo o armazenamento da glicose em forma de glicogênio, ou uma doença intestinal que impeça a digestão e/ou absorção do alimento, então a hipoglicemia é crônica e pode ser fatal.
 
 

Tratamento da hipoglicemia em filhotes

 
Se um filhote estiver apático, devido à baixa taxa de açúcar no sangue, é extremamente importante dar-lhe açúcar imediatamente. O xarope Karo ou mel são excelentes fontes de açúcar e devem ser dados ao filhote. Se o filhote ainda assim não se interessar pelo açúcar, ou se os episódios de hipoglicemia são freqüentes, então exames completos devem ser solicitados pelo veterinário. Deve-se determinar se a baixa taxa de açúcar no sangue é
simplesmente o resultado de alimentação inadequada ou de uma doença oculta mais grave.
 
 

Como evitar

 
Não deixe seu cachorro filhote muito tempo sem comida. Veja aqui quantas vezes por dia você deve dar ração pra um filhote. O ideal é que um filhote de 2 meses se alimente 4 vezes por dia, a partir dos 4 meses passa pra 3 vezes por dia e depois dos 8 meses ele pode comer 2 vezes por dia. Evite fornecer alimento apenas 1 vez por dia até o cão completar 1 ano de idade.
 
 
Referência: Pet Education
 

Tudo Sobre Cachorros

wp user thumbnail

Portal sobre cães com dicas, curiosidades, saúde, adestramento, raças e tudo que diz respeito ao mundo canino.

Conheça o nosso curso

ÚLTIMOS ARTIGOS