InícioAdestramentoProblemas com xixiXixi por submissão e excitação

Xixi por submissão e excitação

Fazer xixi por submissão é um comunicação normal entre cães. Os cães fazem isso para mostrar pacificação pra outros cães. Quando um cão faz xixi por submissão, ele está tentando convencer que ele não é uma ameaça. Nem todos os cães urinam por submissão. Mas, alguns cães urinam quando estão extremamente excitados ou se sentindo submissos ou intimidados. Os cães que fazem xixi por submissão normalmente fazem isso quando encontram pessoas ou animais (principalmente estranhos), durante situações excitantes, durante brincadeiras e/ou durante contato físico (quando o cão é acariciado ou punido). É como se eles perdessem o controle da bexiga. Alguns cães deixam escapar algumas gotas de xixi, outros deixam verdadeiras poças no local.
 
cachorro submissoQuando estão em uma situação que desencadeie o xixi por submissão, o cachorro tende a demonstrar várias posturas submissas, como ficar encolhido, levantar as patas dianteiras, colocar o rabo pra dentro, orelhas pra trás, lamber os próprios lábios ou mostrar um “sorriso” intimidado. (Embora o sorriso intimidado pareça agressividade porque o cão mostra os dentes, isso não é uma ameaça. O sorriso submisso, que normalmente é acompanhado por outros sinais de submissão como os listados anteriormente, funciona como um sinal de pacificação. Muitos cães mostram sorriso submisso ao mesmo tempo em que abanam a cauda, piscam os olhos e lambem os lábios. Assim como o xixi por submissão, esse comportamento ocorre quando encontram uma pessoa ou um cão estranhos, ou durante uma interação estressante com pessoas – por exemplo, um cão levando bronca).
 
Nesse vídeo conseguimos ver bem esse comportamento de sorriso intimidado, um sinal claro de submissão sob estresse:
 


 
Urinar por submissão é mais comum em filhotes, mas alguns cães adultos também podem fazer xixi por submissão, principalmente aqueles que não tem muita auto-confiança. Esse comportamento é mais comum em algumas raças que em outras, como por exemplo os retrievers (Golden Retriever e Labrador). Alguns cães fazem xixi apenas quando interagem com seus pais caninos, outros apenas quando tem visitas, alguns só fazem xixi quando estão com outros cães e outros fazem xixi em todas essas ocasiões.
 
Clique aqui para comprar tapete higiênico com o melhor preço.
 
 

Primeiro, elimine causas médicas

 
Se seu cachorro faz xixi em momentos inapropriados, é importante visitar o veterinário para saber se é um problema de saúde. Algumas coisas fazem o cão urinar contra sua vontade:
 
Problemas Gastrointestinais
Se seu cão é treinado a fazer xixi e cocô no jornal ou no tapete higiênico, mas de repente comeõu a fazer isso pela casa, ele pode estar com algum problema no intestino.
 
Mudança na dieta
Se você mudar a marca da ração incorretamente, seu cão pode apresentar diarréia. Veja aqui como fazer a troca da ração.
 
Incontinência Urinária
A incontinência urinária é a incapacidade do cão de segurar o xixi. Mais comum em cães idosos, mas pode acontecer também em cães mais jovens.
 
Infecção Urinária
Um cão com infecção urinária pode fazer xixi com muita frequência, porém em pequenas quantidades. Os cães com infecção urinária tendem a lamber excessivamente as partes íntimas, a fim de aliviar o desconforto da uretra.
 
Remédios
Alguns remédios aumentam o número de vezes que o cão urina.
 
 

Segundo, elimine outros fatores comportamentais que também fazem o cão urinar

 
Filhote não treinado ainda
Se o filhote tem menos de 3 meses, ele pode ainda não estar 100% treinado pra fazer as necessidades no local correto. A maioria dos filhotes de 3 meses ou menos ainda não conseguem controlar a bexiga e o intestino, então eles não conseguem segurar muito tempo pra fazer no lugar certo e acabam fazendo no local errado. Veja aqui como ensinar o filhote a fazer as necessidades no lugar certo.
 
Treinamento incompleto
Alguns cães receberam dos seus tutores um treinamento incompleto. O que é isso? Significa que o cão até sabe onde fazer, mas por algum motivo às vezes ele não faz no lugar certo. Por exemplo, um cão que faz cocô ou xixi se está preso em um ambiente longe do lugar correto (ele não pede pra sair), um cão que está muito apertado e fica com preguiça de ir ao local, um cão que faz xixi pra chamar a atenção do dono.
 
Demarcação de território
Alguns cães, principalmente machos, fazem xixi em vários lugares da casa para demarcar o território. Um cão pode demarcar território porque há outros cães na casa, por frustração, estresse, ansiedade ou reafirmação de liderança perante os tutores. A castração costuma resolver esse problema, assim como um bom reforço de liderança por parte dos tutores. Seja o líder do seu cão.
 
Ansiedade de separação
Se um cachorro apenas faz xixi no lugar errado quando está sozinho, mesmo que por um curto período de tempo, ele pode ter ansiedade de sepração. Veja aqui sobre ansiedade de separação e como acabar com esse problema.
 
 
Agora que todos os outros possíveis problemas foram eliminados e você tem certeza que a causa do xixi do seu cachorro é a submissão, vamos ver o que devemos fazer e o que não devemos fazer quando um cão urina por submissão.
 
 
Veja as possíveis causas do xixi no lugar errado:
 


 
 
Ensine seu cão a fazer xixi no lugar certo:
 

 
 
Assine nosso canal pra não perder nossas dicas!


 

O que fazer quando o cão faz xixi por submissão

 
Normalmente os cães param de fazer xixi por submissão quando fazem 1 ano de idade, mesmo que não se faça nada a respeito. Entretanto, muitas pessoas querem parar esse comportamento o quanto antes. Além disso, alguns cães continuam agindo urinando por submissão mesmo quando adultos. As dicas a seguir vão te ajudar a lidar com essa situação, minimizá-la ou mesmo interrompê-la.
 
– Quando chegar em casa, não vá direto cumprimentar seu cão. Ignore-o completamente (ignorar é não falar, não tocar e NÃO OLHAR pra ele). Fale com ele depois de 15 minutos e apenas se ele estiver calmo. Se ele estiver agitado, pulando, latindo ou abanando o rabo, espere ele se acalmar para ir falar com ele.
– Quando seu cão for te cumprimentar, jogue um petisco pra longe dele, para que você não seja o foco nessa situação.
– Ensine seu cão a sentar, esse treinamento é importante em diversas situações, inclusive nessa. Peça pra ele sentar antes de você falar com ele ou antes que ele vá cumprimentar uma visita.
– Quando for fazer carinho no seu cão, evite fazer carinho na testa/cabeça dele. Faça carinho embaixo do queixo dele ou no peito. A mão humana por cima da cabeça pode representar uma ameaça pro cão.
– Prefira brincadeiras com brinquedos e não com contato humano. Evite pegar, apertar, perturbar ou brincar com suas mãos e corpo. Prefira jogar uma bolinha e usar brinquedos.
 
 

O que você jamais deve fazer quando seu cão urinar por submissão

 
– Jamais olhe pro seu cão, toque-o ou fale com ele se ele estiver fazendo xixi por submissão ou parecer que vai fazer. Ignore completamente.
– Não abrace seu cachorro ou mexa no topo da cabeça dele quando interagir com ele.
– Não brigue ou repreenda seu cachorro quando ele urinar sem querer.
– Não bata em seu cão em hipótese alguma.
 
Referências: Dogster, WebMD, Petfinder.
 

Tudo Sobre Cachorros

wp user thumbnail

Portal sobre cães com dicas, curiosidades, saúde, adestramento, raças e tudo que diz respeito ao mundo canino.

Conheça o nosso curso

ÚLTIMOS ARTIGOS