Gripe canina

Assim como os humanos, os cachorros também ficam gripados. Seres humanos não pegam gripe dos cães, porém um cão pode passar pra outro. A gripe canina é uma doença respiratória contagiosa em cães.
 
O vírus da gripe H3N8 foi identificado em cavalos mais de 40 anos atrás. Mas somente em 2004 é que foi relatada pela primeira vez em cães. Ele foi diagnosticado originalmente em galgos, e desde então se espalhou por toda a população de cachorros.
 

Causas da gripe canina

Gripe canina é causada pelo vírus da gripe canina, conhecida como H3N8. É um tipo específico Um vírus influenza que causa a doença em cães, mas não os seres humanos. O vírus da gripe H3N8 foi originalmente um vírus influenza de cavalo. O vírus se espalhou para cães e adaptou para causar a doença em cães e ser facilmente transmitido entre os cães. Há agora, acredita-se que seja um vírus H3N8 específico para cães.
 

Como é transmitida a gripe canina?

Gripe canina é transmitida através do vírus no ar de secreções respiratórias, como a gripe humana é transmitida entre as pessoas. O vírus pode ser transmitido a um cão através do contato direto com um cão infectado, através de contato com objetos contaminados, e por pessoas que podem ser portadores do vírus em suas mãos ou roupas. O vírus pode permanecer vivo e infectante em superfícies por até 48 horas, em roupas por 24 horas, e nas mãos por 12 horas. Os cães têm o nível mais elevado de vírus nas secreções de 2-4 dias depois de terem sido expostos ao vírus. Muitas vezes, eles ainda não estão mostrando sinais clínicos, quando eles estão em maior risco de transmissão do vírus. Os cães podem ser capazes de espalhar o vírus por até 10 dias.
 

Sintomas da gripe canina

gripe caninaAproximadamente 20-25 % dos cães de cães expostos será infectado, mas não mostram sinais de doença, mesmo que eles sejam capazes de propagar o vírus. Em 80% dos cães infectados que desenvolvem gripe canina, os sinais são leves e podem incluir uma tosse persistente que não responde ao tratamento, espirros, coriza e febre. Estes sinais podem ser muito semelhantes às de “tosse do canil”. No restante de cães infectados, a gripe canina pode se tornar muito séria, com cães infectados desenvolvendo pneumonia e dificuldade para respirar e até sangramento nos pulmões. Os cães geralmente começam a mostrar sinais de doença de 2-4 dias depois de terem sido expostos ao vírus da gripe canina.
 

Diagnóstico da gripe canina

Um veterinário irá suspeitar de gripe canina se o cão está mostrando os sinais acima, mas a gripe canina não pode ser diagnosticada apenas em sinais clínicos. Um teste de anticorpo específico é usado para diagnosticar gripe canina. É realizada em duas amostras de sangue, uma tomada no momento em que o cão é a primeira suspeita de ter gripe canina, e a segunda amostra feita 10-14 dias mais tarde. Se o cão é visto muito cedo no curso da doença (dentro de 72 horas após a exibir sinais), as secreções respiratórias podem ser testadas para a presença do vírus.
 

Tratamento da gripe canina

Não há tratamento específico para a gripe canina, mas o cachorro precisa de cuidados de suporte. Isso pode incluir a ingestão de fluidos para evitar a desidratação, uma boa alimentação e medicamentos para aliviar alguns dos sintomas. Se o cão está mais gravemente adoecido, ele pode precisar de oxigênio suplementar. Os antibióticos são muitas vezes dados para prevenir ou tratar qualquer infecção secundária, especialmente se houver pneumonia ou a secreção nasal é muito grossa ou de cor verde.
 

Gripe canina mata?

A maioria dos cães com sinais leves recuperam-se totalmente. A morte ocorre principalmente em cães com a forma mais grave da doença, a taxa de mortalidade é por volta de 1-5 % ou ligeiramente superior.
 
gripe canina
 

Vacina para a gripe canina

Sim, uma vacina aprovada está disponível. Ele não vai tratar a doença e não pode evitá-la totalmente, mas pode ajudar a diminuir a gravidade da doença, se o cão for infectado. A vacina também irá diminuir a quantidade de vírus que é espalhado no ambiente já que os cães vacinados são menos susceptíveis de transmitir o vírus a outros cães.
 
Os veterinários não recomendam que todos os cães recebam a vacina contra a gripe canina, mas apenas aqueles que estão em maior risco de entrar em contato com o vírus. Isso pode incluir cães que estão em um abrigo, em um canil, vão a shows de cães ou parques de cachorros, ou de outra forma entram em contato com um grande número de cães. Você deve discutir com o seu veterinário, se a vacina contra a gripe canina seria adequado para o seu cão.
 

Como posso evitar a propagação da gripe canina?

Qualquer cão que está mostrando sinais de uma infecção respiratória deve ser isolado de outros cães por pelo menos 2 semanas. Qualquer roupa, equipamentos ou superfícies que possam estar contaminadas com secreções respiratórias devem ser limpos e desinfetados. O vírus é morto por desinfetantes de rotina, como por exemplo uma solução de lixívia a 10 %. As pessoas devem lavar as mãos antes e depois de ter contato com um cão mostrando sinais de uma doença respiratória.
 
Para prevenir a gripe e outras infecções cão não permitir que seu cachorro para compartilhar brinquedos ou pratos com outros cães em grupos comuns.
 

A gripe canina passa dos cães para as pessoas?

Até à data, não há nenhuma evidência de que o vírus da gripe canina pode ser transmitida a partir de cachorros de outras pessoas. Não há nenhum caso relatado de infecção humana pelo vírus da gripe canina. Enquanto o vírus infecta cães e espalha entre os cães, não há evidências de que este vírus infecta os seres humanos. Também não há evidência de que a gripe em cavalos pode ser transmitida para as pessoas.
 

Se o meu cão está tossindo ou mostra outros sinais de uma infecção respiratória, o que devo fazer?

Agende uma consulta com seu veterinário para que o seu cão pode ser examinado e analisado, se assim for solicitado e tratadas de forma adequada. Pode ser preciso fazer um raio-x para identificar pneumonia.
 

Como educar e criar um cachorro perfeitamente

O melhor método pra você educar um cachorro é através da Criação Compreensiva. Seu cachorro vai ser:
 
Calmo
Comportado
Obediente
Sem ansiedade
Sem estresse
Sem frustração
Mais saudável
 
Você vai conseguir eliminar os problemas de comportamento do seu cachorro de uma forma empática, respeitosa e positiva:
 
– xixi fora do lugar
– lambedura de patas
– possessividade com objetos e pessoas
– ignorar comandos e regras
– latido excessivo
– e muito mais!
 
Clique aqui para conhecer esse método revolucionário que vai mudar a vida do seu cachorro (e a sua também).
 

Tudo Sobre Cachorros

wp user thumbnail

Portal sobre cães com dicas, curiosidades, saúde, adestramento, raças e tudo que diz respeito ao mundo canino.

Conheça o nosso curso

ÚLTIMOS ARTIGOS