InícioAdestramentoFilhote de cachorro mordendo muito

Filhote de cachorro mordendo muito

Dizem por ai que toda brincadeira tem um fundo de verdade, mas tratando-se de cães podemos dizer o mesmo?
 
Quero abordar um assunto que normalmente é corriqueiro entre os tutores de filhotes de cachorro: as mordidas de “brincadeira”.
 
A fase de crescimento e desenvolvimento dos filhotes de cachorro, pode ser considerada um treinamento para a vida adulta. Portando, toda brincadeira remete a uma realidade futura.
 
É durante a fase de desenvolvimento que os filhotes aprendem seu devido lugar na hierarquia da matilha, e demonstram traços importantes de suas características comportamentais.
 
filhote mordendoÉ ainda nesta mesma fase que os cães filhotes aprendem a caçar, dominar, lutar, entre outras coisas, por meio das “brincadeiras” em matilha. Observe sua reação diante do filhote que mora em sua casa: você o cumprimenta com um tom de voz infantil, o afaga e beija, voltando-se para ele como se fosse uma criança? Ao tratá-lo assim, como ele reage a você? Provavelmente o cãozinho o recebe cheio de energia, lambendo e mordendo tudo que estiver ao alcance dele. E é justamente neste ponto que o erro acontece.
 
Então, não permita que seu cão morda sua mão ou qualquer outra parte do seu corpo, crie limites, pois muitas vezes essa brincadeira não para com o tempo, como muitos pensam. O filhote cresce e continua mordendo para brincar, mas agora com dentes definitivos e uma boca enorme.
 
Atentem-se para o período em que os dentes do filhote começam a surgir, a troca de dentição ocorre entre o terceiro e sétimo mês de vida do animal. Neste período, é normal que o seu amigo mordisque objetos para aliviar o incômodo na gengiva. Auxilie seu cachorro nesta fase, deixando ao acesso dele brinquedos de borracha que o ajudem nessa transição.
 
 

Como evitar que o filhote morda nossas mãos e pés e formas de corrigir isso

1) Dê ao filhote (que já estiver devidamente vermifugado e vacinado!) boas doses de exercício diário, levando-o para passear. Isso pode diminuir alguns estímulos às mordidas.
2) Se ele mordiscar quando recebe carinho, de um brinquedo dele, que ele possa morder. Se ele insistir, saia do ambiente por alguns minutos.
3) Se o cão brincar de morder em todas as interações com humanos, redirecione para brinquedos de borracha ou tecido.
4) Caso o cão morda e segure, segure a boca dele com a ajuda de seus próprios lábios para que ele abra a boca e você consiga se soltar. Não brigue, não cutuque nem bata no cachorro.
 
Corrigir e dar limites ao seu cão é, certamente, uma forma de amor. Ame o seu amigo.
 

Como parar as mordidas de brincadeira

 
Acredite, é MUITO mais fácil do que você imagina, você só precisa ser consistente. Ou seja, se não pode morder, não pode morder NUNCA. Não adianta nada se às vezes você deixar e outras vezes não. Seu cachorro vai ficar confuso, perdido e não vai aprender nada. Não brinque de morder mãos e pés, não fique balançando suas mãos e pés na frente dele de propósito e não provoque seu cachorro.
 
Assista ao vídeo abaixo e aprenda a resolver esse problema de uma vez por todas:

Roberto Medeiros

wp user thumbnail

Profissional de RH, apaixonado por cães, aliou sua experiência com humanos para trabalhar com psicologia canina, promovendo melhor qualidade de vida para cachorros e proprietários.

Conheça o nosso curso

ÚLTIMOS ARTIGOS