Tudo sobre a raça Welsh Corgi Cardigan

Welsh Corgi Cardigan

Escrito por: Tudo Sobre Cachorros Atualizado em 22/01/2015

Cuidado para não confundir com o Welsh Corgi Pembroke. São raças diferentes, porém com a mesma origem e muito parecidas. Fisicamente a maior diferença entre o Welsh Corgi Cardigan e o Welsh Corgi Pembroke é o rabo. O Pembroke tem o rabinho curto enquanto o Cardigan tem o rabo comprido.
 
Família: Pecuária, pastoreio
Área de origem: País de Gales
Função Original: condução de rebanho
Tamanho médio dos machos:
Altura: 0,26 – 0,3 m; Peso: 13 – 17 kg
Tamanho médio das fêmeas
Altura: 0,26 – 0,3 m; Peso: 11 – 15 kg
Outros nomes: nenhum
Posição no ranking de inteligência: 26
Padrão da raça: confira aqui
 
 

Energia
Gosto por brincadeiras
Amizade com outros cães
Amizade com estranhos
Amizade com outros animais
Proteção
Tolerância ao calor
Tolerância ao frio
Necessidade de exercício
Apego ao dono
Facilidade de treinamento
Guarda
Cuidados com a higiene do cão

 
 
Origem e história da raça
 
Anúncio canilUma das raças mais antigas que vêm para as Ilhas Britânicas, a Cardigan Welsh Corgi foi trazida da Europa central para Cardiganshire, Gales do Sul, séculos atrás. Sua origem é desconhecida, embora ele pode ter sido influenciado pelo extinto cão Inglês turn-spit, um cão de pernas curtas, de baixa estatura usado para transformar cospe em cozinhas. Inicialmente usado como um protetor da família e até mesmo um ajudante na caça, só mais tarde que o Corgi encontrou seu verdadeiro papel de conduzir o rebanho e desviar dos chutes das vacas.
 
Em um momento em que a terra estava disponível para arrendatários e havia uma quantidade de área para ser plantada e seu gado a ocupada, era uma vantagem para o agricultor ter uma forma de desloca-los. Assim, um cão capaz de conduzir o rebanho era uma ajuda inestimável e o Corgi desempenhou muito bem este papel, mordendo os calcanhares do gado e desviando de seus chutes.
 
Na verdade, a palavra Corgi é provavelmente derivada de cor (coleta) e gi (cão). Os Corgis originais deveriam medir um metro Galês (um pouco mais do que uma jarda Inglesa) do nariz à ponta da cauda e em algumas partes do Cardiganshire a raça foi chamado o cão de uma jarda de comprimento ou ci – llathed. Quando as terras da Coroa foram posteriormente divididas, vendidas e vedada, a necessidade por tropeiros foi perdida e o corgi perdeu emprego como pastor. Fora mantido por alguns como um cão de guarda e companheiro, no entanto, tornou-se um luxo que poucos podiam pagar e com isso quase foi a extinção. Tentaram cruzamentos com outras raças, mas a maioria não foram particularmente bem sucedidos. A exceção foi o cruzamento com o pastor Tigrado Cardigans que hoje são os produtos desta ligeira influência pastoreia. Os primeiros Cardigans foram mostrados por volta de 1925. Até 1934, o Cardigan Welsh e o Corgi Pembroke foram considerados uma raça e cruzamento entre os dois era comum. Os primeiros Cardigans vieram para a América em 1931, e o AKC reconheceu a raça em 1935. Por alguma razão desconhecida, o Cardigan nunca teve a popularidade da Corgi Pembroke e permanece apenas com uma popularidade modesta.
 
 

Diferença entre o Welsh Corgi Cardigan e o Welsh Corgi Pembroke

 
O Corgi Pembroke é mais popular do que o Corgi Cardigan, por razões inexplicáveis. A principal diferença entre as duas raças está na cauda. Enquanto o Cardigan tem a cauda longa, o Pembroke apresenta cauda curta. Veja as fotos:
 

Welsh Corgi Pembroke

Welsh Corgi Pembroke


 
Welsh Corgi Cardigan

Welsh Corgi Cardigan


 

Temperamento do Corgi

 
Divertida e com alto astral além de descontraído, o Cardigan é um companheiro dedicado e divertido. Esta é uma raça rústica, capaz de se esquivar de chutes de vacas e além disso é ágil e incansável. Em casa, ele é bem-educado, mas inclinado a latir. Ele tende a ser reservado com estranhos.
 
 

Como cuidar de um Corgi

 
Cardigan Welsh CorgiO Cardigan precisa de uma quantidade surpreendente de exercício para o seu tamanho. Suas necessidades podem ser atendidas com uma caminhada moderada ou uma sessão de brincadeiras intensiva. Ele é um bom cão de casa e se sente melhor quando possui acesso tanto para dentro da casa e ao quintal. Sua pelagem precisa ser escovada uma vez por semana para remover os pelos mortos.
 
 

Saúde

 
Principais preocupações: Displasia coxofemoral
Preocupações menores: Atrofia progressiva na retina
Ocasionalmente visto: litíase urinária, Atrofia progressiva na retina
Testes sugeridos: quadril, olhos, (teste de DNA para Atrofia progressiva na retina)
Expectativa de vida: 10-12 anos
 
 

Preço do Corgi

 
Você quer comprar? Saiba quanto custa um filhote de Corgi. O valor do Corgi depende da qualidade dos pais, avós e bisavós da ninhada (se são campeões nacionais, internacionais etc). Pra saber quanto custa um filhote de todas as raças, veja nossa tabela de preços aqui: preço de filhotes de cachorro. Veja aqui porque você não deve comprar um cachorro em classificados na internet ou em petshops. Veja aqui como escolher um canil.
 
 
Cães semelhantes ao Welsh Corgi Cardigan
 
Welsh Corgi Pembroke
Pastor australiano
Malinois belga
Pastor belga
Collie
 

Snapchat Tudo Sobre CachorrosInstagram Tudo Sobre Cachorros

Ganhe um Calendário 2016

Assine GRÁTIS a Newsletter, receba os artigos no seu e-mail e ganhe um lindo Calendário 2016 pra você baixar e imprimir!

Mãe de cachorro?

Junte-se a nós!

Cadastre-se para conhecer a DogHero, serviço de hospedagem para cães, e receba toda semana novidades do mundo canino.