Tudo sobre a raça Greyhound

Greyhound

Escrito por: Tudo Sobre Cachorros Atualizado em 22/01/2015

Greyhound é a raça mais rápida entre os cães e é o segundo animal mais veloz, perdendo apenas para o guepardo. A velocidade do Greyhound chega a ser a metade da velocidade do Guepardo.
 
Família: sighthound, scenthound
Área de origem: Grã Bretanha
Função Original: caça de lebres
Tamanho médio dos machos:
Altura: 0,68 – 0,76 m; Peso: 29 – 31 kg
Tamanho médio das fêmeas
Altura: 0,68 – 0,76 m; Peso: 27 – 29 kg
Outros nomes: Galgo
Posição no ranking de inteligência: 46
Padrão da raça: confira aqui
 
 

Energia
Gosto por brincadeiras
Amizade com outros cães
Amizade com estranhos
Amizade com outros animais
Proteção
Tolerância ao calor
Tolerância ao frio
Necessidade de exercício
Apego ao dono
Facilidade de treinamento
Guarda
Cuidados com a higiene do cão

 
 

Origem e história da raça

 
Anúncio canilUm dos primeiros tipos de cães criados seletivamente pelos seres humanos foi a família dos sighthounds, um cão que pudesse correr atrás da caça e alcançá-la graças a sua velocidade. O primeiro protótipo de sighthound foi o Greyhound. Cachorros parecidos com os greyhounds foram descritos desde tempos do antigos egípcios, gregos e romanos. O nome Greyhound pode vir de Graius do grego, ou a partir gradus em latim que significa grau elevado.
 
Na época dos saxões, os galgos foram bem estabelecidos na Grã-Bretanha e foram apreciados tanto pelos plebeus por sua capacidade de colocar comida na mesa e pela nobreza para a caça esportiva. Em 1014 as leis florestais proibiram todos, menos a nobreza de manter galgos perto de florestas reais a não ser que estivessem mancos. Essas leis permaneceram em vigor durante 400 anos. Mesmo quando estas foram revogadas, galgos se manteve como cachorro da nobreza porque com a crescente importância da agricultura e alimentos providos de animais domésticos, o cão velocista não era economicamente vantajoso.
 
Em vez disso, galgos foram utilizados correndo atrás de lebres como esporte e durante os anos 1800 este tornou-se um passatempo preferido da classe alta. Os primeiros imigrantes americanos, muitas vezes traziam galgos com eles para o “Novo Mundo”, onde provou um bom corredor nas planícies abertas. Quando as corridas foram disponibilizadas para as massas, ocorrendo primeiramente em parques fechados e posteriormente em pistas atrás de uma isca mecânica.
A popularidade da corrida com cães cresceu tanto que os cães foram selecionados para serem cada vez melhores em corridas rápidas e curtas o que resultou na raça de cachorros mais rápida conhecida. Ao mesmo tempo, alguns greyhounds começaram a ser usados em rinhas para brigar com outros cães. Logo a raça se dividiu para melhorar o desempenho em corridas e em brigas entre cachorros, tanto que raramente cruzavam os cães usados em finalidades distintas.
 
 

Temperamento do Greyhound

 
greyhoundConhecido em países ingleses pelo apelido de “batata de sofá mais rápida do mundo”, o Greyhound é calmo, tranquilo e muito educado dentro de casa. Eles são bons com outros cães e com outros animais de estimação que cresceram com eles. Se estiverem ao ar livre, eles tendem a perseguir qualquer coisa pequena que se mova. Eles são muito sensíveis e às vezes tímidos. Apesar de sua natureza independente, eles estão ansiosos para agradar seus donos.
 
 

Como cuidar de um Greyhound

 
A Greyhound precisa de exercício diário, mas ele é um velocista e não um corredor com resistência. Suas necessidades podem ser satisfeitas com a oportunidade de correr livremente ou com uma caminhada mais longa na coleira. Ele adora correr e perseguir ao ar livre e pode facilmente correr em direção do perigo em grande velocidade como ruas e estradas e por isso recomenda-se mantê-lo preso para evitar estes riscos. Ele não é um cachorro que não deve ser criado fora da casa, os galgos adoram o conforto e devem ter cama macia em um local aquecido. A pelagem é extremamente fácil de cuidar, precisando apenas de escovar ocasionalmente para remover pelos mortos.
 
 

Saúde do Greyhound

 
Principais preocupações: nenhuma
Preocupações menores: acalasia de esôfago, torção gástrica, osteossarcoma
Ocasionalmente visto: nenhum
Testes sugeridos: nenhum
Expectativa de vida: 10-13 anos
Nota: lesões de corrida, especialmente lesões nos dedos do pé, torções musculares são problemas facilmente encontrados em cães com pedigree. Além disso são sensíveis à anestesia e possuem tendência a se machucarem na ponta da cauda.
 
 

Preço do Greyhound

 
Você quer comprar? Saiba quanto custa um filhote de Greyhound. O valor do Greyhound depende da qualidade dos pais, avós e bisavós da ninhada (se são campeões nacionais, internacionais etc). Pra saber quanto custa um filhote de todas as raças, veja nossa tabela de preços aqui: preço de filhotes de cachorro. Veja aqui porque você não deve comprar um cachorro em classificados na internet ou em petshops. Veja aqui como escolher um canil.
 
 
Cães semelhantes ao Greyhound
 
Basenji
Borzoi
Whippet
 

Snapchat Tudo Sobre CachorrosInstagram Tudo Sobre Cachorros

Ganhe um Calendário 2016

Assine GRÁTIS a Newsletter, receba os artigos no seu e-mail e ganhe um lindo Calendário 2016 pra você baixar e imprimir!

Mãe de cachorro?

Junte-se a nós!

Cadastre-se para conhecer a DogHero, serviço de hospedagem para cães, e receba toda semana novidades do mundo canino.