Disfunção cognitiva e cães senis | Tudo Sobre Cachorros

Disfunção cognitiva e cães senis

Escrito por: Tudo Sobre Cachorros Atualizado em 30/07/2015

Mais e mais donos de animais estão percebendo um “problema de comportamento” em seus cães idosos que afeta caninos da mesma forma que a doença de Alzheimer afeta os seres humanos. Esta síndrome tem sido chamado “Disfunção Cognitiva Canina (CCD)” ou “Síndrome da Disfunção Cognitiva (CDS)”. Estudos recentes tem mostrado que muitos cães idosos com problemas de comportamento geriátricos tem lesões no cérebro semelhantes às que os médicos veem em pacientes de Alzheimer.
 
 

Os sintomas de disfunção cognitiva canina

 
De acordo com a Pfizer Farmacêutica, 62% dos cães que têm 10 anos de idade e mais velhos vão experimentar pelo menos alguns dos seguintes sintomas, o que pode indicar disfunção cognitiva canina:
 
> Confusão ou desorientação. O cão pode se perder em seu próprio quintal, ou ficar preso em cantos ou atrás de móveis.
> Acordado toda a noite, ou uma mudança nos padrões de sono.
> Perda das habilidades de treinamento. Um cão anteriormente treinado pode não se lembrar de sinalizar para ir lá fora e pode urinar ou defecar, onde ele normalmente não faria.
> Diminuição do nível de atividade.
> Diminuição da atenção ou olhando para o espaço.
> Não reconhecer os amigos ou familiares.
 
Outros sinais de disfunção cognitiva podem incluir:
 
> Ansiedade e irritabilidade aumentada
> Aumento da vocalização
> Apatia
> Diminuição da capacidade de executar determinadas tarefas (por exemplo, truques) ou responder a comandos
 
 

Diagnóstico

 
Para fazer um diagnóstico de CCD, outras causas do problema de comportamento precisa ser descartada. Por exemplo, diminuição da atividade pode ser devida a uma condição artrítica avanço; desatenção pode ser o resultado de visão ou perda de audição. Um cão que mostra sinais de disfunção cognitiva devem receber um exame físico completo, ter testes laboratoriais adequados e, possivelmente, exames especializados, como um ECG.
 
 

Tratamento

 
Se o seu veterinário determinou que seu cão tem CCD, um tratamento para esta doença provavelmente será recomendado. Uma droga chamada “selegilina” ou L – Deprenil, (marca Anipryl), embora não seja uma cura, mostrou aliviar alguns dos sintomas de CCD. Se o cão responder, ele terá de ser tratado diariamente para o resto de sua vida. Tal como acontece com todos os medicamentos, há efeitos colaterais e cães com certas condições não devem ser administrados com Anipryl. Por exemplo, se seu cão está em Mitaban para parasitas externos, Anipryl é contraindicado. Outras técnicas de gestão pode incluir o uso de antioxidantes ou dietas para cães idosos. Além disso, cães com CCD devem continuar a receber o exercício regular e brincar. Se a resposta à selegilina é inadequada ou o cão é incapaz de tomar selegilina por outras razões médicas, existem outros medicamentos e suplementos que podem fornecer algum benefício.
 
 
Se o seu cão mais velho está com problemas de comportamento, fale com o seu veterinário. Pode haver várias maneiras de ajudar seu animal de estimação tem uma vida mais feliz e saudável em seu último período de vida.
 
 

Snapchat Tudo Sobre CachorrosInstagram Tudo Sobre Cachorros

Ganhe um Calendário 2016

Assine GRÁTIS a Newsletter, receba os artigos no seu e-mail e ganhe um lindo Calendário 2016 pra você baixar e imprimir!

Mãe de cachorro?

Junte-se a nós!

Cadastre-se para conhecer a DogHero, serviço de hospedagem para cães, e receba toda semana novidades do mundo canino.