Tudo sobre a raça Kuvasz | Tudo Sobre Cachorros

Kuvasz

Escrito por: Tudo Sobre Cachorros Atualizado em 19/06/2015

Família: cão de gado, cão de carneiros, guarda de rebanhos
Área de origem: Hungria
Função Original: guardião, caça de animais grandes
Tamanho médio dos machos:
Altura: 0,71 – 0,76 m; Peso: 45 – 52 kg
Tamanho médio das fêmeas:
Altura: 0,66 – 0,71 m; Peso: 31 – 40 kg
Outros nomes: Kuvasz Húngaro
Posição no ranking de inteligência: 42
Padrão da raça: confira aqui
 
 

Energia
Gosto por brincadeiras
Amizade com outros cães
Amizade com estranhos
Amizade com outros animais
Proteção
Tolerância ao calor
Tolerância ao frio
Necessidade de exercício
Apego ao dono
Facilidade de treinamento
Guarda
Cuidados com a higiene do cão

 
 

Origem e história da raça

 
Kuvasz PrinceApesar de ser considerado uma raça húngara, o Kuvasz tem suas raízes em cães gigantes do Tibet. Ele veio para a Hungria do Tibete por meio da Turquia. O nome dele nem é húngaro, mas provavelmente uma adaptação da do turco kawasz, ou seja, guarda armado da nobreza. Por muito tempo somente pessoas da nobreza ou da família real eram autorizados a manter um. Esta é uma raça muito antiga com origem no final do século 15, o kuvasz foi mantida com inestimável valor.
 
Cruzamentos foram cuidadosamente planejado e executados e os cães faziam parte como elemento dos maiores latifúndios húngaros. Eles serviram como cão de guarda e cão de caça, capazes de defender a propriedade contra saqueadores e de derrubar ursos e o lobos. O Rei Matthias I foi um patrono especial do kuvasz, mantendo um grande canil e fazendo muito para melhorar a qualidade da raça. Nos séculos seguintes, o kuvasz veio gradualmente nas mãos de pessoas comuns que descobriram sua capacidade como cães de gado. Durante este período, o nome foi corrompido para sua grafia atual e ironicamente, se pode ser traduzida como vira-lata. Aliás, a forma plural de kuvasz é kuvaszok. A raça diminuiu seriamente como resultado de duas guerras mundiais, mas o exército alemão formou a base para a raça para continuar através destes tempos difíceis. Alguns cães também haviam sido importados para os Estados Unidos na década de 1930. O AKC reconheceu a kuvasz em 1935.
 
 

Temperamento do Kuvasz

 
kuvaszApesar de sua aparência doce, o Kuvasz é um protetor forte, sem medo defende sua família ou a casa. Ele é suave com crianças da sua própria família. Ele é reservado com estranhos, ele tende a ser muito gentil com outros animais de estimação e gado. Ele é dedicado e leal, mas não muito afetivo. Alguns podem ser bravos com estranhos.
 
 

Como cuidar de um Kuvasz

 
O Kuvasz precisa de exercício diário como uma longa caminhada ou corrida boa em uma área segura. Ele se sente melhor quando possui acesso a tanto a dentro da casa quanto ao quintal. Sua pelagem precisa ser escovada uma ou duas vezes por semana, mais frequentemente durante os períodos em que houver muita queda de pelos.
 
 

Saúde do Kuvasz

 
Principais preocupações: Displasia coxofemoral, Osteocondrite dissecante
Preocupações menores: nenhuma
Ocasionalmente visto: panosteitis, Osteodistrofia hipertrófica
Testes sugeridos: de quadril
Expectativa de vida: 9-12 anos
 
 

Preço do Kuvasz

 
Você quer comprar? Saiba quanto custa um filhote de Kuvasz. O valor do Kuvasz depende da qualidade dos pais, avós e bisavós da ninhada (se são campeões nacionais, internacionais etc). Pra saber quanto custa um filhote de todas as raças, veja nossa tabela de preços aqui: preço de filhotes de cachorro. Veja aqui porque você não deve comprar um cachorro em classificados na internet ou em petshops. Veja aqui como escolher um canil.
 
 
Cães semelhantes ao Kuvasz
 
Bernese
Boxer
Bullmastiff
Doberman Pinscher
Dogue Alemão
Komondor
Mastiff
 

Snapchat Tudo Sobre CachorrosInstagram Tudo Sobre Cachorros

Ganhe um Calendário 2016

Assine GRÁTIS a Newsletter, receba os artigos no seu e-mail e ganhe um lindo Calendário 2016 pra você baixar e imprimir!

Mãe de cachorro?

Junte-se a nós!

Cadastre-se para conhecer a DogHero, serviço de hospedagem para cães, e receba toda semana novidades do mundo canino.