Cachorro sonha e tem pesadelos?

Sono agitado: sonhos e pesadelos

Escrito por: Tudo Sobre Cachorros Atualizado em 03/02/2015

Alguns cães tem o sono mais agitado que outros, assim como acontece com os seres humanos. Muitos donos costumam ver seus cães se mexendo muito durante o sono e imaginam que eles estejam sonhando. Cachorro sonha? Sim, cães também sonham!
 
O sono dos cães tem três estágios:
 
1. NREM (movimento não-rápido dos olhos)
2. REM (movimento rápido dos olhos)
3. SWS (sono de onda lenta) – é nesse estágio que o cão respira profundamente.
 
Os cães sonham no estágio REM (segundo estágio) e é nesse ciclo que eles tendem a se mexer (normalmente as patas, como se estivessem correndo) ou mesmo latir.
 
 

Posição de dormir do cachorro

 
Alguns cães dormem mais enrolados, outros dormem mais esticados. Os que dormem enrolados não relaxam muito os músculos e tendem a se mexer menos do que os que dormem esticados e totalmente relaxados.
 
Cachorros que dormem bem enrolados deixam seus músculos mais tensos e, por isso, ficam menos relaxados do que os cães que dormem esticados. Além disso, aqueles que dormem enrolados costumam se mexer menos durante o sono.
 
cachorro dormindo enrolado
 
 

O que fazer quando um cachorro está se mexendo durante o sono?

 
O ideal é que você não faça nada para não assustar o seu cão. Se ele estiver muito agitado, chame seu nome, sem gritar, com calma e de preferência sem tocá-lo.
 
Se seu cachorro acordar assustado, fale com ele em voz branda para acalmá-lo, evite fazer carinho quando ele estiver com medo para não reforçar o comportamento.
 

cachorro sonha

Procure nunca acordar o seu cachorro e interromper seu sono.


 

Snapchat Tudo Sobre CachorrosInstagram Tudo Sobre Cachorros

Ganhe um Calendário 2016

Assine GRÁTIS a Newsletter, receba os artigos no seu e-mail e ganhe um lindo Calendário 2016 pra você baixar e imprimir!

Mãe de cachorro?

Junte-se a nós!

Cadastre-se para conhecer a DogHero, serviço de hospedagem para cães, e receba toda semana novidades do mundo canino.